Pular para o conteúdo principal

OS LIVROS DO JUÍZO


“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12 – ACF).

            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            Os livros do juízo
            Vimos em nosso último tema, que o Senhor Deus, justo juiz está realizando o julgamento investigativo e hoje veremos o que Deus usa como base deste julgamento.
            Leiamos Apocalipse 20:12. Este verso nos apresenta os livros do juízo. Querido amigo, Deus tem no Céu uma forma de registro onde cada ato, cada palavra, cada pensamento é registrado para servir como base no juízo. Você nunca está sozinho. Quando você está na internet, tem alguém registrando cada site que você visita. Jovens, quando vocês acham que estão sozinhos, tem alguém anotando cada ato, cada movimento. Mesmo quando o patrão não está vendo o que você está fazendo, tem um anjo registrando cada intenção.
            Vamos ver quais são esses livros?

            Livro dos pecados
            Em Jeremias 2:22. Aqui temos o livro dos pecados. Vamos falar um pouco sobre ele. Quantos de nós temos o nome nesse livro? Todos, sim todos. A Bíblia nos diz em Romanos 3:10 que não  há um justo sequer e em Romanos 3:23, afirma que todos pecaram.
            Quando seu nome vem para esse livro? Quando nascemos, disse Davi: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). Você não peca para ser pecador, você já nasce pecador.
            Nós nascemos com o coração corrompido, naturalmente somos tendenciosos para o mal. Ninguém nos ensina a mentir ou a fazer coisas erradas, parece que isso já brota naturalmente do ser humano. 
            Outra pergunta sobre esse livro: O que está escrito nele pode ser apagado? A resposta é sim. A Bíblia diz que você não pode apagar, não há nada que você faça que possa apagar seus pecados, mas há no Céu uma borracha infalível que apaga tudo. É o sangue precioso de Jesus. Em Isaías encontramos essa a promessa: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43:25).
            Amigo, não importa como você entrou aqui. Não importa o que você fez. Deus pode te perdoar. Ele quer te perdoar, Ele vai te perdoar.

            Livro das boas ações
            Leiamos Malaquias 3:16.
            Nesse verso encontramos o livro das boas ações. O que podemos aprender com este livro?
            Quantos têm o nome neste livro? Todos. Sim todos; sabe por quê? Por pior que seja uma pessoa, ela um dia fez algo de bom e sabe por que isto acontece? Porque mesmo sendo pecadores, desde o ventre de nossa mãe, nós somos filhos de Deus, fomos feitos à imagem e semelhança do nosso Pai. Somos templos do Espírito Santo e não moradas de demônios.
            Amigo, por mais longe que Satanás possa ter te levado, você ainda é um filho de Deus. Por pior que você seja hoje, no fundo, no fundo e no fundo você ainda tem algo de Deus. Você pode não entender, pode não aceitar, mas você quer mais de Deus em sua vida. Você quer ser melhor, você quer fazer o que é certo.
            Amigo, não lute contra o Espírito Santo, deixe Ele te guiar pelo estudo da Bíblia aos braços do Pai.
            O que é escrito neste livro, pode ser apagado? Não. Saiba que Deus tem prazer em apagar os pecados, mas Deus tem orgulho de revelar nossas boas obras, por menor que elas sejam. Elas trazem alegria ao coração de Deus. É como um pai que recebe um desenho de seu filho pequeno. O desejo em si pode estar cheio de erros, afinal a criança não é uma artista, mas o pai recebe aquele rude desenho como se fosse uma obra prima. Assim amigo, acontece com você em cada tentativa de fazer o que é correto, o que é justo; é para Deus um momento de grande alegria.
           O próximo livro está em Apocalipse 20:15,ali está  o livro da vida. Leiamos.

           O livro da vida
           Quantos tem o nome no livro da vida? Nem todos. A Palavra de Deus diz: “Aquele que não for achado escrito no livro da vida esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. Aqui encontramos uma terrível advertência.
          Não importa se seu nome está escrito no livro dos pecados ou no livro das boas ações. O que realmente importa é se seu nome está escrito no livro da vida. Sua salvação não depende de quantas coisas boas ou más você fez. O que realmente importa é se você colocou seu nome no livro da vida.
            Amigo, você pode ter capítulos e capítulos de boas obras no livro das boas ações, mas se você não tiver o seu nome no livro da vida, nada disso terá proveito.

