Pular para o conteúdo principal

APRENDENDO COM A HISTÓRIA DO MUNDO


Daniel 2:31-35


            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus.
            No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            A visão
            Leiamos Daniel 2:31-35 – A destacar o v. 31 onde diz que a estátua era esplêndida e terrível. Memorize isso. Como pode algo ser esplêndido e terrível ao mesmo tempo?
           Esta história bíblica encerra algo muito importante, que deve ser considerado ao longo de toda esta série de estudos. Ele encontra-se no v. 28: “há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias (Daniel 2:28 – ACF), ou seja, que essa visão é para o tempo do fim e tudo o que foi visto tem a ver com o nosso futuro. 

            A Bíblia se auto explica
            É comum, ao visualizar a imagem da estátua muitos que leem a Bíblia, mas não entendem e acabam falando o que acham. É possível afirmar: “Eu acho que o ouro representa o euro, moeda europeia; acho que a prata representa o dólar. O bronze pode ser o renminbi, a moeda chinesa; o ferro, o  kwanza, moeda angolana; por fim, o barro representando  o real”.
            Isso é o que eu penso e não o que a Bíblia diz.
            Leiamos o v. 36 – A Bíblia dá o símbolo e também sua interpretação. Nessa noite é importante saber que não importa o que o pastor prega ou o que o padre ensina e muito menos o que eu acho, mas sim, o que a Bíblia diz.
            Vamos ver o que representa essa imagem. Ao ler os versos 37-40, percebe-se que cada metal da estátua representa um reino. Antes de sabermos quais são esses reinos vamos voltar ao verso 31.

            Esplêndida e terrível
            Ainda tendo em mente a imagem da estátua, percebe-se que há uma decadência de valores na estátua. Começa com o ouro, cai para a prata, em seguida para o bronze, posteriormente para o fero e então para o barro.
            Ela representa a história do mundo que foi marcada por momentos esplêndidos e terríveis e essa imagem demonstra que cada dia que passa, nosso mundo está piorando. Já houve um tempo de ouro, onde havia respeito, honra, onde as famílias viviam em paz, só que hoje vivemos no tempo do barro, do lodo moral em que vivem nossas famílias e que são vítimas da pornografia, dos crimes, das drogas e das enfermidades. Não há reforma política ou projetos globais que darão jeito nesse mundo, ele está indo de mal a pior e o fim dele cada dia mais próximo. Lembre-se de que a pedra vem para dar fim a estátua e não para reformá-la.

            Conhecendo os reinos

            1° Babilônia: Que reino é representado pelo ouro? No verso 38 nos é dito “Tu és a cabeça de ouro”. De quem o profeta está falando? Do rei Nabucodonosor representante de Babilônia.
            A cabeça de ouro então representa o império babilônico (não se apegue as datas, vamos trabalhar com as lições espirituais). Por que Babilônia foi caracterizada por ouro? Babilônia se destacou por sua riqueza. O palácio de Nabucodonosor era todo banhado a ouro. Ele fez os famosos jardins suspensos da Babilônia.
       O que Deus deseja que aprendamos com essa imagem de Babilônia? Temos que aprender que as riquezas passarão... No mundo hoje, tem muita gente que confia demais nas riquezas. Pessoas que deixam a palavra de Deus e seus princípios para buscar ter mais dinheiro; dinheiro este que não pode comprar felicidade. Lembre-se de que a riqueza passará, mas a palavra de Deus permanecerá para sempre.

            2° Medos e persas: Que reino é representado pela prata? No verso 39 diz que depois de Babilônia se levantaria outro reino e isso ocorreu coma invasão dos medos e persas, como pode ser visto no capítulo 5 de Daniel, nos versos 24-28.
            O que Deus quer que aprendamos com os medos e persas? Eles não tinham as riquezas que havia em Babilônia. Eles ficaram conhecidos por sua força. Nesse império o que realmente tinha valor era a beleza, a força dos músculos. Embora tivessem muita força, mesmo assim caíram, pois a Bíblia havia profetizado que haveria um terceiro reino.
            Com esses reinos descobrimos que a força bruta passará. Quantos hoje tem trocado os princípios da Palavra do Senhor pela busca em ter um corpo belo e forte? Muitos esquecem da fragilidade da vida e da transitoriedade da forma física. Lembre-se de que o jovem musculoso de hoje será o velhinho de amanhã, e que a moça com pele de pêssego de hoje, será o maracujá murcho de amanhã. A beleza passará, mas a palavra de Deus permanecerá para sempre.

