Pular para o conteúdo principal

A PEDRA


Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor” (Efésios 2:19-21).

            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.
            Efésios 2:20 destaca Jesus como a pedra angular , entretanto na Bíblia Ele  tem vários nomes tais como: O Caminho, A Verdade e a Vida, O Cordeiro de Deus, Leão da tribo de Judá, Bom Pastor, A Porta, A Água da Vida, O Pão do Céu e inclusive A Pedra. A Bíblia o apresenta como A Pedra Rejeitada, A Pedra Angular, A Pedra de Esquina e a Rocha Eterna.
            Diante dessa certeza, vamos estudar um pouco mais sobre o verso que acabamos de ler e tirarmos lições para nossa vida.

            Edificados
            O texto começa com a palavra edificados, Paulo diz que temos que ser edificados. Nossa vida tem que ser edificada como uma casa.
            Cada marido tem que edificar sua esposa, fazer com que ela cresça; cada esposa tem que edificar seu marido, fazer com que ele progrida e os pais precisam edificar seus filhos, levá-los a serem pessoas cada dia melhores.
            Mas, infelizmente muitos maridos parecem ter o prazer de rebaixar suas mulheres, diminuindo sua autoestima e quantas esposas que ao invés de serem uma bênção para seus maridos tem se tornado uma “pedra em seu sapato”.     
            Quanto aos pais, o que dizer daqueles que tem o dever moral de edificarem seus filhos e por muitas vezes os abandonam, ou pior, dão maus exemplos tornando-os pessoas desvirtuadas, sem falar daqueles que humilham e agridem seus filhos, causando traumas profundos e assim os impedindo de alcançarem as alturas que Deus deseja que eles alcancem.
            Irmãos e amigos, Deus nos chamou para sermos edificadores. Você tem sido uma bênção em sua casa ou uma maldição?

            O fundamento
            Continuando o estudo do texto, percebemos que o mesmo prossegue falando sobre o fundamento. Fundamento é a base para se edificar uma casa. O que acontece com uma casa sem fundamento? A resposta é simples, ela cai ou no mínimo aparecerão rachaduras em sua estrutura.
            Amados, todo casamento sem fundamento cairá, todo filho criado sem fundamento apresentará rachaduras morais em seu caráter. Eu nunca vi ninguém casando para ser infeliz, pois todos se casam para serem felizes em seus casamentos.
            Mas, por que tantos divórcios? Por que tantos filhos perdidos? Tantos casais infelizes? Essas pessoas construíram seus sonhos sobre o fundamento errado, talvez a sexualidade, filosofias modernas de educação, posição social, etc. Tudo isso tem valor, mas está longe de ser um fundamento seguro para a felicidade familiar.
            Se o segredo é o fundamento, qual é então o fundamento seguro?

            Apóstolos e profetas
            A Bíblia está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento. Certo? Quem escreveu o Novo Testamento? Os apóstolos. E quem escreveu o Antigo Testamento? Os profetas.
            Então apóstolos e profetas são os dois testamentos da Bíblia, ou seja, toda Bíblia.
            “Testamento é o ato pelo qual alguém dispõe, para depois de sua morte, de seus bens”.  (O. S. Boyer, Pequena Enciclopédia Bíblica).
            Meus irmãos, meus  amigos, a Bíblia é o único fundamento seguro para se ter um casamento realmente feliz e abençoado. Sem o fundamento da Palavra de Deus todo filho ou filha terá em sua vida problemas espirituais e sociais que não teriam se a Bíblia fosse a base da sua educação.

