Pular para o conteúdo principal

OS MIL ANOS

Apocalipse 20:4-6


            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            As duas ressurreições
            Começaremos lendo I Tessalonicenses 4:16: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (NVI).
            A primeira grande verdade que desejamos destacar nesse verso é que a Bíblia não fala de vida após a morte e muito menos em reencarnação. A Bíblia nos fala de ressurreição.
            Vamos pegar o exemplo de Jesus. Ele morreu na sexta-feira, mas a Bíblia não diz
que ao morrer Jesus foi direto para o Céu. João 20:17 relata seu encontro com Maria no domingo após Sua ressurreição. Ele afirma não ter ainda subido ao Pai (que mora no Céu). Jesus só foi par ao Céu após Sua ressurreição.
            Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Outro dia falaremos mais sobre isso, mas você já pode perceber que a promessa bíblica é sobre ressurreição.
            A segunda grande verdade que desejamos destacar é a frase “os que morreram em Cristo”. Amigo, o que é morrer em Cristo? Tem muita gente boa que está morrendo sem Cristo. Não basta ser bom, temos que estar em Cristo. Tem muita gente boa, bons pais, boas mães, pessoas realmente honestas que estão morrendo sem Cristo. Morrer em Cristo é para aqueles que se entregaram e viveram para Cristo. Tem muita gente boa que não conhece os princípios da Palavra de Deus, como também existe muita gente boa que os ignora. Querido, espero que você não seja um desses.
            A terceira grande verdade é a palavra “primeiro”. Porque o apóstolo Paulo diz que os que morreram em Cristo ressuscitarão “primeiro”? Porque quando há um primeiro, sempre há um segundo. A Bíblia então aqui nos apresenta duas ressurreições. Vejamos Apocalipse 20:5. Neste texto é possível distinguir bem os dois grupos; os que participam da primeira ressurreição – os que se entregaram e viveram com Cristo e os restantes, os quais não se entregaram a Cristo, os que não reviverão até que se completem os mil anos.

            Eventos que marcam o início dos mil anos
            Jesus aparece no Céu, com poder a grande glória, acompanhado com todos os anjos. Os mortos em Cristo ressuscitam e agora o apóstolo Paulo em I Coríntios 15:51-53 nos diz que os justos vivos na volta de Jesus serão glorificados. Imagine isso! Cara irmã, não há tratamento de beleza no mundo que fará por você o que Cristo fará na glorificação. Nunca mais estrias, celulites, pneuzinhos, rugas. Nesse momento podemos até rir, porque para mim e para você a segunda vinda de Jesus será apenas uma questão estética, mas para milhares será a oportunidade de voltar a andar, de enxergar e não vão mais precisar de mais ninguém para conduzi-los.
            Só o Senhor sabe quanto sofrimento há espalhado por este mundo mal e Ele está vindo para dar fim a tudo isso.
            Agora o apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 4:16-17 diz que tanto os ressuscitados, como os glorificados serão levantados pelos anjos (vimos isso na lição passada) para o encontro com o Senhor nos ares. Mas, o que acontece com aqueles que não se entregaram a Deus? Em II Pedro 3:7 encontramos o fim deles. Pedro descreve no verso 12 que toda Terra será incendiada e que tudo que nela há será destruído. 
            Mas, o que acontece com Satanás?  Apocalipse 20:1-3 nos dá essa resposta também. Ele é preso por mil anos.  Aqui é preciso destacar uma coisa. A Bíblia diz que Satanás será preso na vinda do Senhor. Se ele será preso podemos concluir que hoje está solto. Daí é possível entender o porquê de tantos males e tragédias neste mundo. O problema é que existem líderes religiosos por aí, afirmando que ele está amarrado. Em muitas igrejas ditas evangélicas, a cada culto o dito cujo é amarrado e no outro culto é preciso amarrá-lo de novo. Que corda mais fraca essa!  
            Amigo, segundo a Bíblia, quando Cristo amarrar o inimigo será por pelo menos mil anos.

            Como fica a Terra durante o milênio?
            Jeremias 4:23-26 descreve a Terra de uma forma como ela nunca esteve depois da criação de Deus, ou seja, sem forma e vazia, sem homem algum, sem  nenhuma criatura. Isso ocorrerá durante os mil anos, pois os salvos foram para o Céu, os ímpios foram mortos e a Terra foi totalmente destruída em sua superfície.
            Lembre-se: a vinda de Jesus para uns é para glória e para outros é para destruição. Você também se lembra da pedra? Ela não vem para reformar a estátua, ela vem para destruí-la.
            E o acontece com os justos nesse período? Apocalipse 20:6 diz que eles reinarão com Cristo por mil anos. Durante os mil anos Satanás continuará preso (Apocalipse 20:3) e os ímpios mortos (Apocalipse 20:5).
            Recapitulemos o que vimos até agora.

