Pular para o conteúdo principal

VERDADEIRO CRISTÃO - CARACTERÍSTICAS DO



          “Então respondeu um dos moços, e disse: conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar, e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras, e de boa aparência; e o Senhor é com ele” (I Samuel 16:18).  “Eu, o Senhor não mudo;...” (Malaquias 3:6 up).



            Que bendita segurança! Além de ser a coisa mais poderosa existente neste mundo, a Palavra do Senhor é também imutável. Foi Jesus quem confirmou (Mateus 5:18 -19).

            Alguém por acaso gosta de ser comparado a um rascunho, uma cópia, algo inacabado, imperfeito, ilegítimo, falsificado? A resposta é óbvia. Todos desejam e sonham com perfeição, originalidade, autenticidade.

            Como cristãos também, não gostamos de ser chamados ou tidos como hipócritas, fariseus, publicanos, traidores. Todos os que um dia aceitaram o chamado divino buscam constantemente viver a altura do mesmo. Lutam por tornarem-se verdadeiros, verdadeiros cristãos.

            Quais são as características do verdadeiro cristão?    (Segundo o texto áureo: 1ª) sabe tocar; 2ª)é forte e valente; 3ª)homem de guerra; 4ª)sisudo em palavras; 5ª)de boa aparência; 6ª)o Senhor é com ele; 7ª)um instrumento de alívio (I Samuel 16:23).



           1ª) “Sabe tocar”.

           Que instrumento Davi sabia tocar?

           A harpa era o instrumento musical que Davi sabia tocar. Ele era jovem, pastor de ovelhas, escritor (poeta) e também era músico. Foi ungido rei de todo o Israel.

            Mas eu não sei tocar nenhum instrumento?

            Saiba que se adora a Deus não somente com instrumentos musicais. Adora-se e louva-se a Deus através de nossa voz, com palavras. E, se não for possível adorar a Deus através de algum instrumento musical ou através de palavras, adore e louve a Deus como o fez o bom samaritano, sim aquele da parábola, através de suas mãos, mas não deixe de louvá-Lo e adorá-Lo, pois esta é a principal prioridade de nossa vida: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto.” Mateus 4:10/Deuteronômio 6:13



           2ª) “É forte e valente”.

           Quando o profeta Samuel foi enviado por Deus a Belém a casa de Jessé, quem lhe pareceu ser forte e valente? Primeiramente Eliabe, depois Abinadabe, em seguida a Samá e assim passaram os sete filhos.

            O estudo da Palavra de Deus nos tornará “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”. Efésios 6:10. Davi era um estudioso da Palavra de Deus. O profeta Daniel endossa esta verdade de forma muito inspiradora: “o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo”. Daniel 11:32 up. Vejamos também o que o próprio salmista Davi nos diz a esse respeito no Salmo 31:23-24: “Amai o Senhor, vós todos os seus santos. O Senhor preserva os fiéis... Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.”

           Será que é possível amar a quem não conhecemos?

           Absolutamente não! Precisamos urgentemente conhecê-Lo!



           3ª) “Homem de guerra”.

           Precisamos ter sempre em mente, ou seja, não esquecer jamais o fato que há uma guerra espiritual em andamento, entre Deus e Satanás e que todo crente acha-se envolvido nela. Efésios 6:12. O inimigo sabe que pouco tempo lhe resta, e assim, a batalha torna-se cada vez mais acirrada e nós precisamos ser homens e mulheres de guerra, que saibam empunhar “a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”. Efésios 6:17.

           Por ocasião da tentação de Jesus no deserto, com que arma Ele enfrentou a alcançou a vitória? Não havia nenhum ser humano, nenhum mensageiro celeste a cochichar em seus ouvidos o que deveria ser dito. Ele conhecia e sabia muito bem empunhar esta “espada”. “Está escrito” é a “espada” mais poderosa que existe, é simplesmente infalível!



           4ª) “Sisudo em palavras”.

