Pular para o conteúdo principal

QUEBRANDO TABUS - PARTE III



Chapter two

Romance na Cumeeira

Nenhum bom crente, ou boa crente, se levanta de manhã cedo, olha pela janela, e diz: “Puxa, que dia bonito! Acho que vou sair por aí e cometer adultério”. Não obstante, há muitos que o fazem. Florence Littauer

Ela era uma mulher extremamente bela, de dezenove anos, casada havia quatro anos, sem filhos. Agora, havia alguns meses, o seu marido, de meia-idade, estava fora da cidade, a serviço militar. Uma noite de primavera, já bem tarde, ela estava se preparando para dormir. Despiu-se para o banho. O seu cabelo longo, lustroso, negro, caiu suavemente ao redor de sua faze e de seu corpo – um quadro de beleza caracteristicamente feminina. A Lua brilhou sobre ela, iluminando as suas formas esculturais. Ela terminou o seu ritual vespertino particular da higiene pessoal.

Roberta Kells Dorr descreve, em cores vivas, esta cena em sua novela David and Bathseba:

Bate-Seba tirou a roupa e entrou na bacia de alabastro que a sua serva Sara havia enchido com água morna. Ela permaneceu nua na bacia, enquanto a sua serva enchia uma cuia de água e a derramava sobre ela. Bate-Seba levantou-se sem embaraço, embora não tivesse nada para cobrir a sua nudez. Sem que ela o soubesse, os olhos de um homem a estavam observando e... normalmente ele teria olhado para outro lado, mas foi tudo tão inesperado e era tão lindo, que ele continuou a olhar. Em crescente admiração, ele absorveu-se na beleza dela, vista apenas parcialmente através das folhas secas de palmeira. O cabelo dela caia em cachos úmidos sobre os seus seios redondos, e a sua cintura minúscula acentuava a agradável curva de seus quadris. Enquanto ele olhava, ela saiu da bacia, e, com brusco movimento da cabeça, jogou os cabelos para trás, tornando visível a curva de suas costas. Ele reconheceu que nunca tinha visto algo tão belo ou tão gracioso em sua vida.

Uma batida suave na sua aporta mudou totalmente os seus planos para o resto daquela noite e o resto de sua vida.

Um “caso” extraconjugal. Como ele começa; o que faz com que ele continue; quais são as suas características; e quem são, ao mesmo tempo, os seus perpetradores e as suas vítimas?

A Bíblia nunca encobre ou omite as falhas humanas. Deus não escreve biografias humanas como um pai “coruja”. As falhas e loucuras dos líderes que ele escolheu são identificadas tão claramente quanto os seus sucessos. Ele não encobre os defeitos deles. As histórias desses líderes mostram que as tentações hodiernas são tão antigas quanto o homem e que o fracasso faz parte de cada um de nós. Mas, indubitavelmente, cada caso de infidelidade conjugal é diferente em muitos detalhes: o contexto geográfico, social e familiar – a idade, as atitudes e os antecedentes das pessoas envolvidas. Mas os elementos básicos são os mesmos, especialmente entre crentes professos. E o caso de Davi e Bate-Seba é tão moderno quanto uma novela de TV.



AS CIRCUNSTÂNCIAS

Aquele dia de primavera era comum em todos os sentidos. Não há nada no registro bíblico que indique que havia algo de inusitado nas atividades ou na atmosfera daquele dia. Os mercadores apregoavam as suas mercadorias, como haviam feito havia séculos; as crianças brincavam nas ruelas da velha cidade, e as sinagogas ressoavam com as orações do povo, repetidas sem parar. Israel acabara de atravessar uma série de batalhas contra os sírios, e estava gozando os frutos de suas vitórias. Reinavam paz e prosperidade. Davi, procurando alargar os limites de seu reino, havia enviado os seus exércitos para enfrentar e destruir os amonitas. Quanto ao mais, tudo corria como de costume. Qualquer coisa que pudesse fazer com que aquela velha cidade vibrasse e que as suas tradições seculares prosperassem não estava sendo perturbada.

Ninguém suspeitava de algo desastroso naquele dia comum, e muito menos Davi e Bate-Seba. Nada indicava a terrível cadeia de eventos desencadeada naquele dia: adultério, gravidez, engano, homicídio, tragédia familiar e juízo divino. Tudo isso num dia como outro qualquer.

