Pular para o conteúdo principal

AS DUAS MULHERES DO APOCALIPSE



         Apocalipse 12:1 ; 17:1-6


   Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            Mulher na Bíblia
            No Apocalipse encontramos a descrição de duas mulheres, cada uma com características bem distintas. Gostaria de afirmar nesta noite que todos nós aqui reunidos, teremos que nos relacionar com uma delas.
            Há pessoas que tentam se relacionar com as duas, mas isso é impossível. Vamos juntos descobrir os mistérios dessas duas mulheres.
            Vamos ler Efésios 5:22-25,32. Segundo a comparação do apóstolo Paulo, mulher em profecia significa igreja.
            Assim fica mais claro, nosso assunto será sobre a igreja de Deus. Apesar disso nos deixar  numa posição desconfortável, pois quando se fala de igreja cada um tem a sua; mas querido amigo, o que vamos estudar hoje não é o que eu penso ou o que a igreja diz, veremos o que a Palavra de Deus nos orienta.
            Vamos nos aprofundar num tema difícil, porém, para nosso bem-estar espiritual. Talvez para alguns aqui este tema seja duro, porém não deixa de ser a verdade que será apresentada e eu prefiro uma verdade que doa, a uma mentira que me agrade.
            Uma frase que se ouve muito é essa: “Placa de igreja não salva ninguém”. Esta frase está certa por um lado, mas traz consigo uma mentira, pois embutida nela está a seguinte ideia: “Não importa qual igreja você esteja, o que importa é estar em alguma igreja”. Isso é uma grande mentira. Como assim? Vamos argumentar primeiro e depois provar pela Bíblia.
            Você consegue imaginar Deus falando para uma pessoa que beber é errado e para outra pessoa que beber não é errado? Ou, o mesmo Deus dizer para uma mulher que cortar o cabelo é errado e para outra dizer que não é pecado? Alguém acredita que Deus tem dois pesos e duas medidas, que para um, Deus fala uma coisa e para outro fala outra.
            Se você concorda comigo que isto é um absurdo, então concordará também que se tem uma igreja que diz que beber é pecado e outra que diz que não é pecado, uma das duas está mentindo ou falando algo que Deus não disse. Se tem uma igreja que diz que cortar o cabelo é pecado e outra que diz que não é, uma das duas está mentindo.
            Agora, se uma igreja diz que o sábado é santo e deve ser guardado enquanto outra igreja diz que o sábado foi abolido e que não precisa mais guardá-lo, uma das duas está mentindo. Você percebe que algo está errado com esta ideia por ai de que não importa qual igreja você está; o que importa é ter uma igreja?
            Vamos entender o que é verdade. Verdade para Deus é 100% verdade. Em Deus não há sombra de dúvida, Deus é 100% verdade. Se uma igreja prega menos de 100% da verdade, ela prega mentira e quem é o pai da mentira? Satanás.
            Por isso afirmo que a pessoa mais interessada que haja muitas é Satanás. Sabe por quê? Porque quanto mais igrejas existirem, mais difícil é de se acertar o caminho.Hoje são mais de 32.000 igrejas diferentes no mundo e cada dia surge uma nova. São mais de 32.000 caminhos diferentes. Só que a Bíblia apresenta apenas dois caminhos, duas portas, dois senhores e duas mulheres.
            Vamos para a comparação bíblica. Leiam comigo João 10:16.
            Neste verso encontramos palavras-chaves que necessitamos entender bem.
            Outras ovelhas. O que são ovelhas aqui? Pessoas sinceras que amam a Deus. Jesus disse que tinha outras pessoas como os apóstolos.
            Aprisco é o lugar onde se guarda as ovelhas. Onde Jesus guarda Suas ovelhas? Na igreja é óbvio.
           Até aqui podemos ler este verso assim: “Ainda tenho outras pessoas sinceras que amam a Deus e que não são dessa igreja”.
            O verso continua dizendo: “Também me convém agregar estas”. Jesus disse que vai agregar as que não estão em Seu aprisco (em sua igreja). Ele não está contente com elas onde estão.
            Ele poderia ter dito assim: “Ainda tenho outras pessoas sinceras que amam a Deus que não são desta igreja, mas não me importo onde estão, o que me importa é que me amam”.
           Jesus tem um objetivo. Buscar Suas ovelhas. E como é que Ele vai agregar as Suas ovelhas?  Está escrito: “E elas ouvirão a minha voz”. Jesus disse que elas ouviriam a Sua voz, a Bíblia (a Palavra de Deus). É pelo estudo da Bíblia que Jesus reúne suas ovelhas.
            Tem muitas pessoas em busca de milagres e prodígios, mas Deus quer lhe oferecer Sua Palavra.        
            E quanto todas as ovelhas de Jesus ouvirem a Sua Palavra, então haverá um só rebanho (aprisco/igreja) e um só pastor (Jesus).
            Quantas ovelhas Cristo têm no mundo? Milhares. Jesus tem ovelhas em todos os lugares. Jesus tem ovelha no budismo, no candomblé, no espiritismo, etc.
            Quantos apriscos Jesus têm? Somente um. Jesus tem pessoas sinceras em qualquer lugar, mas Ele seria incoerente se tivesse mais de uma igreja, ou melhor dizendo, mais de uma verdade.
    
