Pular para o conteúdo principal

A SEGUNDA BESTA


Apocalipse 13:11-15

            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            A visão profética
            Leiamos Apocalipse 13:11-15.
            Nestes versos encontramos a 2ª besta, que é responsável pelo movimento que irá trazer perseguição e morte aos fiéis do povo de Deus. Vamos neste tema descobrir que é a segunda besta.

            A besta que surge do mar
            Concentrar-nos-emos no verso 11. A primeira a se destacar neste verso é que a 2ª besta surge da terra.
            Se compararmos com Apocalipse 13:11 veremos que a 1ª besta surge do mar, enquanto a 2ª surge da terra. Ao darmos uma olhada em Apocalipse 17:15, veremos que águas (mar) representa povos, multidões, nações e línguas. Assim, mar em profecia bíblica significa uma região geográfica com muitos povos e multidões.
            Facilita bastante o nosso entendimento olhando para o mapa-múndi.
            Em que região geográfica surgiu a 1ª besta? Na Europa. Olhando para o mapa-múndi veremos que a Europa é a menor região geográfica, com a maior concentração de povos, de nações e de diferentes idiomas. Mar profeticamente falando é a Europa.
            Vamos fazer uma comparação: se águas/mar representam uma pequena extensão de terra com grande quantidade de povos e idiomas diferentes na terra, o contrário de água representa uma grande região geográfica com poucos povos diferentes e com poucos idiomas diferentes.
            No mapa-múndi que região geográfica é o contrário da Europa nesse sentido? A América do Norte é a maior extensão de terra com a menor concentração de povos e idiomas diferentes.
            Ao afirmar então que terra profeticamente falando representa a América do Norte, qual é o país na América do Norte com poder para ser a besta? Claro que só há um com essa condição que é os EUA. Essa grande nação representa a 2ª besta e vamos provar esse argumento com fatores históricos e bíblicos.
            Desejo chamar atenção de vocês para linha do tempo. Temos um período de 1260 anos, período onde a 1ª besta dominava a Europa com mão de ferro. Enquanto isso aconteceu um fato histórico de grande importância no mundo. Você lembra-se de algo? O descobrimento do Brasil em 1500. Só que antes disso ocorreu o descobrimento da América em 1492.
            Cristóvão Colombo descobriu a América e mudou a história do mundo. Mas concomitantemente, em 1517 ocorreu outro fato histórico que trouxe grandes mudanças na história do mundo. Um padre católico romano, chamado Martinho Lutero levanta um movimento religioso conhecido como Reforma Protestante. Com ousadia ele começa a pregar contra os erros católicos romanos e traduz a Bíblia para o idioma alemão, transmitindo assim a verdade bíblica para o povo e grande multidão começa a se ver livre dos dogmas e tradições romanas.
            Enquanto muitos “protestantes” (seguidores de Lutero) eram mortos na Europa pelo poder da igreja romana, uma nova nação vai florescendo na América do Norte. No ano de 1609 chegam à América, os primeiros colonizadores ingleses fugindo da perseguição romana na Europa.
            Esses colonizadores ingleses se tornariam o povo predominante nessa terra e com eles vieram as doutrinas protestantes nascidas na Europa.
            Assim, tornariam os Estados Unidos da América o único país com base protestante no mundo. Eles disseram que essa nação seria uma terra de homens livres e que cada pessoa teria o direito de adorar a Deus livremente.
            Houve ali o primeiro culto de ações de graças, não a primeira missa. Essa nação surgiu com valores bíblicos, seguindo o princípio máximo de Lutero “Somente a Bíblia”.
            Em 1776, o povo norte americano dá seu grito de independência. Cansados da opressão inglesa, começaram uma revolução para obterem a liberdade política e econômica. Apoiados pela França, eles alcançam a sua vitória e em 1783, a Inglaterra reconhece os EUA como uma nação livre.
            Percebe-se que são apenas 15 anos que estão entre a liberdade americana e a queda do poder da igreja romana na Europa. Isto faz lembrar que enquanto uma besta perdia poder a outra estava recebendo. 