“Eu nunca pensei que isto poderia acontecer-nos, soluçou uma esposa de pastor, em meu escritório. “As coisas pareciam estar correndo tão bem, tudo era normal, não havia sinais de perigo – naquela época a nossa igreja estava crescendo – e foi tão inesperado, tão chocante. O meu marido requereu divórcio, abandonou o pastorado e juntou-se a essa mulher leviana que já se divorciara três vezes”.

“Tudo bem”, “normal”, “nenhum sinal”, “igreja crescendo”, “inesperado”. Estas não são palavras de surpresa. Tudo parece bem. Não há razões para se suspeitar de uma tragédia. O trabalho está indo bem. Deus parece estar operando. A família está em paz. E então, sem nenhum sinal de advertência... a bomba!

Jose, com cerca de vinte anos de idade, tinha grande responsabilidade na casa de Potifar. Ele gerenciava todos os assuntos domésticos de seu patrão e todos os seus negócios. Tudo estava correndo normalmente: as plantações produzindo, os rebanhos se multiplicando. Aquele simpático jovem administrava tudo sem percalços. Deus o fazia prosperar.

E então, um dia – em nada especial – enquanto ele estava “cuidando de seu trabalho”, uma mulher começou a olhá-lo de maneira significativa, sugerindo sedutoramente: “José, venha dormir comigo”!

Ao se levantar naquela manhã, José nunca sonharia que naquele dia – outro dia normal de trabalho – ele receberia um convite apaixonado para um “caso”, sofreria chantagem e seria levado para a prisão.

Eu também não tinha suspeitas. Eu acabara de chegar a uma cidade de Michigan, para começar uma série de reuniões na igreja, naquele domingo. Era uma comunidade pequena, insípida, um povo comum, sem sofisticação. Naquela noite de sábado, n recepção de apresentação, uma senhora da igreja sentou-se ao meu lado. Ela estava longe se ser cativante ou bonita. Uma simples Maria: não tinha personalidade cintilante, era um pouco gorda, um tipo de dona-de-casa comum.

Durante um momento trocamos cumprimentos. Em seguida, de maneira trivial, ela me estendeu um pedaço de papel com o seu endereço e número de telefone.

“Pensei que você poderá sentir-se solitário, enquanto estiver aqui. Se quiser passar por lá uma destas tardes, telefone-me. O meu marido estará ausente a semana inteira, trabalhando em Detroit. O último orador que tivemos aqui na igreja visitou-me várias vezes; acho que você vai gostar de ir também”. Nada sutil  ou expressivo, astuto ou pudico, mas casual como oferecer-se um copo de água, e aparentemente, sem maiores consequências.

Os “casos” não começam com o piscar de luzes vermelhas de advertência. O dia não começa com nuvens negras e agourentas, avisos de furacão, uma intranquilidade interior ou uma voz do céu que diz: “Reforce as suas defesas; a tentação está se aproximando”. O furacão que destruiu o prédio em que estava o meu escritório, há vários anos atrás, apresentou-se inesperadamente, em um belo dia de primavera, veio rugindo como um avião a jato, e deixou tudo torcido, quebrado e em frangalhos. E a primavera continuou. Assim também vem a tentação. Quando? Em um dia como os outros.



OS CARACTERES

Creio que aquele “caso” aconteceu quase como uma surpresa, tanto para Davi como para Bate-Seba. Nenhum dos dois planejara aquilo uma hora antes de acontecer. Não foi o resultado de um namoro ou de uma cumplicidade voluptuosa. Davi era um homem segundo o coração de Deus, e Bate-Seba, uma esposa fiel ao seu marido, corajoso e patriota. Davi estava vindo de um período de prosperidade e fama. Em numerosas batalhas ele fora vitorioso; ele havia destruído oitenta e sete mil inimigos e capturado vinte e dois mil. E todas essas vitórias eram confirmação da presença de Deus com ele e da promessa de Deus de lhe dar uma dinastia perene. “E o Senhor ia concedendo vitórias a Davi por onde quer que ele passasse”.

Haviam acabado de ser pronunciadas as promessas de Deus: “Eu escolhi você... tenho estado com você...Você será contado entre os homens mais famosos do mundo! ... A família de Davi governará o meu povo para sempre”. “Ó Senhor Deus! por que derramou suas bênçãos justamente sobre este teu servo de família tão insignificante?... Essa bondade está longe da compreensão humana!... Toda a honra seja dada ao Senhor... Pois o Senhor é Deus, e verdadeiras são suas palavras”.

