Pular para o conteúdo principal

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ



           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.

           I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.

           Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?

           “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.

           Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.

           Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim; não e espere um pouco.  Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:

           ·  Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;

           ·  Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;

           ·  Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imediatamente, mas Deus disse: “Basta, não me fales mais nisso”. Deut. 3:27; 31:2; 34:4.

           Sendo não uma das formas de resposta divina às nossas orações, surge obviamente uma pergunta: Por quê?

           Muitos de nós pensamos ter a resposta na ponta da língua: “é porque a petição não está de conformidade coma vontade de Deus” ou então: é porque não sabemos quais são nossas reais necessidades”.

           Certamente que sim. Entretanto, existem muito mais motivos que nos levam a receber de Deus, um não como resposta. 



           I – Pecados não confessados.

           O pecado de Acã - Josué 7:1-26 – o exemplo clássico de pecado não confessado. Na conquista de Jericó, tomou do anátema, e em desobediência flagrante da expressa ordem de Deus. Josué 6:18. Devido ao pecado de Acã, Deus foi impedido de derramar Suas bênçãos sobre a nação de Israel como um todo. Salmo 66:18-20.

           Os que professam ser cristãos enquanto acariciam secretamente os ídolos prejudicam demais a causa de Deus. São mentiras vivas, e essas mentiras afetam negativamente seu testemunho. I João 3:8.

                      O problema e a solução são encontrados na Palavra de Deus em Prov. 28:13... alcançará misericórdia, será bem sucedido,bem aventurado, feliz, próspero em todas suas atividades , inclusive na oração.



           II – Falta de fé.

           Mas afinal, o que é fé?  A única definição de fé que se encontra nas Sagradas Escrituras está em Hebreus 11:1. Resposta: confiança, segurança.

           Na Palavra de Deus, fé ou crença quer dizer confiança absoluta em tudo que Deus tem revelado. Exemplo: Gên. 15:6.

           A fé é um dom de Deus, mas a faculdade de exercê-la é nossa.

           A fé é a vitória que vence o mundo e a todos os inimigos de Deus: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. I João 5:4. “O justo viverá pela fé”. Hab. 2:4

           Jesus disse a seus discípulos: “tende fé em Deus;...”; Marcos 11:22; pela fé agiram os heróis das Escrituras. Hebreus 11.

           Quer que suas orações sejam atendidas?

           Quer agradar a Deus? Com a solução a Palavra de Deus. Heb. 11:6.



           III – Desobediência.

           O profeta Zacarias divinamente inspirado assim falou: “Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos de modo que não prosperais? Porque deixaste o Senhor, também ele vos deixará”. II Crôn. 24:20 (provavelmente Esdras).

           Qndo. desobedecemos ao Senhor estamos trilhando os caminhos do inimigo. Ef. 2:2.

           Quer dar prazer a Deus? Sim. Então obedeça. Este conselho foi dado foi dado a um desobediente – Saul, cuja transgressão custou-lhe a rejeição por parte de Deus. I Sam. 15:22.



           IV – Falta de transparência para com Deus e para com os outros.

           Nosso Deus é um Deus que ama a disciplina, a ordem, o planejamento; Ele não age movido pelo impulso, pela emoção, de improviso, pelo contrário, suas ações e igualmente, as suas determinações são muito bem planejadas, muito claras, objetivas e de igual forma devemos proceder.  “Seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno”. Mat. 5:37. Este é o conselho.

           Portanto, não seja hipócrita, seja sincero!

·         Nada de deixar as coisas como estão para ver como é que ficam.

·         Nada de ir empurrando as decisões com a barriga. Não procrastine!

·         Nada de deixar as barbas de molho. Enfim, nada de adotarmos em nosso relacionamento para com Deus e para com nossos semelhantes aquela postura, aparentemente cômoda, de permanecermos em cima do muro. “Bem sei, meu Deus, que Tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas;...” I Crôn. 29:17.



           V – Guardar rancor.

           Conhecemos a história dos índios americanos que selavam os acordos de paz com as tribos inimigas enterrando suas machadinhas de um modo muito peculiar: com os cabos para fora.

           No sentido bíblico o rancor é bem mais abrangente. A Enciclopédia de O.S. Boyer define rancor como: ódio oculto e profundo, grande aversão não manifestada, animosidade, ódio. Podemos incluir também toda espécie de preconceitos: sociais, étnicos (raciais), religiosos, etc.

           A Palavra de Deus apresenta dois remédios: I Sam. 16:7; Mat. 5:44.

           “Quando chegamos a pedir misericórdia e bênçãos de Deus, devemos fazê-lo tendo no coração um espírito de amor e perdão. Como poderemos orar: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nos perdoamos aos nossos devedores”, e não obstante alimentar um espírito de irreconciliação? Se esperamos que nossas orações sejam atendidas, devemos perdoar aos outros do mesmo modo e na mesma medida em que esperamos ser perdoados”. Caminho para Cristo, pág. 83.



           VI Intenções impuras.            

