Pular para o conteúdo principal

O SURGIMENTO DA IGREJA VISÍVEL DE DEUS


Apocalipse 12:13-14


            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            Mulher como símbolo de igreja
            Hoje veremos como Deus trabalha para levantar um movimento que mesmo enfrentando todas as adversidades, levaria a última mensagem de advertência ao mundo antes de Sua vinda. Você poderá fazer parte desse grupo que é odiado pelo inimigo, oprimido pelo mundo, mas amado pelo Céu. Apesar de suas falhas e fraqueza, é e sempre será vencedor pelo sangue de Cristo Jesus.
            Antes de continuarmos, vamos recordar que mulher em profecia bíblica significa igreja.
            Em uma análise mais detalhada, podemos dizer que Deus tem no mundo duas igrejas: A igreja visível e a igreja invisível. Para entendermos melhor esse conceito, vamos ver o que Jesus nos disse em João 10:14-16. Leiamos o texto.
            Destacamos duas expressões nesses versos: Ovelhas e outras ovelhas. Jesus começa dizendo sobres Suas ovelhas. Podemos entender como Suas ovelhas aquelas que fazem parte de um grupo de pessoas com a mesma fé, organizados e que cumpre a missão de Jesus de pregar a todo mundo as verdades para esse tempo e que fazem Sua vontade, ou seja, é a igreja visível de Deus.
            Porém, Jesus fala sobre outras ovelhas, que são pessoas sinceras, que não O conhecem ou não entendem claramente Sua Palavra de maneira completa, portanto não fazem completamente a Sua vontade, mas compõe a igreja invisível de Deus e que ainda não estão em Seu aprisco, ou sua igreja.
            Sua igreja visível é descrita em Apocalipse 12:13-14 como sendo perseguida pelo dragão (leiamos o texto). Na fuga da igreja visível, Deus a esconde no deserto durante “um tempo, dois tempos e metade de um tempo”. Comparando com o verso 6 podemos perceber que se trata de 1260 dias, mas em profecia cada dia é igual a um ano, então 1260 anos.
            Este tempo de 1260 anos é chamado de deserto. Durante o tempo do deserto a igreja visível de Deus fica escondida ou em outras palavras, desaparece.
            Este período no deserto é o mesmo período da supremacia papal, onde a igreja apostatada dominava o cenário político e religioso na Europa.  Só que em 1517 surge o movimento protestante com Martinho Lutero e este movimento deu origem a grandes e importantes igrejas como: Luterana, Metodista, Anglicana, Batista, etc.
            Entendam que essas boas igrejas surgiram em um momento da história em que Deus diz que Sua igreja estaria escondida, assim elas podem ser parte da igreja invisível, mas não da igreja visível que estaria escondida nesse momento.
            Temos que nos colocar dentro do contexto profético. Os 1260 anos (deserto) estão dentro dos 2300 anos e os 1260 anos terminam bem perto do fim dos 2300 anos, uma data muito importante e por quê? Vejamos.
            Nesse período teve início o juízo de Deus. Nela começou o tempo do fim conforme Daniel 8:19 e principalmente nessa data, Deus traria à tona Sua igreja visível para advertir  o mundo que o tempo do fim se iniciou e que estamos vivendo perante o tribunal de Deus.
            Apocalipse 12:17 nos mostra que a igreja de Deus teria dois períodos históricos. Um período no passado onde a mensagem de salvação teve seu início e outro no presente onde a mensagem de salvação terá seu fim. A Bíblia fala de um povo remanescente (leiamos o verso).

            O deserto separa os dois períodos
            Primeiro quando o dragão se ira contra a mulher no passado e o segundo quando o dragão vai fazer guerra contra os remanescentes ou descendentes da mulher no presente. Dois períodos perceberam? O período em que o dragão se ira e o período em que ele faz guerra.
            Vamos relembrar que no ano de 1844 ocorreram três coisas: 1ª – No Céu teve início o juízo de Deus. 2ª – Na linha do tempo começa o tempo do fim. 3ª – Na Terra surge a igreja visível de Deus para anunciar ao mundo o tempo do fim e o juízo de Deus.


            O grande desapontamento
            Vamos compartilhar o que ocorreu no ano de 1844 na Terra. Um pouco antes de 1844, vários estudiosos da Bíblia entenderam as profecias de Daniel e chegaram ao mesmo entendimento sobre os 2300 anos. Entre esses estudiosos se destacou um homem chamado Guilherme Miller, que depois de muito estudo chegou à conclusão que o santuário seria purificado e que o nosso planeta era esse santuário a ser purificado e seria com a volta de Jesus.
            Isso, como já vimos, foi um erro, mas impressionado pelo Espírito Santo ele começou a pregar com grande entusiasmo que Jesus voltaria em 22 de Outubro de 1844. Grande multidão se juntou a ele nessa esperança, formando então um movimento que ficou conhecido como povo do advento.
            Na véspera de 22 de Outubro de 1844 havia uma expectativa no ar. Famílias inteiras estavam em oração, igrejas estavam apinhadas de adoradores. Nos campos e nas montanhas milhares se amontoavam cantando e orando, aguardando a vinda do Redentor. Só que as horas foram passando e então ao chegar a meia noite do dia 22 de outubro de 1844 ocorreu o grande desapontamento. Os jornais da época estamparam na primeira página o grande desapontamento e várias piadas foram feitas sobre esse grupo que acabou se dividindo. Uma grande parte revoltada pela vergonha sofrida se espalhou negando as profecias. Outro grupo tentou desculpar o erro marcando novas datas. Mas um pequeno grupo permaneceu orando e confiando nas profecias, pois a data estava certa, o gráfico profético mostrava isso, porém eles só tinham errado sobre o evento. Depois de muitas orações pedindo por entendimento, o grupo compreende que em 1844 não era a data para a volta de Jesus, mas sim o início do Seu juízo no santuário celestial. Fortalecidos pela compreensão das profecias, esse grupo de fervorosos cristãos foi crescendo no entendimento da Palavra de Deus e foi resgatando as doutrinas perdidas. Assim se deu origem a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

            Predito o grande desapontamento
            Esse grande desapontamento foi profetizado em Apocalipse 10:1-10. Leiamos o texto.
            Pontos importantes nesse texto valem destacar:
            1° - O anjo diz que não haveria mais demora. Isso é uma menção sobre a promessa da volta de Jesus. O tempo do fim havia iniciado.