Pouco antes ele saíra de sua rotina, para cumprir os seus votos a Jônatas, e havia restaurado, aos herdeiros dele, toda a terra anteriormente de propriedade de Saul. O filho aleijado de Jônatas fora convidado a morar no palácio, como membro da própria família de Davi. Sem nenhum acanhamento, Davi dançara diante da Arca do Senhor, à vista de toda a cidade, celebrando louvores a Deus. “Não me importa que aos seus olhos eu não seja bem-visto: continuarei dançando, em louvor ao Senhor”, disse ele. “Davi foi um rei justo e estimado por todo o povo de Israel”. Portanto, aqui está Davi, um homem de grande coragem, generosidade e bondade, justo e reto em seus atos, dedicado a Deus e cheio de louvor e ação de graças. Dificilmente poderia ser considerado candidato a um desastre pessoal.



INOCENTE

Segundo todas as aparências, tanto Davi como Bate-Seba estavam inocentes. Nenhum dos dois se envolveu em qualquer atividade que pudesse ser interpretada como encorajadora de infidelidade ou transigência para com o pecado. Bate-Seba ocupou-se com a inocente tarefa de tomar um banho vespertino. Nada há de sensual nisso. Ela não estava expondo os seus encantos femininos com o intuito de seduzir. Não era uma prostituta barata nem uma cortesã; e também não era uma sereia ardente e ardilosa. Simplesmente uma esposa fiel preparando-se para uma noite de sono.

E Davi? Provavelmente com trinta e nove anos de idade, ele não era um homem sexualmente frustrado, um macho inquieto, a espreitar nas sombras da noite. E também ele não era um homem sexualmente faminto, rondando como um animal no cio. Nessa época, ele tinha já mais de sete esposas e várias concubinas à sua disposição. Ele já gerara dezessete filhos. Assim sendo, dificilmente se poderia dizer que estava procurando uma nova conquista sexual para evidenciar a sua virilidade. Ele experimentara o que qualquer um pode experimentar de vez em quando: uma noite insone. Eu tenho tido muitas. Você também. Uma noite em que os pensamentos parecem correr e pular como cabritos selvagens, recusando-se a se acalmarem. Talvez ele estivesse pensando em suas tropas que estavam sitiando a cidade de Rabá. Ou em algum outro problema de Estado.

Mas ainda não era tarde quando Davi levantou-se da cama e foi dar uma volta no terraço do palácio – para analisar o seu problema, para resolver a sua luta contra a insônia. Desinteressadamente, ele olhou em várias direções, notando que a cidade estava dormindo melhor do que ele. Ali perto, os seus olhos foram atraídos por uma pequena luz, que se filtrava através de postigos parcialmente fechados. Ele olhou rapidamente uma vez, duas – depois os seus olhos se fixaram ali. Uma bela jovem estava tomando o seu banho vespertino. Até esse ponto, tudo era inocente e ninguém deve ser culpado.

O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, págs. 21-27.



Comentários do Nelson

A história de Davi e Bate-Seba é uma das muitas histórias bíblicas que ferem a ortodoxia (formalismo radical) e o farisaísmo evangélico de muitos irmãos mais conservadores. Como pode um homem, que não era somente rei, mas um líder espiritual cometer tal desatino? Logo de um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22)?  Como é que uma história dessas pode figurar na Bíblia?

 Mas ser cristão significa acreditar que “toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16). Então, se foi da vontade de Deus que ela fizesse parte do Cânon Sagrado, certamente é porque Deus tem algo a nos ensinar; mais ainda, tem haver com nossa salvação. Como assim?  Aprendendo a não fazer o que fez Davi, ou seja, agindo de forma contrária. Nunca se esqueça disso: “Só existe um problema em comprometer os mandamentos de Deus: Deus está sempre certo”.



Comentando o texto

“Portanto, aqui está Davi, um homem de grande coragem, generosidade e bondade, justo e reto em seus atos, dedicado a Deus e cheio de louvor e ação de graças. Dificilmente poderia ser considerado candidato a um desastre pessoal”.

Louvo a Deus pelo fato de ter colocado em nossas mãos a Sua palavra – as Santas Escrituras. É de Deus a seguinte citação: Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” ( 1 Coríntios 10:12 – versão NVI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n