Pular para o conteúdo principal

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS


Apocalipse 14:6-7

                        

            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            Relembrando
            Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?
            Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).

            É chegada a hora do seu juízo
            Leiamos Apocalipse 14:6-7
            Devemos destacar alguns pontos nestes versos:
            essa seria uma mensagem pregada em todo mundo antes da segunda vinda de Jesus. Todo mundo seria advertido de Seu juízo. Querido amigo não se engane, o mesmo Jesus que te criou, que te perdoou, que te curou, vai te julgar. Você será julgado não pelo que você acha certo, mas pelo que a Palavra de Deus diz ser o certo.
            ponto trata do que o anjo diz: “Temei a Deus e dai-Lhe glória”. Amigo é hora de respeitar a Deus. Quantos estão brincando com as coisas sagradas? Quantos estão usando o nome de cristão de forma indevida dando mau testemunho e assim desonrando o Deus Todo Poderoso? É hora de darmos glória a Deus e isso não é vir à igreja e ficar gritando aleluia, aleluia! Dar glória a Deus é viver de forma íntegra e que leve os outros a glorificar o nome de Deus por seus atos e palavras.
            ponto está na citação, “pois é chegada a hora de seu juízo”. Amigo, o juízo de Deus não vai ocorrer, ele já está ocorrendo.
            A Bíblia nos diz que um anjo está voando pelo céu. Você não verá um anjo gritando pelo céu. Profeticamente falando, anjo significa mensageiro. Uma mensagem será pregada em todo mundo e hoje o anjo do Senhor está passando por essa igreja.
            Veremos agora as três fases do juízo de Deus.

            1ª) Juízo investigativo
            Todo juízo começa com uma investigação, uma pesquisa para avaliar os fatos. Assim também é o juízo de Deus.
            Por quem começa o juízo de Deus? Quem está sendo avaliado hoje?
            Em I Pedro 4:17, está escrito que o juízo começa pela casa de Deus. Isto significa que a investigação começa pela vida daqueles que assumiram um compromisso com Deus. Não basta aceitar a Jesus, temos que permanecer em Jesus. Quantos têm aceitado Jesus verbalmente, enquanto seus atos e palavras negam a sua fé? No entanto, aqueles que aceitam a Jesus e permanecem nEle são fortalecidos dia após dia na santificação e o juízo de Deus apenas confirma sua santidade.
            Para o justo, o juízo tem peso de livramento e não de condenação.
            Marcos 16:16 afirma que: “Quem crer e for batizado será salva, porém quem não crer será condenado”. Você entende isso? Todos os que são batizados tem a oportunidade de passar pela santificação na presença do Espírito Santo e ser salvo, porém, os que não se entregam, não serão investigados porque rejeitam o ato mais importante, que é o novo nascimento.
            O primeiro passo para ser salvo é crer e depois ser batizado. Será que estou falando para alguém que já creu, mas ainda não foi batizado? Amigo, está na hora de tomar uma decisão, você não acha?
            Em Mateus 22:8-14 a Palavra de Deus nos conta uma parábola interessante mostrando duas coisas importantes no juízo de Deus:
            1ª A graça. Os que entraram na festa não entraram por serem dignos, entraram pelo convite do rei. Se você estiver no Céu um dia, você estará não por ter merecido, mas por ter recebido de Deus uma roupa para a festa. Essa roupa significa a graça e a justiça de Jesus na vida do pecador.
            2ª O juízo. Depois que todos estavam no salão de festas, o rei passou para ver como estavam seus convidados e percebeu que alguém estava sem as vestes das bodas. Isso representa o juízo investigativo, onde Deus analisa a vida dos que aceitaram o convite e que de bom grado receberam as vestes da justiça de Jesus.
            Ter alguém sem as veste ali, representa alguém que se achou digno de estar na festa pelos seus próprios méritos. Deus não está julgando as suas obras, o Senhor está julgando se você está aceitando as obras de Jesus em sua vida. Você e eu somos os agentes passivos na obra de salvação. É Deus quem opera em nós a salvação e com Sua graça Ele nos chama. Com sua graça Ele nos transforma e por fim, por Sua graça ele nos dá as boas obras.
            Vamos relembrar? Deus está julgando todos os que o aceitaram.
            No Céu, Jesus é nosso advogado e juiz.  
            Enquanto estivermos escondidos à sombra da cruz não temos o que temer.
            As boas obras que realizamos são apenas consequências de nossa fé na graça de Jesus.