            2° - O anjo tem um livro aberto na mão. Isso nos leva a Daniel 12:8-9, onde ele não entendendo suas visões, lhe é dito que essas visões estão encerradas e seladas até o tempo do fim (isso é até 1844). Deus tinha um propósito para essas profecias e sua compreensão só seria permitida no tempo do fim.


            3° - A ordem vinda do Céu a João para devorar o livro nos leva a experiência de Jeremias (Jeremias 15:16), onde ele diz ter comido a Palavra de Deus. Devorar ou comer representa estudar, ler ou compreender. Isso nos diz que depois de muito tempo, as profecias de Daniel seriam estudadas e entendidas.

            - A anjo adverte João que o livro na boca seria doce como mel e no seu estômago amargo como fel. Isso representa o desapontamento que ocorreu em 1844. Quando se pregava sobre a volta de Jesus, isso era prazeroso como mel na boca, mas ao vir o desapontamento o doce ficou amargo. Por que Deus permitiu o desapontamento? Por que Deus permitiu que eles entendessem a data, mas errassem o evento? Na Palavra de Deus há algo semelhante? Deus já permitiu um grande desapontamento antes?

            Quando Jesus começou seu ministério pregando, curando, ressuscitando mortos e alimentando multidões, isso foi como mel na boca de milhares.
            Só que quando chegou o momento da cruz, ouve a grande decepção. Onde estava agora a grande multidão que O seguia? A maioria das pessoas que seguiram a Cristo, o abandonaram porque o aceitaram como Messias, mas não entenderam Seu propósito. Jesus não viera para implantar o reino físico de Deus na Terra, mas sim o reino da graça.
            Ele não veio para libertá-los de Roma, mas para libertá-los do pecado. Deus permitiu a decepção da cruz para separar o trigo do joio, separar os que só buscavam benefícios físicos e materiais, dos que buscavam os bens espirituais.
            Com o desapontamento ficou apenas o trigo bom, um pequeno grupo que em oração e contrição de espírito foi revelado os propósitos de Deus com o derramamento do Espírito Santo. Com esse grupo Deus abalou o mundo com o evangelho. Deus não precisa de multidão, mas sim, de consagração!
            A igreja visível de Deus foi organizada por Jesus Cristo no ano de 27 d.C. ao passo que a igreja invisível existe desde a criação.
            A igreja visível passa pelo desapontamento da cruz e vai ater o ano de 321 d.C. onde agora Constantino se une a igreja cristã e oficializa essa igreja, como igreja de Roma.
            Ela traz para dentro da igreja doutrinas erradas, como a mudança do sábado para o domingo, por exemplo.
            Então surge a igreja apostatada. Essa igreja tem seu período de supremacia por 1260 anos (período do deserto); período em que a igreja visível de Deus ficaria escondida.
            A igreja romana perseguia os que não se harmonizavam com suas heresias. Matou milhares de forma cruel e tudo isso em nome de Deus.
            Depois disso, em 1844 tem início o tempo do fim, o início do juízo de Deus e o surgimento do remanescente, a igreja visível de Deus. Como houve um desapontamento para o início da igreja, houve outro desapontamento para seu ressurgimento.
            Deus levanta uma grande multidão com as pregações de Miller.
            Em 1844 Deus permite a grande decepção.
            E com um pequeno grupo, mas inteiramente consagrado, Deus restabelece Sua igreja visível na Terra, concedendo a ela Seu Santo Espírito para dar a última mensagem de advertência ao mundo.
            Podemos ver então que há dois períodos históricos da igreja visível de Deus e que até a segunda vinda de Jesus, a igreja visível de Deus estará lutando contra a igreja apostatada pela salvação da igreja invisível espalhada pelo mundo.

            Principais características da igreja visível
            A Bíblia nos diz que essa igreja visível de Deus teria duas principais características. Leiamos Apocalipse 12:17 e Apocalipse 14:12. Entendeu? Esse povo guarda os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus. Estas são as bases da igreja verdadeira.
            Como a Bíblia chama uma igreja que diz conhecer a Deus, mas não guarda Seus mandamentos?
            Vejamos I João 2:4. Professar a fé em Jesus e negar seus mandamentos é prova cabal de que essa igreja não prega a verdade!
           
            Apelo
            Hoje há dois caminhos a seguir, duas portas para se entrar e duas igrejas para se frequentar. Qual o caminho que você vai trilhar? O largo ou o estreito? Que porta você vai entrar? A larga ou a estreita? Que igreja você vai frequentar? A que prega a verdade ou a que prega a mentira?
            Quantos gostariam hoje de fazer parte do povo que Deus levantou para advertir o mundo de seus juízos e para preparar um povo santo para Sua vinda?
           Agora ouviremos um hino que fala o que cremos como igreja verdadeira. Se você acredita nisso, fique em pé. Este será o sinal de sua decisão. Diga para Deus que você quer fazer parte da igreja visível de Deus na Terra.
            Oremos pelas decisões tomadas aqui nesta noite. Amém!!!




            Tema 17 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs.124-131.

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n