Pular para o conteúdo principal

O PROBLEMA DA PRESSA

 

I Reis 19

 

           Introdução.

           A demonstração sobre o monte Carmelo havia terminado (I Reis 18). Havia caído fogo do céu, todos haviam reconhecido o Deus verdadeiro, e os falsos profetas haviam sido mortos. Deus tinha sido vindicado. Mas, com a continuação do dia, ele ouviu algo que o apavorou tanto que ele desejou morrer. Leiamos o resto da história em I Rs 19:1-9.

 

           Caso Elias tivesse ficado firme, Deus teria mudado toda aquela história com Jezabel. “Tivesse ele ficado onde estava, tivesse feito de Deus seu refúgio e fortaleza, permanecendo firme pela verdade, e teria sido abrigado do perigo. O Senhor lhe teria dado outra assinalada vitória, enviando Seus juízos sobre Jezabel e a impressão feita sobre o rei e o povo teria dado lugar a uma grande reforma” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 160).

 

           “Na experiência de todos surgem ocasiões de profundo desapontamento e extremo desencorajamento – dias em que só predomina a tristeza, e é difícil crer que Deus é ainda o bondoso benfeitor de Seus filhos na Terra; dias em que o dissabor mortifica a mente de maneira que a morte pareça preferível à vida. É então que muitos perdem a confiança em Deus, e são levados à escravidão da dúvida, ao cativeiro da incredulidade. Pudéssemos, em tais ocasiões, discernir com intuição espiritual o significado das providências de Deus, veríamos anjos procurando salvar-nos de nós mesmos, esforçando-se por firmar nossos pés num fundamento mais firme que os montes eternos; e nova fé, nova vida jorrariam para dentro do ser” (Ibid., p. 162).

 

           Quando desanimados, deprimidos precisamos entender duas coisas:

 

           1) As situações da vida podem nos machucar grandemente. Muitos, neste estado, se permitem ser dominados pela dúvida, pela falta de fé. Isto é humano.

 
           2) Quando nos falta fé, não precisamos nos sentir derrotados, há esperança. “Tudo posso nAquele que me fortalece”, nos encoraja o apóstolo Paulo. Isto é divino.

 

           A Bíblia apresenta como Deus ajudou Elias a enfrentar seu momento de crise. Ele deixou o seu posto e foi para um lugar ao qual o Senhor não havia designado. Permitiu que o desânimo tomasse conta de sua vida e agora se sentia isolado e deprimido.

 

           Conselhos do Senhor.

           I Reis 19 oferece-nos alguns conselhos de como o Senhor tratou de Elias nestas condições:

 

           Providenciou água e alimento (v. 6).

           O ser humano é um todo. Se o físico estiver fraco, certamente terá dificuldades em restabelecer o ânimo. Elias estava desanimado e precisava recuperar as energias físicas a fim de poder reencontrar sentido para a vida.

 

           Fez Elias caminhar por 40 dias (v. 8).

           A atividade física é necessária e precisa ser continuada para produzir benefícios;

 

           Foi buscá-lo dentro da caverna (v. 9), onde Elias estava.

           As últimas palavras do v.9 são palavras inquietantes: “E eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”

           O Criador buscando, chamando pelo nome o profeta que acometido pelo medo foi levado a correr e achar-se no lugar errado.

           Deus sempre dá o passo em direção ao homem. É Deus quem sempre toma a iniciativa. Foi assim no Éden, foi assim no Calvário, foi assim com Elias e Ele continua a buscar Seus filhos;

 

           Apresentou-se e ouviu Elias (v. 13, 14).

           Ele ouve nossas orações com grande interesse;

 

           Confiou a Elias uma nova missão (v. 15, 16),

           Confiando-lhe uma nova missão, Deus estava dando-lhe um novo senso de utilidade. A vida do cristão não pode ser caracterizada pela inatividade.

           O trabalho, a atividade é uma grande bênção para o ser humano. Quando nos envolvemos na missão que Ele nos confiou somos os maiores beneficiados.

           De fato, Elias não concluiu todas as atividades que Deus lhe confiou. Algumas delas foram concluídas por Eliseu, mas isso não diminuiu a consideração e o amor que Deus tinha por Seu servo.

           Alguns chegam ao final da vida e ficam pensando no tanto que ainda têm por fazer.         Ao cristão deve permanecer a segurança de ter realizado sua missão, descansando em Cristo, porque aquilo que não foi concluído, o Senhor suscitará quem termine Sua obra;

 

           Revelou que ele não estava sozinho (v. 18),

           Quão gratificante foi para Elias saber que tinha com quem contar na hora da aflição. O apóstolo Paulo reconhece a importância deste elemento quando diz: “Todavia, fizeste bem em tomar parte na minha aflição” (Fp 4:14).

 

           Conclusão.

           Precisamos a todo tempo nos adaptar às condições que a vida nos apresenta, ajustando-nos às suas exigências. Isto é versatilidade. Mas há momentos em que nos sentimos incapazes de lidar com as situações da vida. É aí que nos sentimos estressados, ansiosos ou deprimidos.

           Ao entregar o nosso caminho a Deus e confiar na Sua direção, cultivando uma atitude de gratidão e louvor ao Senhor, teremos paz e segurança. Tal atitude positiva em face à vida tornar-se-á em força para enfrentar os desafios e provações.

           Portanto: “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará” (Sl 37:4-5).

           Acredite nesta maravilhosa promessa.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

 

 

 

 

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n