            A Pedra Angular
            Nesse momento gostaria que você entendesse algo muito importante aqui. Em nossos dias antes de se fazer o fundamento em qualquer construção, se coloca as sapatas ou estacas e o número delas depende do tamanho da construção. Só que nos tempos bíblicos não era assim; antes do fundamento se usava apenas uma única pedra, chamada de pedra angular ou pedra de esquina.
            Essa era a pedra que acabava dando sustentação para tudo o que viria depois. Veja o que temos para aprender aqui. Eu posso estar falando para alguém que hoje tem trazido rachaduras morais por ter quebrado os princípios do fundamento bíblico. Falando a casais que estão vendo seu matrimônio arruinado por que um, ou os dois negligenciaram os valores da palavra de Deus.
            Se falo hoje para alguém que entrou aqui derrotado por ter sido fraco no fundamento da Bíblia, quero dizer que ainda há esperança para sua vida, para seu; casamento, para seu filho, pois abaixo do fundamento está a Pedra Angular, a Pedra que tudo sustenta e restaura.
            Enquanto Jesus estiver como a Pedra de Esquina há esperança, então enxugue as lágrimas e saiba que não importa o que você tenha feito, ou o que o inimigo tem feito em sua vida, você ainda é amado por Deus e Jesus lhe perdoa. Jesus é a Pedra que nos perdoa. Repita mentalmente esta frase: Jesus é a Pedra que me perdoa. Agora todos juntos em alto e bom som: Jesus é a Pedra que nos perdoa. Amém!
            “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1 Coríntios 10:4 - ACRF).

             A Pedra que os acompanhava
             O texto que lemos, diz que uma Pedra os seguia. Quem é a Pedra? Você já sabe, Jesus!
          Amigo, você pode se esconder dos seus pais, dos seus amigos, do pastor de sua igreja, mas você não pode se esconder de Deus. Tem uma Pedra que te segue e um dia, mais cedo ou mais tarde você vai se deparar aos pés de Jesus e reconhecê-Lo como seu único e soberano Rei e Salvador.

            Beberam da fonte espiritual
            Paulo afirma que alguns estavam bebendo da fonte espiritual. De quem Paulo estava falando? Quem são esses que beberam da fonte espiritual? O povo de Deus cativo no Egito, que teve a oportunidade de presenciar o poder de Deus de uma forma jamais vista, através das 10 pragas, a travessia do Mar Vermelho e tantas outras teofanias.
            Só que, mesmo depois de tudo o que viram e sentiram na presença de Deus o povo de Israel, na primeira crise que teve, blasfemou de Deus e duvidou de suas intenções. Quiseram então voltar para o Egito.
            A dureza do coração deles trouxe consequências. A viagem que seria de 40 dias atravessando o deserto para chegar à terra prometida se transformou em 40 anos de duras lutas pelo deserto.
            Querido amigo, não se esqueça de que com Deus não se brinca (Gálatas 6:7). Tudo o que o homem plantar isso também colherá. Deus prometeu que nos perdoaria os pecados, mas não prometeu o livramento das consequências de nossas escolhas erradas.  
            Vou dar um exemplo daquilo que falo: Deus pode perdoar o seu adultério, mas não promete que seus filhos o perdoem. Deus pode perdoar o uso do cigarro e das drogas, mas não promete te livrar do câncer. Deus pode te perdoar por um crime cometido, mas não promete livramento da cadeia.
            Querido amigo, não brinque com Deus. Será que hoje falo para alguém que conhece a vontade de Deus para sua vida, mas mesmo assim tem pecado contra Ele? Está na hora de fazer uma escolha inteligente para seu próprio bem, pois enquanto você ficar teimando contra o Espírito de Deus o deserto de sua vida não vai acabar. Seu problema já era para ter tido uma solução, seu casamento já era para estar estabilizado, mas você ainda continua dando voltas no deserto por ser teimoso. Deus quer te abençoar, mas você não pode esperar a bênção de Deus vivendo na maldição e no erro.

