Pular para o conteúdo principal

O INÍCIO DO JUÍZO


Daniel 8:14


            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            A oração de Daniel
            Vamos começar nossa aula de hoje lembrando que na visão do capítulo 8 já entendemos que o santuário celestial seria purificado e que a purificação seria o juízo de Deus. Só nos faltou saber quando isso ocorreu. Por isso o capítulo 8 termina com Daniel dizendo: “Espantava-me com a visão, e nãohavia quem a entendesse” (Daniel 8:27).
            O que faltou para Daniel entender, foi exatamente a parte dos 2300 dias de Daniel 8:14.
            No capítulo 9, Daniel está orando, buscando o perdão de Deus para ele e para seu povo. Vamos ler o que acontece durante essa oração. Leiamos Daniel 9:21-23.

            Vamos destacar algumas lições nesses versos:
            Quando oramos o anjo do Senhor nos toca. Hoje por nossa condição pecaminosa não conseguimos enxergar as coisas espirituais, mas tenha certeza que quando você ora com fé, um anjo é enviado para tocar em sua vida.

            O anjo diz que Daniel é muito amado. Isso não é um privilégio apenas de Daniel, a Bíblia afirma que Deus amou o mundo. Acredite, você é amado no Céu, não importa o que os outros digam, tem alguém que te ama muito a ponto de se entregar para morrer na cruz só para provar isso.

            O anjo diz que foi enviado para fazê-lo entender a visão. Que visão é essa? No verso 21, Daniel diz que  o “homem Gabriel que ele tinha visto na visão ao princípio”, ou seja, essa era a visão do capítulo 8. O anjo Gabriel veio para dar a Daniel o entendimento do que ele não havia entendido antes do capítulo 8, isso é, os 2300 dias.

            Entendendo os 2300 dias
            Antes de continuarmos, é bom lembrar que cada dia em profecia é igual a um ano (Números 14:34). Então 2300 dias na verdade são 2300 anos. Assim Daniel 8:14 diz que depois de 2300 anos, o juízo de Deus teria início.
            Vamos ver a explicação do anjo para sabermos quando teria início os 2300 anos e principalmente quando terminaria este período para começar o juízo de Deus. Vamos lá!
            No verso 24, o anjo diz para Daniel que 70 semanas estão separadas para seu povo. Três coisas a se considerar aqui:

            Quem é o povo de Daniel e qual é essa cidade santa? Bem, o povo de Daniel era os judeus, então Deus teria um tempo específico par aos judeus. A cidade santa dos judeus era Jerusalém.

            De onde o anjo tirou estas 70 semanas? Dos 2300 anos; 70 semanas tem 490 dias, então 70 semanas correspondem a 490 anos dos 2300 anos.

            Quem faz cessar a transgressão? Quem põe ao pecado? Quem traz a justiça eterna? A resposta a todas estas perguntas está num nome; é Jesus.

            Este tempo de 490 anos, é o tempo que Deus daria para os judeus se arrependerem e assumirem o plano que Deus tinha para eles no mundo e para isso, o Senhor enviaria Jesus para o meio deles. Assim seria a última oportunidade para que Israel mantivesse seu status como povo de Deus.
            Isto não quer dizer que os judeus estão perdidos. Todo judeu individualmente que aceitar Jesus como Senhor e Salvador pessoal, bem como viver de acordo com os princípios da Palavra de Deus será salvo.
            Deus trabalhou longamente e com muita misericórdia para com Israel, para fazê-lo exemplo para o mundo e assim levar luz de Deus para as outras nações, só que Israel por várias vezes se afastou dos princípios divinos e agora receberia a última oportunidade.
            Fica mais fácil entende isso observando o gráfico da linha do tempo. Temos um período de 2300 anos que não sabemos quando começa nem quando termina. Sabemos que desse período, 70 semanas, isto é, 490 anos são para o povo judeu. Vamos continuar.
            Nos versos 25 a 27, o anjo diz que até o Ungido, isto é, ate que Jesus fosse ungido, haveria 2 períodos, um de 7 semanas (49 anos)  e outro de 62 semanas (434 anos).
            No verso 26 é dito que depois das 62 semanas, o Ungido seria morto. E no verso 27 diz que Ele, o Ungido faria uma aliança com muitos povos por uma semana (7 anos).
            Então temos três períodos: Um de 7 semanas, mais um de 62 semanas e por último1 semana, lembrando que todos eles estão dentro do período de 70 semanas.
            Continuando no gráfico, temos 2300 anos, desses 490 anos são para o povo judeu e dentro desse tempo temos 3 períodos, um de 49 anos, outro de 434 anos e o último de 7 anos que somados totalizam 490 anos.
            A pergunta agora é, quando começa a contagem desses períodos? Temos a resposta no verso 25, onde o anjo diz: “Desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém”. Essa é a chave, quando saísse o decreto para restaurar Jerusalém, começaria a contagem do tempo.
            Quando Daniel teve as visões dos capítulos 8 e 9, grande parte do povo de Deus (Israel) estava cativo em Babilônia e Jerusalém estava em ruínas. A data da queda de Jerusalém aconteceu em Julho de 587 ou 586 a.C.
            Só que em 457 a.C. o rei Artaxerxes baixa um decreto ordenando a reconstrução de Jerusalém.
            Assim, temos o cumprimento da profecia e o inicio das 70 semanas (490 anos) e consequentemente dos 2300 anos que começou no ano de 457 a.C.
            Seguindo Daniel 9:25, a reconstrução da cidade seria com muito custo: “As praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos”. Com todas as dificuldades a reconstrução se estende por 49 anos.
            Assim se cumprem as 7 semanas no ano 408 a.C., lembrando que a contagem dos anos antes de Cristo é decrescente.    
            Sessenta e duas semanas (434 anos) depois, Jesus é ungido em seu batismo pelo Espírito Santo.
            Ou seja, no ano de 27 d.C. Jesus é batizado, cumprindo assim a profecia das 62 semanas.
            Agora falta apenas uma semana (7 anos) para se completar o tempo dos judeus. No verso 27 o anjo diz que o Ungido faria uma aliança com muitos, por uma semana e que na metade da semana faria cessar o sacrifício. Metade de 7 anos são três anos e meio.O que ocorreu há exatos três anos e meio após o batismo de Jesus? Jesus foi crucificado e isso é confirmado pelo verso 26 que diz que depois de 62 semanas, seria morto o Ungido.
            Na cruz, Jesus deu fim aos sacrifícios. O Cordeiro de Deus deu a Sua vida para redenção da humanidade, cumprindo a profecia. Jesus o Ungido veio para o meio dos judeus, viveu entre eles, os curou, os alimentou, pregou as boas novas da salvação, só que apesar de tudo isso foi rejeitado e crucificado, mesmo assim Deus ainda lhes deu 3 anos e meio para que se arrependessem antes de terminar seu tempo.
            Cristo morreu no ano 31 da era cristã e o que ocorreu 3 anos e meio depois?
            Três anos e meio depois da morte de Jesus ocorreu a conversão de Saulo, que se tornou o grande apóstolo da graça.
            No ano 34 d.C., Saulo agora conhecido como Paulo, inicia seu ministério em meio aos gentios colocando de vez fim ao tempo dos judeus.
            Dos 2300 anos já achamos 490 anos. Falta-nos achar 1810 anos. Faremos um cálculo bem simples agora. Pegaremos o último ano onde paramos, ou seja, 34 d.C. e somaremos aos 1810 anos, chegando assim ao ano de 1844 como sendo o fim dos 2300 anos, a data em que se deu início o juízo de Deus.

