Pular para o conteúdo principal

O SURGIMENTO DO ANTICRISTO


Daniel 7:1-7

            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            A visão
            Leiamos Daniel 7:1-7.
            Desejamos começar este tema delimitando nossa explicação e para isso vamos fazer uma analogia para justificar-me. Imagine que você está numa exposição de arte e se depara com a pintura de um cavalo. É muito provável que você verá nesse quadro além de um cavalo, uma árvore, uma montanha, o céu e o pasto. Só que quando o artista pintou esse quadro, o que ele quis retratar foi o céu? O pasto? A árvore? Não! Ele quis retratar o cavalo. O cavalo é a principal figura da tela. Todo o restante é apenas um detalhe, que ajuda a embelezar o quadro, mas não são importantes.
            Assim também é com a profecia. Cada profecia é como se fosse uma pintura onde Deus usa o profeta para pintar seu objetivo e junto dele vêm os detalhes que são interessantes, mas não são importantes.
            Hoje há muitas pessoas perdendo tempo demais com detalhes proféticos, pessoas encantadas com a árvore, com o pasto e querendo saber se o azul do céu é turquesa ou azul celeste. Enquanto isso, o que realmente importa fica de lado.
            Querido, hoje eu poderia me deter em muitas coisas interessantes nessa profecia. Poderia explicar cada detalhe do leão, suas asas, porque ele perde as asas, porque ele é colocado de pé e porque ele ganha um coração de homem, mas como meu tempo é curto vamos focar no que realmente importa, ou seja, o que Daniel quis nos mostrar com essa pintura profética. Vamos destacar o que é importante para essa aula. Essa profecia tem um objetivo: Mostrar quem é o anticristo.
            Vamos começar?

            Explicando a visão
            Quantos animais aparecem na visão? Quatro. Qual foi o primeiro animal que Daniel viu? Leão.
            Agora me digam uma coisa; leão tem asas? É claro que não, mas quando Daniel viu esse animal ele teve dúvidas de que era um leão? Não.
            Qual foi o segundo animal que Daniel viu? Um urso. Digam-me; os ursos naturalmente têm um lado do corpo mai s alto do que o outro? Não, mas Daniel teve dúvidas de que era um urso na visão? Não.
            E qual foi o terceiro animal que Daniel viu? Leopardo. Digam-me, leopardos têm quatro cabeças?  Não, mas Daniel teve dúvidas de que era um leopardo? Não.
            E qual foi o quarto animal que Daniel viu? Leiamos novamente o verso 7. Animal terrível e espantoso, diz a Bíblia. Quando Daniel viu esse animal teve dúvidas? Sim! Esse animal não existia, não era um animal conhecido e como Daniel não o reconheceu ele lhe deu o nome de animal terrível e espantoso.
            A pergunta agora é: O que representa esses animais? Leiamos Daniel 7:17. Esses animais representam reinos, é o que diz o texto.

