Pular para o conteúdo principal

A MARCA DA BESTA


Apocalipse 13:15-18


            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            O número da besta
            Leiamos Apocalipse 13:15-18
            Quantos já ouviram falar que o número 666 é a marca da besta? Só que devo ressaltar nesta noite que isso está errado.
            A primeira coisa que veremos hoje é que marca da besta é uma coisa e número da besta é outra bem diferente.
            Vamos começar com o verso 16. O que é colocado na testa ou na mão dos homens? Uma marca e não um número.
            Agora vamos para o verso 17 que diz: “Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número de seu nome”. Você percebe que neste verso é apresentado três coisas distintas? a marca da besta; o nome da besta e o número da besta. Então, marca é uma coisa, nome da besta e outra e número da besta é outra coisa.
            Fica bem lembrar agora que na Bíblia tudo o que é muito importante aparece muitas vezes, por exemplo, a segunda vinda de Jesus aparece mais de 2000 vezes na Palavra de Deus. O santo sábado aparece mais de 80 vezes e então, quantas vezes aparece o número 666 na Bíblia? Só uma única vez, em Apocalipse 13:18.
            Já a marca da besta aparece em vários outros, como Apocalipse 13:17; Apocalipse 14:9 e 11; Apocalipse 16:2; Apocalipse 19:20 e Apocalipse 20:4.
            Isso nos diz que o número 666 é menos importante, contudo, tem muita gente por aí perdendo tempo com o número a besta e assim o verdadeiro perigo que é a marca da besta fica sem a devida importância.
            Se o número da besta não é a sua marca, o que é então?
            Voltemos para o verso 17 que diz que o número do seu nome e a marca da besta é algo ligado ao nome da besta.
            Agora vamos para o verso 18 que diz: “Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem”. Observe que nos é dado a ordem de calcular, não de procurar. Tem pessoas procurando o número 666 em imagens do Vaticano e até na roupa do papa, só que não é para procurar, é para calcular.
            Se pegarmos o verso 17 que diz, o número do seu nome e juntarmos com o verso 18 que diz, calcule o número, teremos uma clara direção. Calcule o número do seu nome. A chave está no nome da besta que pode ser calculado.
            Como assim? Como calcular um nome? É simples. Os números no antigo império romano eram letras e o idioma do império era o latim. Assim sendo, um número era representado por uma letra e nesse caso um nome ou uma palavra pode ser calculado.
            Cada bispo que assume o trono de Roma receber um título em latim, que calculado em numeral romano nos dá certo número.
          Ficou claro? “Quem tem entendimento calcule o número da besta, pois é o número de seu nome”.
            Se a marca não é o número o que é? Muitos afirmam que a marca da besta será um chip implantado na pele humana. Será isso verdade? Bem, se você lembrar, no passado já falaram que a marca da besta seria o código de barras, o CPF e até uma tatuagem.
            Amigo, não podemos interpretar a Bíblia por nossas próprias conjecturas. Temos que ter uma boa base bíblica para termos uma verdade clara a seguir. Você não pode tentar entender a Bíblia com a mente do século XXI. Temos que ler a Bíblia considerando o contexto do século I, do tempo em que ela foi escrita.
            Vamos levantar mais subsídios para nossa pesquisa sobre a marca da besta? Leiamos agora Apocalipse 7:1-3. Nestes versos vemos 4 anjos impedindo a destruição da Terra, até que um outro anjo que tinha o selo do Deus vivo, selasse na testa os servos de Deus.
            O ponto importante nestes versos é o selo de Deus. Quem não estiver selado com o selo de Deus será destruído.
            Antes de continuar temos que esclarecer algo. Para nós no século XXI, selo é apenas um pedacinho de papel que colocamos em um envelope de cartas; contudo, temos que estar dentro do contexto histórico e bíblico do selo naqueles dias.
            Nos tempos bíblicos selo era um tipo de carimbo que deixava uma marca, que por sua vez, era um sinal de autoridade. Assim, biblicamente falando, selo, marca e/ou sinal é tudo a mesma coisa.
            Com esses dados podemos perceber que nos últimos dias haveria dois selamentos. De um lado estaria a besta marcando na testa seus adoradores e do outro lado estaria o anjo de Deus selando na testa os servos de Deus.
            Você percebe a importância deste assunto? Muito em breve toda a humanidade será dividida em apenas dois grupos. Os que têm a marca de Deus e os que têm a marca da besta. Em qual dos grupos você estará?
            Para sabermos o que é a marca da besta temos primeiramente que saber qual é a marca de Deus. Pois a marca da besta é uma cópia da marca de Deus. O inimigo copia tudo o que o nosso Senhor tem. Lúcifer queria ser igual a Deus no Céu e hoje ele quer tomar o lugar de Deus na Terra.