            Parece cordeiro, mas fala como dragão
            No verso 11 de Apocalipse 13 também notamos que essa besta tem dois chifres parecendo cordeiro, mas falava como dragão. Perceba, cordeiro é símbolo de Cristo e dragão símbolo de Satanás.
            Essa besta teria um começo cristão, mas terminaria com atitudes do dragão. Vemos isso acontecer na nação norte americana.
            Em 1788 foi assinada a constituição americana que tem em sua base princípios bíblicos. Ela contempla a liberdade política e religiosa. Assim, ela se tornou a país da liberdade, onde a base de seu governo é a Palavra de Deus.
            É o único país no mundo, onde o presidente para assumir seu mandato tem que fazer um voto de fidelidade à Bíblia.
            Todos sabem hoje que esse país conhecido como o país da liberdade, tem agido como o dragão, derrubando reinos, matando pessoas, realizando embargos econômicos, espionando países e agindo em muitos casos sem o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU.
            Vemos que o verso 12 mostra que duas bestas estariam juntas no mundo e que a 2ª tem o poder que a outra já teve. A segunda besta surge para dar poder para a 1ª besta que foi ferida de morte, mas sobreviveu. Lendo os versos 13 e 14 podemos observar três coisas que ela estaria fazendo: 1°)  a besta fará fogo descer do céu; 2°)  a besta seduzirá os habitantes da Terra e 3°) a besta fará uma imagem a primeira besta que foi ferida mortalmente mais vive.
            Vamos analisar a seguir, mais de perto estes três pontos.

            Seduz os habitantes da Terra
            Notemos que há uma estratégia muito bem usada pelo inimigo; esse método é a sedução. Lembram-se de Eva no Jardim do Éden?
            Vejamos o que os EUA tem feito para seduzir o mundo: 1°) a moeda americana tem seduzido milhares; 2°) o  exército americano impressiona o mundo;  3°) as marcas americanas atraem multidões; 4°) os heróis americanos nos encantam desde a infância; 5°) foi a nação norte americana que impressionou o mundo com seu poderio atômico; 6°) foram eles os primeiros a colocarem o homem na Lua. Sem sombra de dúvidas, esta nação tem encantado e seduzido o mundo.  

            Faz fogo descer do céu
            Fogo descendo do céu representa o poder de Deus. Em dois episódios marcantes na Bíblia isto é mostrado. O primeiro ocorreu com Elias no Monte Carmelo e o segundo foi no dia de Pentecostes.
            A profecia diz que a segunda besta tentaria enganar os homens com uma imitação do poder de Deus.  Existem três movimentos no mundo que alegam receber poder de Deus e esses movimentos estão se espalhando pelo mundo; são eles: O primeiro é o Espiritismo Moderno. Considera-se que o Espiritismo Moderno tem como fundadoras as senhoritas Margaret e Kate Fox, conhecidas como as “irmãs Fox”. Elas nasceram em Hydesville, estado de Nova Iorque nos Estados Unidos da América. Tornaram-se médiuns através de contatos com um espírito em sua casa em Hydesville e mais tarde tornaram-se as médiuns mais famosas do mundo. As irmãs Fox espalharam sua mensagem espírita por 30 anos, tendo mais sucesso nos EUA e na Inglaterra. Esse movimento tem proclamado curas e prodígios em nome dos espíritos do céu. O segundo movimento é o Pentecostalismo, cuja origem também se deu nos EUA. Nas reuniões de igrejas pentecostais se destacam os milagres e maravilhas. Eles alegam ter fogo na igreja. Por último o terceiro movimento é o Carismático Católico, que também teve sua origem nos EUA. Esse movimento, assim como o pentecostal, também traz as curas e maravilhas como provas do poder de Deus sobre eles.
            Vamos perceber mais adiante que a pregação destes movimentos, não está em harmonia com a Palavra de Deus.

            Estratégias de Satanás
            Qual é a estratégia do inimigo para o tempo do fim? Apocalipse 16:13-14 diz que três poderes satânicos estarão trabalhando para preparar o mundo para a batalha contra Deus. São três espíritos imundos, operadores de sinais (milagres).
            Que advertência Jesus nos deu sobre milagres no tempo do fim? Vamos ver, leiamos Mateus 24:24 e Mateus 7:22-23.
            Ao ler João 4:48 descobrimos que  a nossa fé não pode estar baseada em milagres, mas sim na Palavra de Deus.
            Também em João 20:29, Jesus diz que feliz é aquele que ouve a Palavra de Deus. Fé é a certeza daquilo que não se pode ver.
            Ainda em João 17:20, Jesus ao orar por nós ao Pai disse que orava por aqueles que creriam nEle por intermédio de Sua Palavra.
            Querido amigo, o único motivo para você seguir uma religião deveria ser o que é pregado lá e não o que você recebe lá.
            Você vai ter uma bênção seguindo e obedecendo a Deus, mas Deus não quer ser adorado pelas bênçãos que dá, mas pelo que Ele é.
            Deus buscará os que O amam pelo que Ele é, e não pelo que Ele pode dar!