            Como ser inscrito no livro da vida
            Agora surge uma pergunta importante: Como ter o nome no livro da vida?
            Vamos começar com Marcos 16:16: “Quem crer e for batizados será salvo”. A matemática é simples; crer e ser batizado. Este verso coloca o santo batismo como uma condição para a salvação. O ato do batismo é o momento em que a pessoa coloca seu nome no livro da vida. Por isso o batismo de chamado de novo nascimento.
            Não basta crer. Você tem de ser batizado. Crer em Deus; até os demônios acreditam, mas não se comprometem com o Senhor. Batizar-se é assumir um compromisso. Há muitas pessoas que dizem crer em Deus, mas não seguem seus princípios.
            Em João 3:1-5 encontramos um exemplo bíblico de alguém que acreditava em Jesus, porém não queria assumir um compromisso público com ele. Leiamos. Vamos destacar alguns pontos desse encontro de Nicodemos com Jesus.
            - Ele foi ter com Jesus à noite. Isso mostra que ele não queria ser visto com Ele. Nicodemos tinha medo dos comentários e das consequências de seguir a Jesus.
            - Nicodemos acredita em Jesus. Ele reconheceu que seu poder como vindo dos Céus.           
            - Como Jesus reagiu ao Nicodemos declarar sua crença em seu poder? Jesus interrompe Nicodemos com uma declaração: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Jesus foi direto ao ponto, é como se Ele dissesse: “Nicodemos, você pode dizer mil vezes que me ama, que acredita em mim, mas se você não for batizado, você não verá o reino de Deus”.
            - Qual foi a resposta de Nicodemos a esta enfática declaração de Jesus? Ele disse: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez”?  Esta resposta de Nicodemos nos incomoda. Ela é no mínimo ofensiva, colocando Jesus como um ignorante que fala coisas absurdas, mas no contexto vemos que Nicodemos entendeu o que Jesus queria falar, só que como ele não queria nascer de novo (ser batizado), buscou uma desculpa física. Não é assim que nós fazemos?  Quando Deus nos chama para um compromisso espiritual, nos fugimos para uma desculpa. Nicodemos disse em outras palavras: “Senhor eu até quero nascer de novo, só que não dá Senhor; a culpa não é minha, a culpa é da minha mãe. Ela é pequena demais, se desse eu entrava no ventre de minha mãe”. Sabe o que aprendi com esta resposta? Quem quer fazer arruma um jeito, quem não quer fazer arruma uma desculpa. Não é assim que nós fazemos? Deus nos chama a tomar uma decisão espiritual e nós corremos para uma desculpa, dizendo: “Eu até quero me batizar, mas meu patrão, minha mãe, meu esposo”... e assim vamos colocando nossas decisões nas mãos de outros.
            - O que mais nos impressiona neste diálogo é a resposta de Jesus. Depois das desculpas esfarrapadas de Nicodemos, disse Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Em outras palavras: “Nicodemos, você pode arrumar mil desculpas para não ser batizado, mas minha resposta será sempre a mesma, ‘Quem não for batizado não verá o reino de Deus’”.