            O selo de Deus
            Vamos identificar através da Palavra de Deus o que é o selo de Deus; que sinal o Senhor nos deixou como uma marca distintiva entre Ele e o Seu povo.
            Leiamos Ezequiel 20:12,20.
            Deus deixou o santo sábado como sinal entre Ele e o Seu povo.  Uma pergunta a se fazer neste momento é: Por que Deus escolheu o sábado, o 4° mandamento como um sinal e não outro mandamento? Deus não disse que “não matarás” seria um sinal entre mi e ti? Ou por que não disse que o mandamento “não adorarás imagens e esculturas” seria um sinal entre mim e ti? Por que Deus escolheu o sábado e não outro mandamento qualquer? Fique com esta pergunta na mente e depois iremos respondê-la.
            Neste momento pode ter alguém pensando: o sábado era um sinal, mas não era só para os judeus? Para responder a esta pergunta, vamos ler Gênesis 2:1-3.
           Quantos judeus estavam no Jardim do Éden quando Deus abençoou o sábado?  Nenhum. Adão e Eva não eram judeus. Eles deram origem a todos os povos da Terra. Isto nos diz que o sábado foi feito para todos os povos e não apenas para os judeus.
            Pode ter alguém que ainda não se convenceu que o sábado seja um sinal para todos os povos. Então vejamos o que está escrito em Isaías 56:1-6.
            Nos versos 3 a 5 encontramos Deus falando: “E não fale o estrangeiro (aquele que não era judeu), que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do Seu povo (neste contexto o povo de Deus eram os judeus); nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca”.
            “Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados (não era qualquer eunuco, só os que guardam o sábado), e o meu pacto: Dar-lhes-ei na minha casa (santuário) e dentro dos meus muros (Jerusalém) um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará”.
            Estes versos deixam claro que o sábado não era um sinal só para os judeus, mas sim um sinal para qualquer homem de qualquer raça que desejasse fazer parte do povo de Deus.
            Vamos ver o verso 6: “E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para O servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos Seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto”.
            Este verso deixa bem claro. Quem são os servos de Deus? Os que guardam o sábado. Quem são os servos de Deus? Os que guardam o sábado. Quem são os servos de Deus? Os que guardam o sábado. É muito importante que fique gravado em nossas mentes essa ideia: “Os servos de Deus são os que guardam o sábado”.
            Voltemos agora a ler Apocalipse 7:3: “Dizendo: Não danifiqueis a Terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos de nosso Deus”.
            Quem vai ser selado, quem vai ser protegido da destruição final? Os servos do nosso Deus. E quem são os servos de nosso Deus? São os que guardam o sábado.
            Agora é o momento de respondermos a pergunta feita no início: Por que Deus escolheu o sábado como sinal e não outro mandamento? A resposta é simples. Porque o sábado é o único mandamento que prova quem tem fé em Deus.
            Querido amigo, nos Dez Mandamentos de Deus, qual é o mais difícil de se guardar? Sim, o sábado é o mandamento que distingue quem tem fé em Deus ou não. Você não precisa de fé para não matar, ou para não mentir, ou para roubar. Há pessoas que não acreditam em Deus e nem leem a Bíblia, mas não mentem e não matam.
            O sábado é o único mandamento que não se tem motivo social ou moral para se guardar. Se você vai guardar o sábado, só irá fazer isso porque a Palavra de Deus mandou; isso é fé! Foi Jesus quem disse que “o justo vivera pela fé”.
            A guarda do sábado nunca foi uma questão de salvação pelas obras, mas sim uma questão de fé. A questão hoje não é se você pode guardar o sábado ou não, mas sim, se você confia em Deus ou não. Pois se você confia em Deus, você não terá motivos para não guardar o sábado.

