Pular para o conteúdo principal

O DOM DE LÍNGUAS


Atos 2:1-16

            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            O termo pentecostal
            Vamos começar esta aula entendendo o que significa o termo pentecostal. Você, com certeza já ouviu falar das igrejas pentecostais. Essas são igrejas em que se manifesta o falar em línguas estranhas e que para seus membros é o mesmo dom recebido pelos apóstolos no dia de Pentecostes.
            Vamos ver isso na Bíblia. Leiamos Atos 2:1-4. A festa de Pentecostes ocorria 50 dias depois da Páscoa. Era uma festa espiritual judaica muito conhecida e frequentada por homens judeus religiosos de todo mundo conhecido na época.
            Foi nessa festa que Deus derramou Seu Espírito e onde se manifestou pela primeira vez o dom de línguas.
            Veremos neste estudo, que a manifestação da língua estranha que ocorre nas igrejas pentecostais não tem nada a ver com o dom de línguas bíblico.

            O dom de línguas dado como cumprimento de promessa
            O que ocorreu em Atos 2, foi o cumprimento de uma promessa feita no capítulo 1. Vejamos essa promessa em Atos 1:8 (ler o texto). Temos que analisar três coisas nesse texto:
            1ª – Deus prometeu que daria poder para Seus discípulos ao receberem o Espírito Santo. Uma pergunta: Os apóstolos tinham poder antes do Pentecostes? É claro que sim! Em Lucas 9:1é dito que Jesus deu a eles poder para efetuarem curas e expelirem demônios (o relato de Lucas 9 ocorreu historicamente, três anos antes do relato de Atos 2), ou seja, três anos antes dos discípulos receberem  o dom de línguas no Pentecostes, eles já tinham poder dado por Jesus.
            Por que Jesus disse que daria poder a eles, se Ele já tinha dado antes? É que o poder que eles tinham antes, não adiantaria de nada para o cumprimento da missão que teriam agora.
            2ª – Com que finalidade Deus daria poder aos discípulos? Para serem testemunhas. O que é ser uma testemunha de Jesus? É falar dEle, pregar sobre sua Palavra, ensinar as pessoas sobre a salvação. Os discípulos só receberam o dom de línguas porque teriam que testemunhar.
            3ª – Onde os apóstolos teriam que testemunhar? O texto bíblico afirma que deveria ser em Jerusalém, Judéia, Samaria e até nos confins da Terra.
            Eles teriam que testemunhar de Jesus em Jerusalém, essa era a cidade onde eles moravam. Isso seria fácil, já que a área geográfica da cidade era pequena e a língua que se falava na cidade era o aramaico, língua materna dos apóstolos. Eles teriam que testemunhar também na Judéia que era uma cidade próxima e que também tinha o aramaico como língua oficial. Eles também teriam que testemunhar de Jesus em Samaria, que era uma cidade um pouco mais distante e que também tinha o aramaico como língua nativa. Onde estava o problema então?  O problema estava em ser testemunha até os confins da Terra. Os confins da Terra representavam todas as nações, todas as tribos, todos os povos.
            Para testemunhar de Jesus até os confins da Terra, os apóstolos teriam dois obstáculos a vencer: - a distância (não havia como hoje a facilidade do transporte) e - se lá chegassem, como testemunhariam de Jesus sem saber o idioma deles? De que adiantaria curar, expulsar demônios e operar milagres diversos se eles não poderiam dizer em nome de quem eles realizavam esses milagres?

            Como Deus resolveu estes problemas?
            Leiamos Atos 2:5. Neste texto nos é dito que estavam em Jerusalém homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do Céu. Deus resolveu o problema da distancia, trazendo representantes de cada nação para próximo dos apóstolos.
            Pessoas que poderiam voltar para sua terra e serem também testemunhas de Jesus.
            Porém, havia outro problema: Como falar de Jesus para essas pessoas que dominavam outros idiomas? Em Atos 2:4 nos é dito que os apóstolos cheios do Espírito começaram a falar em outras línguas (note que está no plural). Será que os discípulos estavam falando uma língua que ninguém estava entendendo?
        Vamos ver o que a Bíblia diz em Atos 2:6-8 (ler o texto). Os apóstolos receberam o poder de testemunharem em qualquer idioma que necessitassem. Isso é um poder maravilhoso, o dom de línguas. É a capacidade de alguém, sem estudar, poder se comunicar em outro idioma e assim testemunhar de Jesus.
            No dia de Pentecostes, os apóstolos não falaram em língua estranha (numa língua não existente). Falaram nos idiomas dos povos que estavam na festa. As pessoas entendiam o que os discípulos estavam falando. A Bíblia não apresenta nada sobre línguas estranhas. O termo original é “glossa” que significa dialetos ou idiomas de nações.