           “Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela”. Mat. 5:28. Será mesmo que “intenção impura” restringe-se somente ao âmbito sexual? Certamente que não. É muito mais abrangente: “Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos” Efésios 5:3.

           Entretanto, fica mais fácil entendermos quando descobrimos que intenção significa propósito deliberado de executar alguma coisa; pensamento secreto e reservado. Vejamos o que nos diz Prov. 21:27: “O amor... não procura os seus interesses...” I Cor. 13:5.

           Em uma verdadeira relação de amor, o amor é mais importante do que o proveito próprio. Quando você mede uma relação pelo que pode ganhar, você perde a essência do amor. Tg 4:3.



           VII – Idolatria.

           Muitas coisas desagradam a Deus, entretanto, uma das mais abomináveis a vista de Deus é a idolatria. As nações que habitavam ao redor de Israel eram idólatras; entre tantas outras, eram adoradas as imagens de Baal, Astarote, Moloque e o poste-ídolo. Israel muitas vezes caiu nesse pecado.

           Duas passagens bíblicas que muito nos ajudarão a entender o porque da idolatria ser algo tão inaceitável diante de Deus: Jer. 10:3-5 e Amós 5:26-27. Existe ainda uma terceira passagem que é infalível: Deus nunca foi tão claro como em Êxodo 20:3-5.



           VIII – Desconsideração para com os outros.

           Desconsideramos, quando ignoramos, quando injuriamos, quando negamos ajuda, quando retemos o salário, quando cobiçamos, quando desrespeitamos o nosso próximo, bem como qualquer coisa que a ele pertença.

           Se você não encontrar nenhum bom motivo para respeitar o teu próximo, lembre-se que tal como você, ele é filho de Deus, criado a Sua imagem e semelhança e mais, foi por ele também que Jesus derramou seu precioso sangue na cruz.

           É impossível amar a quem quer que seja, se não conseguimos amar a nós mesmos. Lev. 19:18; Jesus foi mais longe e nos desafia em Mat. 5:43-44.



           IX – Desconsideração pela soberania de Deus.

           Irreverência. O verdadeiro cristão será uma pessoa reverente, ou seja, terá respeito não só por Deus, mas também pelas coisas de Deus.

           Onde, como, quando devo ser reverente?

           Em todos os lugares, em todas as circunstâncias, em todo tempo o cristão deve viver a altura do nome que ostenta. Nós somos testemunhas vivas!

           Há um lugar, porém em que precisamos ser mais reverentes ainda. Este lugar é a casa do Senhor. “Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário: Eu sou o Senhor”. Lev. 19:30.

           Quando nos reunimos para o culto, comparecemos à sua presença. “Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles”. Mat. 18:20.

           Assim, nossa atitude para com o Sábado e a nossa conduta na igreja determinam as bênçãos que receberemos, inclusive as respostas as nossas petições.

           Ajuda a reverência uma conscientização da presença de Deus.



           X – Obstinação.

           Lembram-se da história quando Deus enviou o profeta Natã para repreender ao rei Davi. Após ouvir a pequena historinha, Davi ficou furioso e disse: “Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isto deve ser morto”. II Sam. 12:5. “Então disse Natã a Davi: Tu és o homem”. V 7. “Então disse Davi a Natã: Pequei contra  o Senhor”. V 13.         Obstinação é exatamente o oposto. É a teimosia em não reconhecer o pecado. Exemplo: I Sam. 15:23.

           Pior que transgredir a Lei de Deus (pecar) é manter-se na teimosia do erro, e se ainda existe algo pior, é tentar transferir a culpa para os outros!

           O profeta Oséias aponta o problema: Oséias 3:6 e o discípulo João a solução: “Conhecereis a verdade e a verdade os libertará”. João 8:32.

           Nos somos duplamente privilegiados: primeiro porque somos os únicos seres criados que temos o privilégio de falar com Deus através da oração e segundo porque a partir de agora temos dez motivos a menos para que nossas orações recebam de Deus um não como resposta.

           Louvado seja Deus por mais esta bênção. Amém!!!

          

Comentários

  1. “A oração é perigosa quando a usamos para colocar Deus contra a parede. Quando exigimos uma resposta precisa, de uma maneira precisa, em um tempo preciso, assumimos o papel de Deus. Aquele que mais nos ama sabe a melhor maneira de responder às nossas orações. Cada oração sincera será respondida, mas pode ser que não seja a resposta pela qual esperamos. Como cristãos maduros, podemos confiar que Deus responde às nossas orações da maneira que Sua sabedoria infinita considera ser a melhor” Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.

    ResponderExcluir
  2. "Note a condição que Jesus apresenta para responder às nossas orações: “Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós” (Jo 15:7). Para receber a resposta às nossas orações, é necessário permanecer junto a Jesus e imergir em Sua Palavra. O Senhor ouve a oração honesta. Se houver sinceridade, expresse-a; se não houver, não diga nada. Às vezes simplesmente proferimos as palavras da oração, enquanto estamos pensando em algo completamente diferente. Nossas orações devem ser significativas; o resultado de andarmos bem junto a Jesus"
    (H. M. S. Richards Jr., MD 02072004).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n