Pular para o conteúdo principal

UMA VISÃO MAIS IMEDIATISTA

 

I Pe 1:6

 

            Introdução. 

           Este verso apresenta um modo de lidar com as provações que parece contrário         ao senso comum. Em geral, diante do sofrimento, enxergamos o presente e, se ele não está bom, perdemos de vista qualquer alegria futura. É uma visão mais imediatista.

           Se o presente não está bom, já não há perspectiva para o futuro. O que Pedro diz é: o futuro já está assegurado!

           Os problemas do presente são pequenos e transitórios, se comparados à grandiosidade e à eternidade da esperança alicerçada em Cristo.

           É a certeza do futuro que me garante a força para vencer as dificuldades no presente. Mesmo os problemas surgem para nos aperfeiçoar o caráter como cidadãos do reino de Deus.

 

           Como o Senhor nos ensina através das provações?

 

           Ele oferece modelos.

           “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo...” (1Co. 11:1).             “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos” (1Pe 2:21).

            Cristo é o nosso modelo (João 13:15). Assim como Ele enfrentou o sofrimento e venceu, este poder está diante de nós.

 

            Vai além de nossas expectativas.

           “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Co 2:9).

           Temos a tendência de creditar este verso para o que Deus tem preparado somente para a eternidade, mas Paulo está falando da morte de Cristo.

           Ele tem uma resposta além de nossas expectativas para o futuro, mas também vai além do que já vimos, ouvimos ou pensamos ainda no presente.

 

           Direciona-nos a fim de que aprendamos com as situações que se     apresentam diante de nós. 

           “Sabemos que aos que amam a Deus, todas as coisas lhes cooperam para o bem, a saber, aos que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8:28, TB).

           Para aquele que ama a Deus em tudo, há sempre um proveito em cada situação que enfrenta. Deus é capaz de reverter mesmo os nossos erros em bênçãos para nossa vida e daqueles que nos cercam.

 

           Espera que gravemos Suas lições.

           “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti” (Sl 119:11).

           E isso nos ajuda de três formas:

           a) Ao guardar Sua lei, nos afastamos de muitas dificuldades causadas pelo pecado (Pv 19:16 p.p.). Se desejarmos sinceramente alcançar a vida eterna, precisamos guardar os mandamentos (Mt 19:17 u.p.).

           Deus está sempre certo! Sua vontade não é simplesmente o melhor, é o único caminho para bênção na vida cristã.

           b) Encontramos forças para vencer as provações.  

           c) em cada evento que acontece em nossa vida, podemos encontrar novas lições que nos fortalecem e nos aproximam de Deus (Rm 8:28).

           Pretende que reconheçamos nossas verdadeiras necessidades.                        

           “Alguns dizem assim: ‘Podemos fazer tudo o que queremos. ’ Sim, mas nem tudo é bom. ‘Podemos fazer tudo o que queremos’, mas nem tudo é útil” (1Co 10:23, NTLH).

           Além disso, a Palavra de Deus apela para que vivamos de modo responsável: ”Anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas” (Eclesiastes 11:9).  

 

           Quer nos preparar para cumprir Seu propósito.

           “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam” (Tg 1:12).. Deseja reavivar nossas esperanças.   “Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg 1:3).

           

           Conclusão.

           Se a provação é necessária para o nosso amadurecimento, para nosso crescimento espiritual, para aprimorar o nosso caráter, para nos habilitar a viver na presença de um Deus santo, então que venha a provação, para que mais?

           “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (I Pe 7-9).

           É o meu desejo e a e minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

           

 

 

 

                         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n