Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZ DEUS SORRIR?

 

“Compreenda o que é agradável a Cristo, e então faça-o” (Ef. 5:10 - Msg).

 

           O sorriso de Deus deve ser o objetivo da sua vida.  Uma vez que agradar a Deus é o primeiro propósito de sua vida, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso.           

           Felizmente a Palavra de Deus dá um exemplo claro de uma vida que agrada a Deus, seu nome era Noé.

           Na época de Noé, todo o mundo estava moralmente arruinado. Todos viviam para  o próprio prazer. Deus não  conseguiu achar ninguém sobre a terra interessado em agradá-Lo. Então lamentou e Se arrependeu  de ter feito o homem. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la. Mas houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz em Gên. 6:8 - BV: “Mas Noé dava alegria ao Senhor”.

           Deus disse: “Este sujeito me agrada, ele me faz sorrir. Vou começar tudo de novo com a família dele”.

           Quem foi que disse que Deus não muda de idéia? A vida, o testemunho de um único homem levou Deus a mudar de idéia quanto ao destino da raça humana.

           Pelo fato de Noé ter agradado a Deus você e eu estamos vivos hoje.

 

           Observando a vida de Noé, aprendemos 5 atos de adoração que fazem Deus sorrir.

 

           1º- Deus sorri quando O amamos acima de tudo.  Noé amava Deus acima de qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais o amava! A Bíblia diz que durante toda a sua vida Noé seguia a Deus, ininterruptamente, e desfrutava de um relacionamento pessoal com Ele.  Eis o que Deus mais quer de você:Um relacionamento!

           Essa é a mais espantosa verdade do Universo – que o nosso Criador nos queira como companheiros. Deus criou você para amá-Lo, e deseja que você também O ame. Ele diz: “Não quero sacrifícios – quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês Me conheçam” (Oséias 6:6 - BV).     

           Você consegue sentir, nesse versículo, a paixão que Deus tem por você?

           Deus o ama profundamente e deseja também que você O ame. Ele anseia que você O conheça e deseja que você também O ame. Ele anseia que você O conheça e use seu tempo para ficar ao lado dEle.

           Esse  é o motivo pelo qual você deve aprender a amar a Deus e ser amado por Ele. Deveria ser o maior objetivo de sua vida; nada se compra em importância.

           Jesus o chamou de o maior mandamento. Ele disse: “Ame o Senhor Seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento” (Mt. 22:37 - NVI).

 

           2º - Deus sorri quando confiamos nEle completamente. A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus foi o fato dele ter confiado em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido. A Bíblia diz: “Pela fé, Noé construiu uma embarcação em terá seca” (Heb. 11:7).

           Imagine uma cena em que Deus chega para Noé e diz: “Estou decepcionado com os seres humanos. Em todo o mundo, ninguém, alem de você, pensa em mim. Mas Noé,quando olho para você, começo a sorrir. Estou satisfeito com a sua vida e então vou inundar o mundo e começar tudo de novo com a sua família. Quero que você construa um barco gigantesco, que salvará você, sua família e os animais”.

           Havia três problemas que poderiam ter despertado dúvidas em Noé.

           • Primeiro problema: “Noé jamais havia visto a chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com a água que brotava do solo” (Gên. 2:5-6).

           • Segundo problema: Noé vivia a centenas de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água?

           • Terceiro problema: Havia o problema de reunir todos os animais e depois tomar conta deles. Mas Noé não reclamou nem deu desculpas. Confiou em Deus completamente e fez Deus sorrir .

           Confiar em Deus completamente é crer que Ele sabe o que é melhor para sua vida. Você espera que Ele cumpra as Suas promessas, que o ajude com seus problemas e faça  o impossível, quando necessário. No Salmo 147:11 – NTLH - a Palavra de Deus afirma que : “O que agrada a Deus são [...] pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor”.

           Noé levou 120 anos para construir a arca. Provavelmente enfrentou dias desanimadores. Sem nenhum sinal de chuva ano após ano, ele era implacavelmente criticado como louco que pensa ouvir a voz de Deus. Os filhos de Noé deviam frequentemente ficar constrangidos com o gigantesco barco que estava sendo construído em seu quintal. Mesmo assim, Noé seguiu confiando em Deus.

           Em quais áreas de sua vida você precisa confiar em Deus completamente?

           Confiar é um ato de adoração. A Bíblia nos diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Heb. 11:6 - NVI).

 

           3º - Deus sorri quando  Lhe obedecemos incondicionalmente.

           Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus. Ele não disse: “Construa qualquer barco velho que lhe agradar, Noé”. Ele deu instruções detalhadas quanto ao tamanho, forma, e materiais utilizados na arca, bem como a quantidade dos diferentes animais trazidos a bordo. A Bíblia nos conta sobre a areação de Noé: “Noé fez tudo exatamente como Deus lhe havia ordenado” (Gên. 6:22 - NLT). Isso é devoção. Não admira que Deus tenha sorrido para Noé.

           Obedecer a Deus incondicionalmente significa fazer qualquer coisa que Deus lhe pedir, sem duvidar (ver Tg. 1:6) nem hesitar.

