Pular para o conteúdo principal

O DOM PROFÉTICO


Apocalipse 12:17


            Introdução
            É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.

            A visível e o dom profético
            Após comer o livrinho, que era doce na boca e amargo no ventre, João recebeu uma ordem: “É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis” (Apocalipse 10:11).
            Com um grande desafio pela frente, a nova igreja teria que ter orientações específicas em sua estratégia de trabalho e poder adicional em sua pregação. Para isso Deus lhe concederia o poder do Espírito Santo através do dom profético.
          Nosso estudo de hoje será sobre esse dom maravilhoso que acompanhou o povo de Deus durante seus primeiros esforços para proclamar o evangelho ao mundo e que o acompanhará em seus últimos e derradeiros esforços para concluir essa obra.
            Como foi o início da igreja visível?
            Quando Jesus escolheu Seus discípulos e começou a pregar, a curar e fazer grandes maravilhas, uma multidão de pessoas se ajuntou para seguí-Lo.
            Só que na cruz houve uma decepção (as pessoas esperavam um rei terreno) que fez com que a multidão desaparecesse, separando assim o joio (pessoas que buscavam apenas as bênçãos materiais) do trigo (pessoas que estavam com Cristo por suas palavras e buscavam o reino espiritual).
            Quando restava apenas um punhado de “trigo bom” (os apóstolos e algumas pessoas sinceras), Deus derramou o Seu Espírito e eles cheios de poder anunciavam a todo mundo as boas novas da salvação.
            No tempo do fim foi da mesma forma.
            Por volta de 1844, Deus permitiu que se juntasse uma grande multidão pelo estudo da Bíblia e pelas pregações de Guilherme Miller.
            No dia 22 de Outubro de 1844, Deus permite o desapontamento que separa o joio do trigo, restando um pequeno grupo de fiéis de várias denominações que perseverou nos estudos da Bíblia e confiou na visão profética.
            Sobre esse grupo, Deus derramou Seu Espírito a fim de capacitá-los a pregar com inteligência e autoridade a Palavra de Deus. Entre os sinceros que estavam nesse grupo, havia uma menina de 17 anos de idade chamada Ellen, que recebeu de Deus o dom de profecia e através desse dom, Deus foi guiando Seu povo e Sua missão.
            O anjo disse a João que depois do desapontamento e do ressurgimento da igreja visível de Deus, esse movimento teria que voltar a profetizar.
           
            O dom profético: característica da igreja verdadeira
            Em Apocalipse 12:17 há uma expressão que ainda não explicamos, neste verso é dito: “Os que guardam os mandamentos e tem o testemunho de Jesus”. O que seria o testemunho de Jesus?
            Apocalipse 19:10 nos responde dizendo que o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Isso nos diz que o povo de Deus no tempo do fim tem duas características bem claras: guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus, que é o dom de profecia.

            Dom de profecia no tempo do fim
            Você pode estar pensando, será que podemos ainda crer em profetas? Os profetas não são apenas coisas dos tempos bíblicos? Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre profetas no tempo do fim.
            Em Mateus 24:24 (ler o texto), nos é dito para ter cuidado com os falsos profetas. Ao Jesus ter dito isso, não estava excluindo a possibilidade de se ter verdadeiros profetas. Pelo contrário, se há falsos profetas é porque tem o verdadeiro profeta. Não se copia algo que não existe!
            Em I Coríntios 12:28-29 (ler o texto), o apóstolo Paulo nos fala sobre os dons que a igreja teria e um deles seria o dom de profecia.
            Em Atos 2:16-17 (ler o texto), nos é dito que nos últimos dias, Deus derramaria Seu Espírito dando  o dom profético para seus filhos. Com estes textos, fica claro que o dom de profecia seria algo presente na igreja de Deus nos últimos dias.

            Verdadeiro profeta
            Como podemos distinguir se o profeta é verdadeiro ou falso?  Para começo de conversa, Mateus 7:16 (ler o texto), nos fala que se conhece uma árvore boa por seus frutos.
            Todo homem ou mulher que se diz profeta tem que ter em sua vida frutos dignos de um bom cristão.
            Em Isaías 8:20 (ler o texto), é dito que se alguém não fala de acordo coma Lei, jamais verá a alva (salvação). Um profeta para ser verdadeiro, tem que falar de acordo com a Lei. Não pode fugir da Palavra de Deus.
            Em Deuteronômio 18:22 (ler o texto), diz que se o profeta fala e não ocorre o que ele predisse, ele não falou pelo Espírito de Deus.Um profeta verdadeiro, tem que ter provas de que suas profecias realmente aconteceram.
            Nesse caso podemos afirmar que Ellen G., White foi uma verdadeira profetiza, pois seus frutos dão prova de sua fé. Nem os mais críticos que se levantam contra ela tem algo do que falar de seu caráter, de sua família e de sua obra. Tudo o que ela falou ou escreveu, está de acordo com a Palavra de Deus. E suas profecias se cumpriram com incrível exatidão.