            Como deve ser usado o dom de línguas na igreja?
            Como já vimos o dom de línguas foi dado para testemunhar. Isso significa basicamente pregar sobre Jesus para os que não O conhecem.
            Já dentro da igreja, onde se reúnem os que já conhecem o evangelho, como deve ser usado o dom de línguas?
             Vejamos o que o apóstolo Paulo nos diz sobre isto. Em I Coríntios 14:18-19 (ler o texto), Paulo se apresenta como alguém que falava em várias línguas/idiomas. Porém, na igreja de Corinto (onde se encontravam irmãos que já conheciam o evangelho e que falavam a mesma língua) ele afirma que prefere falar cinco palavras que todos entendam, a falar cinco mil palavras em outro idioma.
            Paulo diz que na igreja, tem que se falar a língua que o povo possa entender.
            Em I Coríntios 14:27-28 (ler o texto), Paulo diz que na igreja, no máximo só três pessoas podem falar em línguas e que devem fazer isso com ordem, um de cada vez e que haja intérprete.
            Só que não é isso que ocorre nas igrejas pentecostais, concorda comigo? Lá é falado uma língua que ninguém entende. Quando se fala, geralmente falam muitos ao mesmo tempo e não um de cada vez.

            Poderia ser a língua dos anjos?
            Alguns tem tido a ousadia de afirmar que essa língua estranha falada nos cultos pentecostais, é a língua dos anjos. Por isso que ninguém entende. Querido amigo, vamos relembrar que o apóstolo Paulo falava em outras línguas mais do que todos. Certo? (I Coríntios 14:18).
            Olha o que Paulo diz em I Coríntios 13:1 (ler o texto). Paulo diz que mesmo que ele falasse a língua dos anjos, isso quer dizer que ele não falava.
            Se Paulo, o homem que mais falou em línguas, não falou na língua dos anjos como hoje tem tanta gente falando? Isso não soa estranho?

            Se a língua estranha não é bíblica, o que é?
            No capítulo 16 de Apocalipse, verso 13, João nos diz que viu sair da boca; da boca do dragão, da boca da besta, e da boca do falso profeta (por que da boca e não dos olhos, do nariz ou de outra parte do corpo?) três poderes malignos, espíritos imundos semelhantes a rãs.
            Esses espíritos malignos estão falando, por isso saem da boca. Mas por que são semelhantes a rãs?             
            Há rãs, que estão entre os dez animais mais venenosos do mundo. A rã usa sua língua para prender e devorar suas presas.
            Aqui está uma forte alusão ao tipo de estratégia que Satanás estaria usando no tempo do fim para enganar as pessoas.

            Advertência bíblica aos que confiam em prodígios, mas desprezam a Bíblia
            Em Mateus 7:21-23 (ler o texto), Jesus nos adverte sobre o perigo de confiar nos prodígios. Há muitas pessoas hoje que estão em igrejas onde mal se prega a Palavra de Deus, mas se faz grande propaganda sobre milagres e manifestações do poder do maligno.
            Não é porque um pastor opera milagres ou porque coisas extraordinárias acontecem que aquela igreja tenha a verdade. Temos que conhecer a Jesus e isso se dá pela pregação da Palavra de Deus. Temos que estar em uma igreja, onde com ordem e decência se testemunha de Jesus e que haja entendimento da Palavra.

            Apelo
            Queridos amigos, vocês entenderam a importância dessa aula? O inimigo da verdade tem arrastado multidões para o erro com essa doutrina falsa da língua estranha.
            Como cristãos, temos que seguir a Palavra de Deus e não as emoções e sentimentos.
            Quantos hoje gostariam de seguir a Bíblia, mesmo que isso implique em deixar um grupo religioso ou até lutar contra os familiares para defender a verdade?
            Quer você abraçar a verdade e sair do erro? Gostaria de vivenciar os verdadeiros dons do Espírito e fazer parte do grupo que prega a verdade para o tempo do fim?
            Não se preocupe, Deus estará contigo a cada passo e Ele te ensinará o que há de falar e te dará a vitória em Jesus.
             Que assim seja. Amém!!!















            Tema 19 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 139-144.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n