            Códigos proféticos
            Hoje preciso que você aprenda alguns códigos proféticos para entendermos  as profecias. O primeiro código é que as profecias apocalípticas são REPETITIVAS E AMPLIATIVAS.
            Voltemos às lições iniciais. Lembram-se da estátua (Daniel 2). Quantos metais estavam presentes na estátua? Quatro; ok? O que representam estes metais? Reinos. Você percebe que se trata da mesma coisa, apenas vista de forma diferente? Quatro metais e quatro animais. Os metais são reinos e os animais são reinos. Isto não é coincidência, isso é profecia.
            Você pode perceber que o quarto animal tem dez chifres, assim como a estátua tem dez dedos nos pés.  Assim como os pés da estátua representam os dez países que deram origem a Europa, os dez chifres representam dez reinos que saíram do quarto reino (leiamos o verso 24 de Daniel 7).
            Até esse momento, note que tanto em Daniel 2 quanto Daniel 7, tudo foi repetição. Só que a profecia de Daniel 7 não termina no verso 7, vamos ler também o verso 8.
            Agora aprece algo novo, outro chifre. Só que este chifre tem olhos e boca. Porém, a visão ainda não terminou, vamos ler os versos 9 e 10.
            Agora aparece Deus em seu trono e num tribunal em que se assenta para julgar. Nos versos 13 e 14 vemos Jesus vindo sobre as nuvens dos céus.
            Agora ficou mais fácil perceber a repetição e a ampliação.
            Vamos ver o que já entendemos. Entendemos que o leão e o ouro são o império babilônico. Vimos que o urso e a prata representam os medos e persas. Vimos que o leopardo e o bronze representam o império grego. Vimos que o animal terrível e o ferro representam o império romano. Vimos que os dez dedos e os dez chifres são os dez países que surgiram de Roma e deram origem a Europa e que a pedra é a segunda vinda de Jesus.
            Agora o que nos falta saber? Quem é este chifre com olho e boca? Quem é o anticristo? Sim, este chifre é o anticristo, hoje nos vamos provar isso.
            No verso 25 de Daniel 7 encontramos  três características do anticristo. Vamos a ele. Vamos memorizar estas três características: 1ª) teria uma boca para blasfemar; 2ª) mudaria a lei de Deus e 3ª) teria domínio para magoar o povo de Deus por três tempos e meio que são três anos e meio (Daniel 11:13).  
            Passemos agora a outra profecia que nos trará mais conteúdo para esse estudo. Leiamos Apocalipse 13:1-5.
            Só lembrando de que a besta na Bíblia representa animal forte.
            Vamos memorizar mais algumas coisas: A besta tem dez chifres, sete cabeças. É semelhante ao leopardo, tem pés de urso e boca de leão. A besta recebeu o poder do dragão; a besta teve uma ferida mortal, mas sua ferida mortal foi curada; ela tem uma boca para blasfemar e autoridade para agir durante quarenta e dois meses.
            Destaquemos o verso 4, que diz que quem adora o dragão, adora a besta e quem adora a besta, adora o dragão. Tem muita gente que diz odiar o dragão, mas está de mãos dadas com a besta.
            Amigo, entenda hoje uma coisa. Se você tiver qualquer ligação com a besta, seja ela de ordem cultural, tradicional, familiar ou religiosa, você está ligado ao dragão. Quando você descobrir quem é a besta e perceber que está ligado a ela, corte a ligação na hora.
            Vamos aprender neste momento o 2° código profético: O USO DE IMAGENS DIFERENTES PARA O MESMO PERSONAGEM.
            Por exemplo, Jesus é chamado de Leão da tribo de Judá e também de o Cordeiro de Deus.
            Daniel 7:25 apresenta a imagem de um chifre com olhos e boca e Apocalipse 13:1 apresenta uma besta com sete cabeças e dez chifres. A princípio parecem duas coisas totalmente diferentes, mas são a mesma coisa. Como podemos provar isto? Em ambas as profecias aparecem os mesmos animais. Perceba que a besta de Apocalipse 13 tem boca de leão, pés de urso e corpo de leopardo. Agora olhe para a besta, você pode chamá-la de leão? Não. Pode chamá-la de urso? Não. Pode chamá-la de leopardo? Não. Se você visse esse bicho com sete cabeças e dez chifres como o chamaria? ANIMAL TERRÍVEL E ESPANTOSO, da mesma maneira como chamou Daniel.
            Perceba que também em ambas as profecias havia o mesmo número de cabeças. A besta de Apocalipse 13 tem sete cabeças. Agora vamos contar as cabeças de Daniel 7. O leão tem uma cabeça, o urso tem uma cabeça, o leopardo tem quatro cabeças e o animal terrível e espantoso tem uma cabeça. Totalizando, encontramos sete cabeças.
            Outro fator igual nas profecias é a boca. No chifre de Daniel 7 há uma boca que blasfema, assim como na besta de Apocalipse 13 também há uma boca para blasfemar. É a mesma boca.
            E por fim, ambos têm o mesmo período de tempo. Entenda, aqui encontramos mais um código profético, o 3°, para aprendermos: CADA DIA NA PROFECIA É IGUAL A UM ANO (Vejamos Números 14:34).
            Assim sendo, três anos e meio equivalem (correspondem) a quarenta e dois meses, que são hum mil duzentos e sessenta dias e cada dia é igual a um ano, então temos hum mil duzentos e sessenta anos.
            Ficou claro que o chifre com olhos e boca e a besta com sete cabeças e dez chifres são o mesmo poder? Isso quer dizer que a besta e o anticristo são a mesma coisa.
            É preciso explicar mais um detalhe antes de continuarmos. Vamos ler de novo Apocalipse 13:2. Quem deu poder para a besta? O dragão. E quem é o dragão? Apocalipse 12:9 diz que o dragão é Satanás.
            Agora o 4° código profético: NA PROFECIA PODE-SE TER UMA ÚNICA IMAGEM REPRESENTANDO DOIS PERSONAGENS TOTALMENTE DIFERENTES. Vamos usar exemplos bíblicos para exemplificar melhor.
            Jesus é comparado ao leão, mas em I Pedro 5:8 diz que o diabo também é comparado ao leão. Você percebe? Dependendo do contexto, o leão pode ser Jesus ou Satanás. Jesus e o Diabo são totalmente diferentes, mas ambos podem ter a mesma imagem para representá-los.
            Vamos voltar ao dragão. Quem é o dragão? Apocalipse 12:9 diz que o dragão é Satanás. Vejamos o que diz Apocalipse 12:4 (leiamos o verso). Neste verso vemos que o dragão tentou matar o menino que nasceria. Quem é esse menino? Jesus. A Bíblia diz: “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).
            Faço-lhes uma pergunta: Quem tentou matar Jesus quando nasceu? Foi Roma, com sua espada.
            Amigo, nenhum outro reino fez tanto mal ao povo de Deus quanto Roma. Quem tentou matar Jesus quando Ele nasceu? Roma. Quem decapitou João Batista? Roma. Quem crucificou Pedro de cabeça para baixo? Roma. Quem decapitou Paulo? Roma. E Quem jogou João no caldeirão de óleo fervente? Roma. Roma é o animal terrível e espantoso, Roma é o dragão físico na Terra realizando a obra de Satanás, o dragão espiritual.
            Agora que já sabemos quem representa o dragão físico, vamos então juntar as características da besta que já temos.