           Isto significa que Davi era uma pessoa inteligente, sábia, uma pessoa que tinha siso; juízo. Prudente é a palavra. Aliás, segundo o Salmo 2:10 trata-se de uma virtude desejável nos reis. Não é por acaso então que Davi tornou-se rei de todo o Israel.

O que faz da prudência uma virtude tão desejável?

Segundo a Palavra de Deus: (a) - leva os cristãos a moderar seus lábios (Provérbios 10:19); (b)- a saber quando ficar calado (Provérbios 11:12) e (c)- a saber controlar a afronta (Provérbios 12:16).

            “Por esta razão não vos torneis insensatos, mas, procurai compreender qual a vontade do Senhor.” Efésios 5:17. Assim nos exorta o apóstolo Paulo.

            Como fazer então, para compreender a vontade do Senhor?

            A resposta é conhecendo a Sua Palavra.



           5ª) “De boa aparência”.

           “Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência”. I Samuel 16:12 Mas, segundo I Samuel 16:7, não era deste tipo de aparência que Deus estava se referindo. Era da aparência interna, do coração. Essa expressão significa que ele tinha personalidade bem equilibrada. Nada de extremismo, de radicalismo ou de fanatismo. Davi tinha bom senso.

           O plano de Satanás é manter o povo de Deus longe do equilíbrio e fora de foco.

            O crente que não se acha bem fundamentado na Palavra de Deus corre o risco de ter uma vivência cristã desequilibrada. Esse desequilíbrio se manifesta em dois tipos de erros relacionados com a verdade: um é dar ênfase demasiada à verdade e o outro é dar ênfase de menos.

           Nos casos de ênfase excessiva, o crente estará constantemente falando dela. O verdadeiro cristão, porém, é uma pessoa comedida, cuja vida está centralizada em Cristo. E assim, toda ênfase que for dada à Cristo ainda será pouca. Melhor que ficar o tempo todo falando acerca da verdade é viver o tempo todo a verdade!



           6ª) “E o Senhor é com ele”.

           Era sempre assim com os personagens bíblicos que conheciam a Deus e a Sua Palavra; via-se claramente que Deus era com eles e operava por intermédio deles.

           O Senhor era com José que veio a ser homem próspero;”... Gênesis 39:2;

           “... porque o Senhor é contigo por onde quer que andares.” Josué 1:9;

           O Senhor é contigo, homem valente [Gideão].” Juízes 6:12;

           “Crescia Samuel, e o Senhor era com ele,”... I Samuel 3:19.

           Ora, Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino, e o Senhor seu Deus era com ele, e muito o engrandeceu”. II Crônicas 1:1.

           “Assim o Senhor era com ele [Ezequias]; para onde quer que saísse prosperava”. II Reis 18:7.

           “Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele”. Atos 10:38.

           Davi ia-se engrandecendo cada vez mais, porque o Senhor Deus dos exércitos era com ele”. II Samuel 5:10. Estava evidente que Davi contava coma benção de Deus.

           John Wesley, um dos grandes reformadores costumava dizer: “... e o melhor de tudo é que Deus é conosco.”



           7ª) “Um instrumento de alívio”.

           Diz a Palavra de Deus em I Samuel 16:23 que “Davi tomava a harpa, e a dedilhava; então Saul sentia alívio, e se achava melhor”.

           O crente que medita na poderá tornar-se uma fonte de alívio para os outros, compartilhando os tesouros que a Palavra de Deus encerra.

·         Se você deseja ser um cristão verdadeiro, no sentido mais amplo da palavra, compreenda que precisa ser cheio do Espírito Santo, para que Ele tenha liberdade para ensinar-lhe tudo que precisa aprender. Efésios 5:18.

·         O Santo Espírito de Deus só operará em sua vida na medida em que você consentir.

·         Há uma promessa divina na direção da mente no estudo da Palavra de Deus, guiando-a em toda a verdade. João 14:26; João 16:13

·         O Espírito Santo é a maior benção que um filho ou filha de Deus pode receber.

·         Sem ele jamais conseguiremos ser cristãos autênticos, fiéis e verdadeiros.

           Que Deus nos conceda esta prometida benção.

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n