            Pode haver textos inspirados que não estão na Bíblia?
            Será que pode haver textos inspirados por Deus e que não estão na Bíblia? Em II Crônicas 9:29, fala de três profetas (Natã, Aías e Ido) que escreveram sobre Salomão e nãotêm seus escritos na Bíblia.
            Eles foram inspirados, eles escreveram livros e por que seus relatos não estão na Bíblia? Amigo, a Bíblia é um resumo do plano da salvação, nela não consta tudo o que Jesus fez ou o que Moisés viveu. Nela temos apenas o que é importante para nossa salvação. O que esses profetas escreveram teve o seu valor para as pessoas daquela época e não seriam necessários para os que viveriam no tempo do fim.
            Deus respeita e trabalha com as diferentes culturas. Os princípios de Deus são eternos, as culturas e costumes mudam. Assim, no tempo do fim Deus teria que levantar profetas para orientar Seu povo em como agir em uma cultura totalmente diferente dos tempos bíblicos, sem, contudo, perder os princípios eternos do Senhor.

            Conselhos sobre profecias
            O apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5:20-21(ler o texto), nos dá um bom conselho. Entre outras coisas, em se tratando de profecias, o ideal é dar ouvidos a tudo e reter o que for bom.
            Num primeiro momento, é difícil saber se um profeta é verdadeiro ou falso, por isso temos que dar atenção, avaliar, testar e reter o que estiver de acordo com a Palavra de Deus.
            Porque este conselho é importante? Em Provérbios 29:18 (ler o texto), é falado que sem profecia o povo se corrompe. Você já parou para pensar sobre isso? Se temos apenas uma Bíblia, por que temos tantas religiões diferentes? Quando uma igreja não tem o verdadeiro dom profético, ela se corrompe. Em outras palavras, ela não entende perfeitamente a Palavra de Deus em sua totalidade e acaba tendo ideias humanas em vez da pura vontade de Deus.
            O verdadeiro povo de Deus entende a Sua Palavra e ensina como ninguém mais faz. O povo de Deus não se corrompe por que tem o dom de profecia.

            Qual deve ser nossa atitude a respeito de Deus e do dom profético?
            Em II Crônicas 20:20 (ler o texto), encontramos o segredo para a felicidade espiritual, física e social. Crer em Deus é o único meio de estarmos seguros (salvos).
            Você não precisa de mais nada para sua salvação. É só seguir a Bíblia que você estará seguro. Porém, se você deseja prosperar (ter uma vida familiar, social, profissional feliz) necessita crer nos verdadeiros profetas.
            Você pode passar a vida toda sem ler um único livro escrito por Ellen White e mesmo assim será salvo. Basta ler e seguir a Bíblia. Mas você pode ser salvo sem saúde, com a família em ruínas e com problemas financeiros graves, porque a Bíblia é resumida e trata quase que exclusivamente sobre a salvação, porque no fundo é isso que importa. Mas Deus quer que tenhamos vida e vida em abundância, por isso Ele envia os profetas para orientar o Seu povo nas questões da vida diária que podem nos dar a felicidade.
            A maior parte do ministério de Ellen G. White não foi gasto prevendo o futuro, mas orientando o povo de Deus nas questões de saúde, família, finanças, trabalho e missão. Lendo seus escritos você encontrará sabedoria vinda de Deus para sua felicidade e paz. Somos aconselhados ler a Bíblia todos os dias e o espírito de profecia uma vez por semana no mínimo.

            Apelo
            Deus revelou muitos conceitos para Seu povo através do ministério de Ellen G. White. Ela escreveu sobre família no livro O Lar Adventista; sobre finanças no livro Mordomia, sobre saúde no livro Ciência do Bom Viver; sobre Educação de filhos no livro Mente, Caráter e Personalidade.
            Tudo o que ele escreveu, a mais de 160 anos atrás, está sendo defendido hoje por especialistas nos diversos assuntos.
            O povo adventista tem sido reconhecido por sua organização, saúde, prosperidade e sabedoria e isso não vem de nós mesmos, vem da orientação dada por Deus através do dom profético. Não quer você fazer parte desse povo? Não quer você seguir os conselhos de Deus para sua felicidade familiar, profissional e física?
            Deus quer ter abençoar. Venha receber a bênção de Deus para sua vida!
            Este é o nosso desejo e a nossa oração. Amem!







Tema 18 da série Revelações Divinas, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original, págs. 132-138.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n