             As características da besta
             Leiamos novamente Daniel 7:25 e Apocalipse 13:2-3.
             Aqui estão as seis características da besta. Deus mostrou para dois profetas a besta de formas diferentes, justamente para ressaltar características claras e assim juntando as duas visões termos uma espécie de retrato falado da besta. Se encontrarmos um poder ou um reino que tenha cumprido as seis características que a profecia revelou, então teremos encontrado a besta do Apocalipse.
            Só que isso será um assunto para nossa próxima aula. Na próxima aula continuaremos desse ponto e desmascararemos a besta.
            Agora quero convidá-los a refletir na fé que temos.

            Apelo
            A Bíblia diz que houve homens que estiveram dispostos a perder tudo para serem fiéis a Deus. Ela fala de Pedro que preferiu morrer crucificado de cabeça para baixo, mas não negou sua fé.
            Fala de Daniel que preferiu a cova dos leões a contrariar a Palavra de Deus. De jovens hebreus que foram para fornalha ardente, mas não adoraram a estátua de ouro do rei para não pecar contra seu Deus. O que falar de Abraão, o homem que entregou seu próprio filho a fim de glorificar a Deus?
            Só que Jesus pergunta em Lucas 18:8 se Ele encontrará fé na Terra quando do Seu retorno?
            Como está sua fé? Fé, não é crer em Deus, pois até o diabo crê, diz a Bíblia. Ter fé não é mudar de roupa, ou frequentar uma igreja. Fé é você estar disposto a entregar tudo por Deus. É confiar em Deus mais do que confia no dinheiro, trabalho ou família.
            Quando eu olho para a cruz vejo um Deus que tudo entregou, a pergunta que fica hoje é: O que eu e você estamos dispostos a entregar por Deus?
            Quantos gostariam de dizer comigo hoje, Senhor fortalece a nossa fé?







            Tema 6 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 40-47.
   
           


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n