Pular para o conteúdo principal

NÃO É FÁCIL PRATICAR...

 

 

           E ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo”. II Cor. 12:9.

 

          Introdução.

           A prática das cinco graças fundamentais nem sempre é tão fácil quanto deveria ser, mesmo para os cristãos mais dedicados.

           As situações que nos fazem orar vez após outra, porque nos pedem para exercitar humildade, bondade, misericórdia, paciência e amor, ensinam como somos dependentes do Senhor para o desenvolvimento dessas graças.

            1ª) Humildade.                                                                                                                               

           Não é fácil praticar humildade quando alguém sai deliberadamente do seu caminho para derrubá-lo e enfraquecê-lo.

           O sentido bíblico de humildade é bastante diferente daquele que o mundo adota: fraqueza, inferioridade, pobreza.

           Para aqueles que acham que sabem tudo: “Nunca houve alguém que compreendesse tudo o que está registrado nas Escrituras. Algumas das declarações que ali estão permanecerão como mistério enquanto não alcançarmos a eternidade. A sua função é deixar-nos convictos de nossa pequenez e ignorância em relação à sabedoria e à grandeza de Deus, além de levar-nos a ser humildes  e dependentes dEle”. Emilson dos Reis, O Dom de Profecia no Púlpito, CPB, 2004. Ver também Deut. 29:29.

              Para aqueles que acham  a instrumentalidade humana tão ou mais importante que a mensagem ou missão: “É necessário que Ele [Cristo] cresça e que eu diminua”. João 3:30.

             Para aqueles que acham que são importantes, uma lição de humildade: “Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava,  levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido”. João 13:3-5.  “Porquanto és pó, e ao pó tornarás”. Gên. 3:19 up. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra”. Gên. 2:7 pp.   Ver também Rom. 3:2-24.3

           “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Mat. 5:3.

           2ª) Bondade.

           Não é fácil praticar bondade quando as pessoas insultam, provocam e se aproveitam de você porque acreditam que seus modos corteses são simplesmente uma demonstração de fraqueza de sua parte.

           Se já é difícil encontrar uma definição clara para humildade, o que dizer da bondade?

           O livro de Marcos relata no cap. 10, vers. 17, que quando o jovem rico foi ao encontro de Jesus, dirigiu-se a Ele da seguinte forma: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna”? O vers. 18 traz a resposta de Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um só, que é Deus”.

           Em Mateus 7:11 e Lucas 11:13 encontramos: “Ora, se vós, que sois maus...”.

           A Bíblia tem a resposta – Miquéias 6:8: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”.

            3ª) Misericórdia.

   Não é fácil praticar misericórdia quando o comportamento dos outros o leva à beira da resistência vez após vez sempre, e novamente.

“Um exemplo correto fará mais benefício ao mundo que qualquer profissão de fé”.  Parábolas de Jesus, pág. 383.

           Jesus que o diga; em Lucas 17:12-19 encontramos a história dos 10 leprosos.

           Quantos saíram ao encontro de Jesus implorando por compaixão?

           Quantos voltaram para agradecê-Lo?

           Quem era aquele que voltou? V.18. – Estrangeiro. De onde? V.16. – Samaritano.   

           Sendo Deus, ele sabia de antemão quantos voltariam para agradecer-Lhe, mas nem por isso deixou de praticar aquele ato de bondade. Além do exemplo, a bênção: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Mat. 5:7.

            4ª) Paciência.

           Não é fácil praticar paciência quando o outro está pouco disposto a trabalhar com você; quando não está disposto a ir com você parte do caminho, a meio caminho ou caminho nenhum.

           A paciência é uma qualidade indispensável para os cristãos neste mundo de decadência e perversão, onde ser “inimigos do bem” (II Tim. 3:3) é sinal de sofisticação.

           “Busque viver em paz com todos os homens” (Romanos 12:18), e torne suave e fragrante a atmosfera que o circunda. O Senhor ouve toda palavra imprudente que é proferida. Se você lutar contra o egoísmo humano natural, progredirá firmemente na tarefa de vencer a hereditariedade e as tendências cultivadas para o mal. 

           Pela paciência, longanimidade e indulgência (misericórdia), você pode fazer muito. Lembre-se de que você não pode ser humilhado pelas palavras imprudentes de outras pessoas, porém que, ao responder imprudentemente, perderá a vitória que poderia haver ganho. Seja cuidadoso com as suas palavras. “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. Mat. 5:5.

            5ª) Amor.

           Acima de tudo, não é fácil amar incondicionalmente a toda hora, especialmente quando os comportamentos humanos acima estão em turbilhão.

           A incondicionalidade do amor é manifesta nos portões dos presídios durante as rebeliões por esposas, namoradas, filhas de detentos.

           Por ocasião da crucifixão de Jesus, o evangelista João afirma: “Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena”. João 19:25.

           Quando o plano da criação estava sendo elaborado e a Divindade se dispôs a oferecer o que o Céu tinha de mais precioso, caso o ser humano precisasse ser resgatado. O Céu, juntamente com todo o Universo foi colocado em risco.

           Quando o próprio Jesus se deixou pregar num madeiro. “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. João 15:13.

           “Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa”. I Cor. 13:7 BV.

            O exemplo a ser seguido.

           Jesus não prometeu que a vida cristã seria sempre fácil: “No mundo tereis tribulações”, mas ele prometeu conceder-nos forças para seguir Seu exemplo e andar em Seus passos: tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33).

           Então, embora pareça quase impossível em tempos difíceis, nossa habilidade de aplicar as cinco graças a toda hora, em todas as circunstâncias, crescerá e amadurecerá conforme nossa caminhada com Ele crescer e amadurecer.

           Ore cada dia para que Deus lhe dê um suprimento transbordante de graça sob provação. A promessa divina diz: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis”. Mateus 21:22.

           A graça divina manifesta-se de várias maneiras na vida do crente, entre elas encontramos as cinco graças fundamentais.

           Que Deus nos capacite com a humildade, a bondade, a misericórdia, a paciência e acima de tudo o amor e assim possamos cumprir a missão que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos delegou.

           O apóstolo Paulo sabia da importância da graça na vida do cristão.

           Por isso ele conclui a carta aos Romanos e a nós também com o seguinte desejo: Que [A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.] Romanos 16:24

           Este é também o meu desejo a minha oração. Amém!!!

 

 

 Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

 

 

 

          

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n