            Voltando ao santuário. Lembra-se do santuário? Podemos ver as três fases do ministério de Jesus:

            fase – Do átrio do santuário, representando os 33 anos que Ele viveu entre nós na Terra. No átrio encontramos o altar, representando Sua morte e a pia representando a salvação oferecida através do batismo.

            fase – Do lugar santo, que teve início com sua ressurreição e ascensão, onde iniciou Sua intercessão por nós. No lugar santo havia a mesa com os pães, o candelabro com as lâmpadas e o altar de incenso representando a intercessão de Jesus que nos ilumina e nos alimenta espiritualmente.

            fase – Do lugar santíssimo, que  se iniciou em 1844 e se estende até a segunda vinda de Jesus. Nesse compartimento havia a arca com a lei de Deus, representando Sua autoridade para julgar.

            Apocalipse 14:6-7 nos adverte que é hora de temer a Deus e dar-lhe glória, pois é chegada a hora de Seu juízo. Querido amigo, quantos tem brincado com Deus e deixado de lado as coisas espirituais, colocando Deus em segundo plano? Já são mais de 160 anos que Deus iniciou Seu juízo. De quanto tempo ainda dispomos?
            Tem pessoas deixando para amanhã sua decisão, achando que ainda terão tempo. Quero dar-lhe um exemplo trágico de pessoas que não aproveitaram sua oportunidade, pessoas que deixaram o tempo passar e que se perderam.

            Apelo
            Leiamos Mateus 24:37-39.
            Nos tempos de Noé, Deus advertiu o mundo contra seus pecados e determinou um tempo de 120 anos para que Noé pregasse e preparasse a arca.
            Depois que o anjo fechou a porta da arca, se passaram 6 dias sem cair uma gora d’água. Todos que estavam fora da arca riam de Noé e de sua família a aproveitavam a vida comendo, bebendo, e se dando em casamento. Só que no 7° dia o céu escureceu, os relâmpagos cortavam as nuvens e os trovões retumbaram pelos ares, enquanto todos olhavam assustados para o céu. Começava a cair chuva forte.
            A Bíblia diz que se abriram as comportas do céu e do abismo e não tiveram como escapar.
            Dá para imaginar pessoas desesperadas batendo na porta da arca, só que sua oportunidade já havia passado. Não fora Noé quem os rejeitou, foi o anjo que fechou a porta da graça para eles. Hoje a porta da graça está aberta, a mensagem está sendo pregada e sua oportunidade de aceitar a salvação colocando a vida em ordem com a palavra de Deus está de pé.
            Noé teve 120 anos. Nós já estamos com mais de 160 anos de misericórdia. É hora de tomarmos uma decisão.
            Quantos gostariam de entregar sua vida a Deus pelo santo batismo?
            Louvado seja Deus pelas decisões que estão sendo tomadas aqui ao longo desta série de estudos. Pelas decisões tomadas nesta noite em especial!
            Oremos pelo longo caminho da santificação a ser percorrido por todos nós até a volta de Jesus. Sempre avante manda o General! Amém!!!





            Tema 16 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 117-123.

Comentários

  1. "Nas Escrituras, o juízo é sempre apresentado como uma ocasião para grande regozijo. Alguns dos maiores relatos de louvor a Deus no Apocalipse, e em toda a Bíblia, giram em torno dos fatos do juízo de Deus. Isso porque, nos tempos bíblicos, o julgamento não era visto como algo a se temer, mas como tempo de vindicação. O juízo nas Escrituras sempre tem o sentido de vindicação. Deus é vindicado através do juízo pré-advento, e Ele vindica Seu povo; portanto, há regozijo. O povo de Deus já conhece o resultado desse julgamento". Russel Burrill, Radical Disciples, portuguese edition, CPB, page 94.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n