            Deus é misericordioso
            Saiba que graças a Deus, por Sua misericórdia, mesmo sendo muitas vezes “cabeça dura”, “povo de dura cerviz”, Deus não abandonou o Seu povo. Durante 40 anos, Deus proveu pão do céu para o sustento no deserto; suas roupas não envelheceram; uma nuvem os cobria do calor escaldante do deserto e à noite uma coluna de fogo os aquecia do frio noturno, além de iluminá-los, espantando assim as feras da noite.
            Eles tinham tudo, porém um dia faltou água e quando a água faltou, aquele povo que testemunhara do amor e poder de Deus novamente se levantou para blasfemar e murmurar querendo voltar para o Egito. Não é assim que somos também? Deus nos cobre de bênçãos dia após dia e no primeiro momento que algo nos falta, ou alguma coisa de ruim nos acontece, perdemos a fé ou nos desesperamos. O que Deus faz perante tanta ingratidão e murmuração?
            Deus mandou Moisés pegar a vara, chamou o povo para ir à pedra e lá o Senhor dá a Moisés a ordem de bater coma vara na pedra. Nesse momento, tente imaginar comigo o que passou na mente de Moisés: “Senhor queremos água, me mande cavar um poço, me peça para erguer a pedra para ver se tem água debaixo dela, mas não bater na pedra, pois isso não vai adiantar. Senhor, bater na pedra segundo a ciência, não vai sair água, sai faísca. Deus, meu pai disse que bater na pedra solta lasca, não sai água. Senhor eu sou um homem vivido, já bati em pedra com vara muitas vezes e quando se bate na pedra com a vara, a pedra quebra a vara”.
            Mas Deus disse: “Bata na pedra” e Moisés confiando em Deus, bate.
            O que aconteceu quando Moisés bateu na pedra? Saiu faísca? Saiu lasca? Quebrou a vara? Não, saiu água e muita água. Nosso Deus é um Deus de bênçãos. Querido, Deus tem te falado ao teu coração, ao estudar a Bíblia Deus tem te convencido de algumas coisas e você tem tido medo de fazer o que Deus está te pedindo? Se o Senhor te pedir para guardar o sábado e você estiver com medo de que vá sair faísca de sua vida profissional; pode guardar querido, porque n ao vai sair faísca, vai sair bênção.
            Está com medo de devolver o dízimo porque vai soltar lascas em sua casa? Pode ser fiel a Deus, pois não vai sair lasca, vai sair bênção. Será que há alguém que já sabe que tem que ser batizado e que está com medo de quebrar a vara no casamento? Saiba que você pode se batizar, porque não vai quebrar a vara, vai é sair bênção.
            O que aprendemos até aqui? Que Jesus é a Pedra que nos alimenta, porém falta mais um texto para termos uma visão completa sobre a Pedra que é Jesus.
            Até esse momento tudo que foi dito está de acordo com nossas necessidades. Quem não gosta de saber que tem um Deus que nos alimenta, nos cura, nos protege e nos perdoa? Mas agora vamos estudar um texto que não é tão agradável. Saiba amigo, a verdade nem sempre é fácil de aceitar, mas eu prefiro uma verdade que me doa, a uma mentira que me agrade.

            Jesus nos julga
            Leiamos Mateus 21:44
            Esse verso nos revela algo muito importante, mas pouco entendido sobre Jesus. Em relação a Ele e a mim, só existem duas escolhas, ou eu me quebro ou eu viro pó.
            Quebrar-se, representa sua conversão e virar pó, representa a sua morte eterna. “Tu eras pó e ao pó tornarás” (Gn 3:19).
            Querido amigo, o mesmo Jesus que te cura, que te perdoa e que te sustenta, é o mesmo Jesus que te julgará. Ele não te julgará pelo que você acha certo ou pelo que sua família acredita; muito menos pelo que seu pastor prega. Mas Jesus julga pelo que Sua palavra diz ser correto. Então vamos lá, o que aprendemos com esses versos? Jesus é a pedra que nos perdoa; Jesus é a pedra que nos alimenta e Jesus é a pedra que nos julga.

            O reino de Deus
            Em Daniel 2:44-45, o texto nos diz que a pedra também representa um reino. O Reino Eterno de Jesus está vindo para dar um fim a este mundo de pecado e sofrimento. Há uma promessa feita em João 14:1-3 que move nosso coração. Leiamos o verso.

            Apelo
            Sabe por que temos a certeza de que Jesus voltará? Porque Ele prometeu que nasceria e nasceu; prometeu que morreria e morreu; prometeu que ressuscitaria e ressuscitou; prometeu que subiria aos céus e subiu e por último, prometeu que voltaria e vai voltar.
            Quantos gostariam de estar preparados para esse encontro com o Senhor da glória? Eu gostaria de orar por sua decisão.





            Tema 3 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 21-28.

     



           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n