           Você não demora e diz: “Vou orar a este respeito”. Você faz sem demora. Obediência atrasada é na verdade desobediência.

           Deus não lhe deve explicação e nem motivos para tudo o que Ele lhe manda fazer. A compreensão pode esperar, mas a obediência não. Obediência imediata lhe ensinará mais sobre Deus do que uma vida inteira de discussões bíblicas. Na verdade, você jamais compreenderá algumas ordens sem que as tenha obedecido primeiro. A obediência libera a compreensão.

           Freqüentemente tentamos oferecer a Deus uma obediência parcial. Queremos escolher as ordens as quais devemos obedecer. As ordens que gostamos obedecemos, entretanto, deixamos de lado aquelas que julgamos serem absurdas, difíceis, custosas  ou impopulares. Todavia, obedecer parcialmente é desobedecer.

           Tiago falando aos cristãos disse: “Nós agradamos a Deus pelo que fazemos,e não somente pelo que cremos” (Tg. 2:24 - CEV). Qualquer ato de obediência é também um ato de adoração.

           Por que a obediência agrada tanto a Deus? Porque ela prova que você realmente O ama. Jesus disse em João 14:15 - NTLH: “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos”.

 

           4º - Deus sorri quando O louvamos e Lhe damos graças continuamente.

           Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém. Deus também gosta de recebê-los. Ele sorri quando expressamos diante dEle nossa adoração e gratidão.

           A vida de Noé agradou a Deus porque ele viveu com  o coração cheio de louvor e ação de graças.

           A 1ª atitude de Noé após ter sobrevivido ao dilúvio foi expressar sua gratidão a Deus oferecendo-Lhe um sacrifício.A Bíblia diz: “Depois  Noé construiu um altar dedicado a Deus, e tomando alguns animais e aves puras, oferece-os como holocaustos queimando-os sobre o altar” (Gên. 8:20 - NVI).

           Em virtude do sacrifício de Jesus, não oferecemos mais sacrifícios de animais,  como fez Noé. Em vez disso, foi-nos dito que oferecêssemos a Deus um sacrifício de louvor e um sacrifício de gratidão.

           Nós louvamos a Deus por quem Ele é e agradecemos a Ele pelo que tem feito.

           Algo maravilhoso acontece quando oferecemos louvores e ação de graças a Deus; quando levamos gozo ao coração de Deus, o nosso próprio coração se enche de alegria!

           A adoração também funciona assim; nós apreciamos o que Deus tem feito por nós e então expressamos a Ele a nossa satisfação. Isso Lhe traz alegria mas também aumenta nossa alegria. O livro de Salmos diz: “Os bons ficam contentes e felizes na Sua presença e, cheios de alegria,cantam hinos” (Salmo 68:3 - NTLH).

 

           5º - Deus sorri quando usamos nossas habilidades.

           Após  o dilúvio, Deus deu a Noé estas simples orientações: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” (Gên. 9:1 - NVI), e as repetiu no verso 7. Deus disse: “É tempo de seguir com a sua vida! Faça as coisas que foram determinadas que  os humanos fizessem. Relacione-se com sua esposa, tenham filhos, constituam famílias. Planem e comam das suas refeições. Sejam humanos. Foi para isso que  os fiz”.

           Se você pensa que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades espirituais, saiba que Deus não é indiferente às demais áreas da sua vida.

            Na verdade, Deus gosta de atentar para cada detalhe de sua vida, esteja você trabalhando, brincando, descansando ou comendo. Ele não perde um único movimento que você faça. A Bíblia diz no Salmo 37:23 - NLT: “Os passos dos justos são dirigidos pelo Senhor”. Deus se agrada de cada detalhe da vida deles!

           Todas as atividades humanas, com exceção do pecado,  podem ser feitas para agradar a Deus, se você as fizer com atitude de louvor.

           Você pode ser talentoso em mecânica, matemática, artes plásticas, música ou milhares de outras habilidades, e todas podem trazer um sorriso ao rosto de Deus. A Bíblia diz: “Ele formou a cada um, e agora observa tudo o que fazemos” (Salmo 33:15 - Msg).

           Você não glorifica ou a agrada a Deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa. Você só Lhe agrada sendo você mesmo. Sempre que você despreza a você mesmo, despreza a soberania e a soberania de Deus ao criá-lo. Veja o que Deus diz em Isaías 45:9 – CEV: O barro não questiona: “Por que você me fez desse jeito?”.

           Que o objetivo da vida de Paulo seja  o seu objetivo: “Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar ao Senhor” (II Cor. 5:9 NTLH). 

           Quando você vive sob a luz da eternidade, seu enfoque muda de “Quanto prazer posso ter em minha vida?” para “Quanto prazer Deus pode ter em minha vida?”.

           Deus procura pessoas como Noé no século XXI, pessoas dispostas a viver para  o prazer de Deus. A Bíblia diz: “Lá do céu o Senhor olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda Seus planos, procurando alguém que deseje comunhão com Ele” (Salmo 14:2 BV).

           Que você seja esse alguém, que você seja essa pessoa que Deus está procurando!

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

                                                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n