            3° Grécia: que reino é representado pelo bronze? Em Daniel 8:20-21 encontramos o relato da sucessão do império grego sobre o império medo-persa. Isso é comprovado pela história.
            O que Deus deseja que aprendamos com este império? O que se destacou no império grego? A Grécia ficou conhecida pela sua cultura. O poder para o grego não vinha do dinheiro ou da força bruta, mas sim do conhecimento. Você conhece alguém hoje em dia que também se coloca acima dos outros só por ter um diploma? Quantas pessoas colocam a sabedoria humana acima da sabedoria divina? Só que a Grécia, mesmo com toda a sua cultura, caiu.
            Deus quer que a gente se lembre de que a cultura passará, mas a palavra de Deus permanecerá para sempre.

            4° Roma: que reino é representado pelo ferro? Se você seguir a sequência histórica encontrará o império romano substituindo o império grego no poder. Roma juntou a riqueza dos babilônicos, a força dos medos e persas e a cultura dos gregos.
            Assim, Roma se tornou o maior reino que o mundo já conheceu. Comparado com o ferro eles quebraram tudo e não havia poder no mundo para se equivaler ao deles. O que Deus deseja que fique gravado em sua cabeça com esse reino? Mesmo Roma com todo seu poder caiu.
           Querido irmão, prezado amigo, não se esqueça disso, o poder humano passará, mas a palavra de Deus permanecerá.
            Eu prefiro ser pobre, fraco, feio e “burrinho”, mas estar salvo; a ser rico, forte, bonito e inteligente, mas estar perdido.
            Afinal de contas, nos últimos dias de sua vida você não vai se importar se morou em uma casa grande ou pequena, se foi famoso ou desconhecido, se viajou pelo mundo ou viveu a vida toda só trabalhando, não fará diferença quanto você tem no banco. No final da vida só duas coisas vão realmente importar: se sua família está com você e se você está em paz com Deus. Quantos estão perdendo a família por coisas passageiras e quantos se afastando de Deus correndo atrás do vento?

            E o que representa os pés? O verso 41 nos diz que os pés em parte de barro e parte de ferro, representaria um reino dividido. Isso é incrível, essa profecia foi escrita 600 anos antes do  império romano existir. Deus já havia profetizado que o império romano não seria conquistado, mas dividido. Isso aconteceu por volta de 476 d.C., o lado ocidental do império romano foi invadido por 10 tribos bárbaras que acabaram dividindo  o lado ocidental em 10 partes, representados pelos 10 dedos da estátua, dando origem a Europa moderna: germanos, os francos, os burgúndios, os suevos, os anglo-saxões, os visigodos, os lombardos, os hérulos, os vândalos e os ostrogodos.
            Bem, até aqui já descobrimos que essa imagem representa história do mundo. Vamos relembrar a sequência histórica: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma e Europa dividida.
            Segundo a profecia e visão de Daniel o que falta acontecer? A pedra!
            Na profecia o que realmente importa não é o ouro, ou a prata e muito menos o ferro. O destaque está na pedra. É ela que vem para permanecer, fora a pedra, tudo mais é passageiro.

            A pedra
            O que representa essa pedra? No próximo estudo veremos o que a Bíblia diz sobre o fim do mundo e sobre essa pedra.

            Apelo
            Deus não só conhece a história do mundo, mas conhece também a sua história. Deus te conhece desde o ventre de sua mãe. Ele tem sonhos e planos para você. Quantos gostariam de viver os sonhos de Deus?
            Quantos gostariam de dedicar mais tempo às coisas importantes como sua família e a busca de Deus?
            Deus não apenas conhece a história do mundo. Ele também conhece a sua história e a sua família. Deus tem guiado a história do mundo e guiará a sua também.
            Confie em Deus e tudo terminará bem. Lembre-se que a história do mundo está escrita, mas a sua ainda não.
           Decida hoje escrever com cada ato, com cada palavra, um futuro de paz e salvação para você e sua casa.
            Quantos desejam isso em sua vida? Manifeste sua decisão colocando-se em pé, aí mesmo onde estás.  Estarei orando por você.






            Tema 2 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 15-20.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n