            O que acontece no batismo
            Em Atos 2:37-38 encontramos um grupo de pessoas que depois de terem ouvido e entendido a Palavra de Deus, fazem uma pergunta: “Que faremos irmão”?  Eles tiveram seus corações tocados pelo poder do Espírito Santo e estava na hora de tomar uma decisão. A resposta de Pedro foi simples e clara: “Arrependei-vos (acertem suas vidas) e cada um de vós seja batizado”.
           Agora Pedro nos diz o que acontece com quem é batizado: “Para perdão dos pecados; e recebeis o dom do Espírito Santo”. Duas coisas lindas e de suma importância acontecem. Você tem o perdão de seus pecados, tem o registro do Céu limpo e recebe o Espírito Santo. Isto é algo que não se pode explicar. Temos de experimentar a maravilha de poder andar com a bênção e a direção de Deus.
            Querido amigo, você precisa experimentar isto!
           A palavra batismo bem do grego, baptizo que significa mergulhar, imergir e sepultar. O batismo bíblico acontece quando alguém é sepultado, mergulhado nas águas.
            Vamos recordar o que aprendem o sobre batismo até aqui? Para ser batizado eu primeiro tenho que crer (quem crer e for batizado). Eu tenho que pedir (ouvindo eles estas coisas perguntaram a Pedro, que faremos?). Eu tenho que me arrepender (mudar de vida) e eu tenho que ser mergulhado nas águas.
            Vamos dar um exemplo. Um batismo em que o batizando é uma criança, onde a água apenas foi aspergida em sua testa ou cabeça, está correto segundo a Bíblia? Não. E por quê? A criança não creu, a criança não pediu, a criança não foi mergulhada.  Esta criança não está ali por vontade própria, ela esta ali pela vontade dos pais. Portanto, esse tipo de batismo não coloca o seu nome no livro da vida.
           O batismo biblicamente correto é aquele em que a pessoa já possui discernimento e a responsabilidade suficientes para crer, pedir e precisa ser totalmente mergulhada em água.

            Alguém pode ser batizado duas vezes?
            Em atos 19:1-5 encontramos um bom exemplo disso. Paulo encontra discípulos que tinham sido batizados por João Batista (da forma correta), só que não conheciam toda a verdade e por isso Paulo os batizou de novo.
            Isto pode ter acontecido contigo. Você frequentou outra igreja evangélica, você já foi batizado (a), só que quanto mais você estudou a Palavra de Deus, mais você percebeu que sabia muito pouco acerca das verdades bíblicas, ou seja, você continuou vivendo em erro, mesmo depois do seu batismo. Seu novo batismo não será para anular o anterior, mas sim para confirmá-lo na Palavra de Deus.
            Lembre-se de que você já aceitou Jesus, como Senhor e Salvador pessoal. Agora você está aceitando a Palavra de Jesus. Aceitar Jesus é fácil; aceitar a Palavra de Jesus é bem diferente!

            Apelo
            Querido amigo, o que te impede de ser batizado?
            Vamos ver algumas das desculpas mais frequentes para não ser batizado?
            Eu vou me batizar, mas não hoje. Amanhã. Querido, o amanhã não nos pertence. O amanhã pode não existir. A vida é muito frágil para deixarmos decisões tão importantes para amanhã.
            Eu quero batizar-me, mas vou esperar minha esposa.  Eu sei que isso significaria muito para você, mas preste atenção, a salvação é individual. Está escrito: “Dois estarão na cama, um será levado e o outro deixado” (Lucas 17:34). Lembre-se da mulher de Ló e se ele tivesse esperado por ela? Os dois teriam morrido. Não espere ninguém para ser batizado. Vá você e outros verão a sua fé e lhe seguirão!
           Alguém pode dizer, eu quero ser batizado, mas tenho que ser melhor. Como ser melhor? Amigo, se você pudesse ser melhor, não precisaria ser batizado. O batismo é para os pecadores. O batismo não é o fim da carreira, mas sim o início!
            E se eu me batizo e não consigo permanecer? Querido, a Bíblia diz: “Porque andais ansiosos com o dia de amanha?” (Mateus 6:34). Você poderá cair sim, mas Deus o levantará;
            Eu quero me batizar, mas para me batizar tenho que guardar o sábado e assim perderia o emprego e consequentemente faltaria o pão. Amigo, você pode guardar o sábado e teu pão nãofaltará. Diz Davi: “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi o servo de Deus mendigar o pão” (Salmos 37:25).
            As profecias estão se cumprindo, o tempo está passando. Quantos gostariam hoje de tomar uma decisão pelo batismo? Quantos já sentiram em seus corações apertados enquanto estudavam a Bíblia. Quantos gostariam de deixar seus pecados para trás e receber o Espírito Santo para andar em novidade de vida. Tome sua decisão pelo batismo em nome do Senhor Jesus! Amém!








            Tema 11 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 83-90.


  

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n