            O que acontece quando o milênio terminar?
            Leia Apocalipse 21:2. Aqui se fala de uma cidade que desce do Céu. Que cidade é essa? Em João 14:1-3, Jesus nos falou que na casa de Seu Pai (que é o Céu) há muitas moradas (casas) e que Ele foi preparar lugar para nós.
            Jesus disse que há uma cidade no Céu onde iremos morar por mil anos. Só quando os mil anos terminam essa cidade desce para a Terra.
            Então os outros mortos ressuscitam; e quem são eles? Os ímpios. Lembram? Satanás é solto (Apocalipse 20:7) e em Apocalipse 20:8 ele sairá a enganar os ressuscitados e reunirá essa multidão para o último ataque contra Deus e Seu povo.
            Apocalipse 20:9 nos fala que fogo desce do Céu e consome a todos.

            A última lágrima
            Enquanto os ímpios são destruídos, Deus estará enxugando as nossas lágrimas. Por que depois de mil anos de tranquilidade e paz no Céu, estando na presença do Senhor, ainda iremos chorar?  Naquele dia triste, toda a humanidade estará viva ao mesmo tempo, uns lá em cima na cidade com Jesus e outros lá embaixo, entre as chamas. Você e eu estaremos nesse evento, porém só nos resta saber de que lado estaremos. A cada dia estamos fazendo nossas escolhas que determinarão nosso futuro. 
            Nossas lágrimas cairão porque com certeza, reconheceremos algumas das pessoas lá embaixo entre as chamas. Quantos pais terão que ver seus filhos amados, perdidos? Quantas esposas verão seus maridos que foram alvos de seu amor e orações, perdidos para sempre?
            Só que também haverá lágrimas lá embaixo. Imagine quantos lá embaixo, ao olharem para cima reconhecerão seus entes queridos que tantas vezes os convidaram para se entregarem a Jesus e foram vítimas de suas piadas e maus tratos? Não sei qual será a lágrima mais triste. Só sei de uma coisa, as lágrimas derramadas na cidade santa serão enxugadas pelo próprio dedo de Deus e as lágrimas lá embaixo serão secadas pelo fogo eterno. 
            Em Isaías 65:17 encontramos um verso maravilhoso. Nesse verso Deus promete apagar nossas lembranças para que nossas lágrimas nunca mais voltem a cair. O que seria viver eternamente sentindo a falta dos que amamos, mas que se perderam? Deus é maravilhoso. Porém, esse verso tão lindo também traz uma triste realidade. Ele diz que o marido que hoje é o sonho de sua esposa, será esquecido para sempre; que o pai que hoje é o herói do seu filho, será esquecido para sempre; que o amigo que foi alvo das orações e apelos dessa igreja, será esquecido para sempre. Que triste isso, ser esquecido, você não acha? Não fique no esquecimento eterno, escolha hoje fazer parte daqueles que serão lembrados.
            Há outro texto mais lindo e mais triste que este. É o que se encontra em Malaquias 4:1-3. Leiamos. Lindo porque descreve o momento que sairemos da cidade santa para conhecermos o novo Céu e a nova Terra. Malaquias diz que sairemos como bezerros soltos de uma estrebaria.
            Você já teve a oportunidade de ver um bezerro solto pela primeira vez?
Ele sai pulando de alegria, é algo gostoso de se ver. Assim nós sairemos, correndo para conhecer as novidades da Terra restaurada, o Éden restaurado.
            Porém, há nesse texto algo triste também. Ali nos é dito que enquanto estivermos correndo pela nova Terra estaremos pisando nos ímpios que se fizeram em cinzas. Infelizmente entre estes ímpios que se farão em cinzas, estarão muitas pessoas que hoje amamos, admiramos e que até estão agora sentados ao nosso lado ouvindo as promessas de Deus, mas que nunca se entregaram.
            Que triste uma pessoa ser tão amada e ter tido tantas oportunidades, ter que ficar no pó do esquecimento para sempre!

            Apelo
            Amigo, quero lhe fazer um apelo neste momento, não deixe sua esposa ir sozinha para o Céu; não dê a tristeza ao seu esposo de entrar pelas portas da cidade santa sozinho. Queridos pais, não permitam que seus filhos cresçam sem seus pais na eternidade.
            Sabe por que eu desejo o fim deste mundo? Sabe por que eu vivo para me preparar e para preparar outros para se encontrarem com Jesus? Porque estou cansado. Estou cansado pelo tanto de anos já vividos; cansado pelas injustiças cometidas por aqueles que detêm o poder (segurança, educação, trabalho, saúde, moradia, transporte); por toda forma de violência; pela imoralidade reinante; pela exploração da boa fé alheia, cansado de ver a Divindade transformada em mercadoria.
            Quantos querem abraçar sua esposa, seu filho, seus pais, seus amigos, hoje e dizer para eles: “Eu quero ir para o Céu com você”?
            Amém! Amém! Amém! Que assim seja!






            Tema 5 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 34-39.




      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n