            As duas mulheres do Apocalipse
            Vamos ver agora quais são as duas mulheres do Apocalipse. Leiam comigo: Apocalipse 12:1 e Apocalipse 17:1-6.
            A primeira mulher que nós é apresentada é sóbria, pura e vitoriosa.
            A segunda, é uma mulher pervertida, embriagada e ostentosa.
            Essas duas mulheres representam duas igrejas. Um a igreja verdadeira e uma igreja corrompida.

            Mulher prostituída
            Veremos agora de quem a Bíblia está falando.
            Apocalipse 17:2 nos mostra que essa igreja é apresentada dando de beber aos homens da Terra deixando-os embriagados.
            Essa é a igreja romana. Como já vimos aqui anteriormente sendo a besta do Apocalipse. Mas o que nos chama a atenção é o vinho que deixa os homens embriagados. O que representa esse vinho? São suas doutrinas que deixamos homens desorientados.
            Vejamos exemplos de doutrinas romanas que tem contaminado a mente de milhares de pessoas.
            Os santos. A igreja romana prega que no Céu existem santos que intercedem por nós. Se você crer na Palavra de Deus, você não pode admitir tal doutrina de que uma pessoa por ter vivido de forma tão pura ao ponto de virar santa no Céu depois de sua morte. Segundo a Bíblia, só existe um santo no Céu, Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
            Jesus nos ensinou a orar assim: “Pai nosso que estais no Céu”. Se você crer na Palavra de Deus você não pode orar para mais ninguém. Jesus é apresentado como único intercessor entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5).
            Adoração de imagens. Outra doutrina contaminada pela igreja romana é o culto a imagens. O segundo mandamento da lei de Deus proíbe a adoração de imagens.
            Imortalidade. O que falar da doutrina da imortalidade da alma? A igreja romana ensina que quando alguém morre sua alma continua viva no Céu, no inferno ou no purgatório. Amigo, já vimos aqui que a Bíblia não fala de vida após a morte, a Bíblia fala de ressurreição. Todos os mortos estão no pó da terra esperando a ressurreição.
            Salvação pelas obras. Temos ainda a doutrina da salvação pelas obras.
            Domingo. A Bíblia ordena guardar o sábado e a igreja romana diz para guardar o domingo.
            Apocalipse 17:4 apresenta essa igreja com toda a sua vaidade, ostentando riquezas e tendo nas mãos um cálice de ouro.
            Que igreja é tão vaidosa e ostentosa como essa?
            Apocalipse 17:6 apresenta essa mulher embriagada, mas não com vinho e sim com sangue de santos.
            Isto representa que essa igreja prega a mentira, mas ela sabe o que é a verdade
            Por exemplo. Um pastor evangélico que bebeu do vinho romano vai alegar que o sábado não precisa ser guardado.
            Existem no Novo Testamento textos que falam acerca do sábado: Lucas 23:55-56; Mateus 24:20.
            Já padres romanos confirmam que o sábado deve ser guardado.
            A igreja romana está embriagada com sangue, representando que ela derramou muito sangue. Vamos lembrar o que a igreja romana já fez durante 1260 enquanto exerceu a supremacia.
            Apocalipse 17:5 afirma que essa igreja tem um nome: Babilônia – Esse nome representa a confusão doutrinária que existe nessa igreja. Ela também é chamada de a Mãe, pois ela gerou filhas, confirmando aquele dito popular que reza: Filho de peixe, peixinho é.
            Temos a Babilônia (a igreja mãe) e a Grande Babilônia (que é a mãe com as suas filhas).
            Cada filha saiu da casa da mãe, reclamando da mãe. Uma reclama que a mãe não devolve o dízimo, outra reclama que a mãe usa joias e pinturas, outra reclama que a mãe adora imagens. Só que todas guardam o domingo que a mãe manda guardar.
            Essa é a igreja que domina a besta, essa é a igreja que domina sobre a Terra, essa é a igreja que corrompeu a verdade. Essa é a igreja romana.
  
            Apelo
            Querido, sei que essa foi uma aula difícil para você. Como já foi dito, nem sempre  é fácil de se aceitar a verdade. Mas Deus tem um convite a fazer nesta noite.
            Vamos ver que convite é esse. Leiamos Apocalipse 18:4. Você, que é uma das ovelhas de Jesus, você que está ouvindo Sua voz e entendendo a Bíblia como nunca havia entendido, é para você esse convite: “Sai dela povo meu”.
            Deus sabe que não é fácil abandonar velhos costumes, deixar amigos e até parentes chateados com você para seguir a verdade, mas Deus não quer que você faça parte de seus pecados e muito menos que receba suas pragas.
            Quantos gostariam hoje de abandonar Babilônia e seguir a Jesus?
            Amem! Que assim seja!



            Tema 12 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 91-98.
              


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n