            O sábado na Lei
            Deus colocou Seu Selo na Lei para não ser violada e por isso Ele começa o 4° mandamento com uma ordem: “lembra-te” (Êx 20:8-11).
            Vamos ver o que diz a Palavra de Deus. Em Daniel 7:25 está escrito que a besta mudaria a lei de Deus.

            Lei de Deus X lei romana
            Perceba que as leis são parecidas. Parecidas, mas não são iguais.
            Que mudanças foram feitas? Você pode perceber que a besta não mexeu em mandamentos morais, tais como: não matar, não roubar, não mentir. A besta mexeu com os mandamentos de adoração e fidelidade a Deus.
            Por que a besta não quer que os homens saibam que adorar imagens é errado? Por que quando alguém adora uma imagem que Deus proibiu adorar, a pessoa está adorando a quem? A besta é claro!
            Por que a besta trocou o Sábado pelo Domingo? Quem guarda o Sábado é servo de quem? Servo de Deus.
            Quem guarda o Domingo é servo de quem? Da besta. Você entende isso? Você só tem um motivo para guardar o Sábado e esse motivo é porque Deus mandou guardar.
            Qual é o motivo para se guardar o Domingo? A igreja romana mandou guardar. O único lugar que diz que o Domingo é santo é no Catecismo.
            É uma disputa de quem manda mais, Deus ou a besta? Infelizmente a besta manda mais no mundo do que o nosso Senhor, pois os homens permitem que isso aconteça, quando obedecem aquilo que a besta estabeleceu. A quem você vai obedecer? De quem você será servo? De Deus ou da besta?
           O que une as igrejas? Todas têm seus pontos de diferença, mas há algo que as une. Por que as igrejas defendem o dízimo que é bíblico e estão guardando um dia que não é bíblico?

            Selo de Deus X marca da besta
            Já levantamos subsídios suficientes para termos uma resposta. Se o Sábado é a marca de Deus o que é a marca da besta? A resposta é obvia; o domingo.
            Atualmente a mentira tem prosperado e a verdade tem sido pisada aos pés.
            Os poderes deste mundo mal estão se unindo. União de poderes políticos/religiosos e o ecumenismo são inquestionáveis.

            Campanha mundial para se guardar o Domingo
            O assunto faz parte dos noticiários quase que todo o dia. Campanhas mundiais estão sendo conduzidas mundialmente para a santificação do Domingo.

            Apelo
            A Bíblia nos apresenta dois caminhos, duas porta, dois senhores e muito em breve toda a humanidade estará dividida em dois grupos, os que têm o selo de Deus e os que têm a marca da besta. Grande perseguição ocorrerá contra a minoria que pela fé, ficar firme na obediência a Deus e aos Seus mandamentos.
            Isso parece impossível, falar de perseguição religiosa em pleno século XXI. Então vamos dar uma olhada num evento ocorrido na Turquia.
            Amigo. Agora você tem uma escolha a fazer. Você que hoje recebeu o conhecimento da verdade, vai continuar pecando contra a verdade ou vai pela fé, no sacrifício de Jesus, guardar seus mandamentos inclusive o sábado?
            Essa é a sua decisão.










            Tema 9 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 67-75.
 



             



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n