            A imagem da besta
            A 2ª besta faz uma imagem da 1ª besta. Como isto ocorre? Vamos pensar um pouco. Quem deu poder a igreja romana no passado? A igreja romana nos tempos de Constantino recebeu o poder político e religioso e é exatamente isso que está acontecendo também nesse momento no mundo.
            Sabemos os esforços que estão sendo envidados no mundo e como os poderes político e religioso estão se unindo para quebrar as Leis de Deus e formarem uma nova ordem mundial.
            Uma imagem histórica é a da primeira visita de um papa aos EUA.
            Por que os americanos não permitiam a vinda do bispo de Roma a sua terra? Seus antepassados tinham fugido da Europa pela perseguição religiosa imposta apela própria igreja.
            Depois dessa visita, todos os anos esses dois poderes do mundo se encontram a portas fechadas e em público demonstrando ao mundo sua aproximação.
            Mudam as figuras, mas os encontros continuam.
            Cada dia que passa esses dois poderes estão mais unidos.
            A figura do bispo de Roma está se fortalecendo no mundo cada dia mais. Periódicos de circulação nacional e internacional (Time, Veja) atestam este fato.
            Uma das preocupações do Vaticano é a unidade das religiões.
            Igreja Romana e o Islamismo.
            Igreja Romana e o Judaísmo.
            Igreja Romana e as religiões espiritualistas.
            Igreja Romana e a Igreja Romana Ortodoxa.
            E recentemente surge no cenário um bispo Anglicano que trouxe um reforço para essa unidade religiosa – a proposta do ecumenismo.
            Esse bispo Anglicano, Tony Palmer era amigo íntimo do Papa Francisco e quando o Papa soube que esse bispo carismático teria um encontro com três mil pastores evangélicos nos EUA, chamou-o ao seu escritório e mandou uma mensagem pessoal a esses pastores.
            Em uma reunião ocorrida recentemente no Vaticano, estavam presentes, líderes representantes de 80% das religiões do mundo.
            Depois desse encontro com o Papa Francisco, o bispo Tony Palmer faleceu. Sua morte trouxe uma certa áurea de urgência para essa proposta de unidade religiosa por parte de Roma.
            Agora me respondam. Quando as religiões do mundo se unirem, quem vocês acham que será escolhido como líder mundial? Quando a economia do mundo, que está falindo, tiver que se unir, que líder mundial será escolhido para liderar o mundo nessa nova ordem?
            O mundo está se dirigindo para as mãos desses dois poderes. EUA, o poder político do mundo e a Igreja Romana, o poder religioso do mundo. Temos aqui o homem mais amado e o mais temido.
           Nos versos 15 a 18 de Apocalipse 13, encontramos outro aspecto desse enredo que é Marca da Besta e que mostrará melhor essa unidade, mas isso é o tema para nossa próxima aula.

            Apelo
            Não vou terminar essa aula falando da besta. Desejo não apenas de dar informação, porém o mais importante é você receber salvação e para isso preciso apresentar Jesus e mostrar tudo o que Ele fez para no salvar.
            Ele deixou o Céu, Seu trono, Sua majestade.
            Se fez carne e habitou entre nós, para conhecer nossa fragilidade.
            Trabalhou duro na carpintaria para conhecer nosso suor.
            Entrou em nossas casas, entrou na casa do pobre e na casa do rico. Comeu a nossa comida e tomou nossos filhos nos braços. E nós o que fizemos?
            Nós O maltratamos.
            Ainda assim, morreu de braços abertos para nos salvar.
            Hoje, ao olhar para a cruz, vejo um Deus que foi entregue por amor a mim.
            Ao olhar para a tumba vazia, vejo um Deus que pode fazer tudo por mim.
            Quando olho para o Céu, vejo um Deus que intercede por mim.
            Quando estudo a Bíblia, vejo um Deus que está vindo me buscar e eu quero estar pronto para esse encontro.
            Quantos gostariam de se preparar para esse encontro? Quantos desejariam manifestar publicamente, vindo nesse momento para à frente? Eu gostaria de orar por sua decisão!


            Tema 8 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 56-66.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n