            2ª) Juízo comparativo
            Depois de ocorrer uma investigação, deve ocorrer a comprovação dos fatos. É exatamente o que o Senhor fará.
            Quem vai comprovar os fatos levantados no juízo investigativo?
            Os santos que forem para o Céu, vejamos Apocalipse 20:4. Os que forem para o Céu receberão poder para julgar. Esse julgamento será o de comprovação, onde Deus apresentará todos os fatos que tornaram alguém salvo ou perdido e assim fazendo Deus, eliminará as possíveis dúvidas que teremos sobre o porquê de alguns que nós jurávamos que estariam no Céu não estarão e o porquê de outros que achávamos que não estariam e lá estarão. 
            Em I Coríntios 6:2-3 nos é dito que julgaremos os próprios anjos. Que anjos são esses? Resposta: Os anjos caídos. Nos será exposto as provas de condenação de Lúcifer e seus anjos.
            Imagine querido amigo. Que maravilhoso será aquele dia em que entrarmos pelas portas da Nova Jerusalém!
            Como será nosso encontro com entes queridos e muitos já mortos? Amigos que o tempo nos afastou. Como será encontrar heróis da fé? Nesse dia, nosso coração se alegrará por vermos pessoas queridas e famílias reunidas, só que infelizmente também nosso coração ficará assustado ao perceber que outros que amamos não estarão lá. Ao vermos famílias desfalcadas, teremos perguntas sem respostas e que nos gerará angustia.
            Para que essa angústia desapareça e para que nunca apareça novamente, Deus nos apresentará um anjo relator e ele nos abrirá os registros dos Céus. Assim teremos a certeza de que cada ato de Deus foi justo e que cada alma perdida teve todas as oportunidades para estar ali com os santos. Isso é um juízo justo e transparente. Deus poderia tão somente julgar e pedir para que seus súditos aceitassem Seu julgamento, mas Deus se alegra em compartilhar Sua sabedoria e por amar a Sua verdade Ele se alegrará com a transparência de Seus atos.

            3ª) Juízo executivo
            Agora, depois de uma investigação e de uma comprovação, vem a execução.
            Sim, execução. Esta palavra pode ser dura, mas é verdade. Tem muitas pessoas que não conseguem ou não querem formular na mesma frase, Deus e execução. As religiões modernas se esquecem de que o Deus de amor e compaixão anunciado nos Evangelhos, também é um Deus de justiça e juízo!
            Tem muita gente confundindo a misericórdia de Deus, com fraqueza e libertinagem. Esta execução não é uma vingança e muito menos um castigo. A execução do juízo de Deus é um ato de misericórdia, pois enquanto existir o pecado existirá também a dor e o sofrimento. O Senhor em Sua sabedoria e misericórdia arrancará a raiz e os ramos (Malaquias 4:1).
            Encontramos este último ato do juízo de Deus em Apocalipse 20:7-10. Leiamos os versos.
            Você lembra-se do milênio? Nos já estudamos sobre isso. No fim dos mil anos desce do Céu a Nova Jerusalém e nesse momento todos os ímpios mortos ressuscitam. O número deles é como a areia do mar. Desde o pior homem na Terra, culpado de assassinatos e crimes hediondos até o simples trabalhador que manteve seu coração duro à voz do Espírito Santo para a santificação do sábado ou para o santo batismo, ou de qualquer outra verdade divina, todos estes ressuscitam na angústia do pecado.
            Satanás será solto e com grande ira sairá a reunir um exército extremamente numeroso que cercarão a santa cidade.
            Porém, antes do ataque final desce fogo do Céu e os consome por completo dando fim ao pecado e ao pecador de uma só vez para sempre.
                      
             Apelo
            Esta será a obra estranha de Deus. O Deus criador, o Deus de amor, o Deus da graça estará desfazendo o que Ele mesmo criou, destruindo os que Ele amou, dando fim aos que Ele, na pessoa de Jesus Cristo, morreu para salvar. Esses serão os minutos mais longos que o tempo já terá registrado. Serão as cenas mais tristes que se apresentarão no palco da existência humana.
            Essa será uma batalha ganha, mas sem lado vencedor. Não haverá um grito de viva, nem um grito de alegria, só um silêncio profundo e reflexivo.
            O centro desse juízo executivo não será o lago de fogo onde pecado e pecador serão destruídos. Todo o foco estará no trono triúno, onde se encontram o Pai, o Filho e o Espírito Santo, autores e consumadores de nossa fé. É dEles a dor maior. Serão Eles quem perderão mais. Veio dEles o maior sacrifício.
            Quantos gostariam hoje de trazer alegria ao coração desse Deus de amor? Amigo, não permita que sua existência seja um motivo de tristeza a esse Deus que tanto te ama e que tudo faz para ter você ao Seu lado!
            Entregue-se a Jesus! Sem sombra de dúvida, trata-se da decisão mais importante de sua vida. Gostaria de orar nessa hora por sua decisão. Levantemo-nos para oração.





            Tema 10 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 76-82.

Comentários

  1. Esse é um julgamento universal, que a interpretação adventista das profecias bíblicas divide em quatro fases: Juízo investigativo pré-advento, de 1844 à segunda vinda de Cristo (Dn 7); juízo executivo, na segunda vinda de Cristo (Mt 25); juízo comprobatório, durante o milênio (Ap 20:4-6); e juízo executivo, após o milênio (Ap 20:11-15). Gerhard Pfandl aponta o objetivo de cada uma das fases: “No juízo pré-advento, Deus mostra porque os justos são salvos. No primeiro juízo executivo, os justos mortos e os santos vivos são salvos. No juízo durante o milênio, Deus mostra porque os ímpios estão perdidos. No segundo juízo executivo, Satanás e os ímpios são destruídos” (Ministério, nov/dez, 2014, p. 23)Citado por Zinaldo A. Santos, MD 22102020.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n