Pular para o conteúdo principal

COMO AGIR EM MEIO AS CRISES


Daniel 2:1-10


            Introdução
            Prezados irmão e amigos, todos vocês são muito bem-vindos nesta noite, a esta programação. Hoje estamos iniciando uma fantástica viagem de conhecimento sobre o livro de Daniel. Vocês perceberão que a cada domingo aprenderemos mais de Deus e de Sua vontade.
            Quero convidar a todos para que juntos descubramos as Verdades Divinas reveladas no livro de Daniel e essa descoberta começa agora!

            A crise
            Leiamos Daniel 2:1-10.
            Explicando o contexto de Daniel capítulo 1:
            Uma nova potência mundial se levanta a partir do ano 614 a.C.
            Agora um decreto de morte é enviado para que todos os sábios morressem.  Algo injusto aparece no verso 13 e descreve que essa imposição também recaiu sobre Daniel e seus amigos. Isso não é estranho? Toda a polêmica estava no palácio e o jovem Daniel não estava naquele local, tanto é verdade que ele teve que ser buscado.
             Nesse momento fica uma pergunta que não cala até os nossos dias: Por que injustiças acontecem e principalmente com aqueles que aparentemente não tem culpa alguma? Você já se viu fazendo esse tipo de indagação?

            As injustiças
            Você já foi vítima de uma injustiça? Pois nesse mundo, políticos corruptos estão por aí viajando e esbanjando dinheiro, enquanto trabalhadores honestos pagam a conta; criminosos saem ilesos em um tiroteio, enquanto uma criança inocente é vítima de bala perdida!
            A Bíblia tem a resposta para isso. Apocalipse 12:9,12 e João 12:31 dizem que esse mundo tem um príncipe e ele é Satanás, o inimigo de nossas almas. Enquanto esse mundo estiver sobre a sua influência sempre haverá injustiças.
            Nessa história, outra pergunta surge: Por que Arioque não matou os falsos profetas e depois foi matar Daniel? Satanás não estava usando Arioque para fazer sua obra? A resposta é sim, mas então por que não concluiu seu intento?
            Querido irmão, amigo, me escute, se fores um servo de Deus, o inimigo não te tocará. Querida irmã, amiga, se você for uma serva de Deus e andar de acordo com a Sua Palavra, o inimigo não chegará a tua casa. Jovem, se você se refugia à sombra do Onipotente, nada te atingirá. É necessário entender que “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31 - ACF). Confie em Deus, seja fiel a Ele e o anjo do Senhor acampará ao redor de sua casa.
            Por que Satanás usou Arioque? A resposta é clara, ele permitiu ser usado. Arioque andou no território do inimigo.  Como todo soldado babilônico ele provavelmente fazia uso de bebidas alcoólicas, participava de idolatria e tinha uma vida sexual pervertida. Para atingir Daniel, o servo de Deus, o inimigo usou Arioque.
            Quem Satanás usa ou usará para oprimir os fiéis de Deus? Quem o inimigo usará para machucar uma esposa fiel? Um marido trabalhador ou um marido adúltero e bêbado? Quem o inimigo vai usar para machucar pais tementes a Deus? Um filho honrado ou um drogado? Quem ele usará para acabar com um casamento? Uma moça íntegra ou uma mulher desvirtuada? Amado, não deixe o inimigo te usar para machucar quem não merece!
            Jovem, talvez para você dar um “tapa” na maconha seja uma viagem, mas para sua mãe será uma  bofetada no rosto. Amigo, para você estar no balcão de um bar talvez seja algo legal, mas para sua família será uma desgraça. Um caso extraconjugal para você possa ser um mero prazer, mas para seu cônjuge será uma tortura.

            Como o cristão deve agir em meio a crise e perseguição
            O que você faz quando a crise bate a sua porta? Daniel xingou Arioque? Agrediu? Daniel protestou contra o reinado de Babilônia? Como agiu Daniel? A Bíblia diz que Daniel falou avisada e prudentemente (v.14). Ele foi educado, carinhoso, gentil, mostrando que o grito e a força não fazem, o jeitinho faz.
            Não pague na mesma moeda, não grite mais alto, não revide a violência, não deixe de acreditar e amar. Cristo disse que devemos amar os que nos perseguem e orar por eles. Não é pela força diz a Bíblia, mas pelo Espírito do Senhor. Lembre-se que o inimigo pode usar Arioque, Deus pode usá-lo muito mais poderosamente. Confie! O marido que te incomoda hoje, será uma bênção amanhã, o filho nas drogas hoje será um jovem consagrado amanhã.
            Lembre-se de que a nossa luta não é contra a carne, mas sim contra os principados e potestades espirituais.  Lute contra o verdadeiro inimigo e ame as pessoas que ele usa para te atormentar!

            Orar mais
            Após ter uma atitude correta e amável, Daniel se refugiou na oração (v. 17-18).
            Querido irmão e amigo, aqui temos uma importante lição: Devemos orar mais e chorar menos, orar, mais e criticar menos, orar mais e fofocar menos.
            O relato bíblico mostra-nos que reclamar e chorar não muda a situação, mas orar derruba muralhas, divide o mar e fecha a boca dos leões!

            Não basta orar, temos que confiar
            Depois de orar Daniel foi descansar (v.19) e teve a revelação de Deus. Daniel recebeu de Deus a revelação do sonho do rei.
            Sabe amigo, muitos até oram, mas não confiam inteiramente em Deus. Nós mesmos, muitas vezes oramos por algo e não conseguimos dormir preocupados com aquilo que acabamos de colocar nas mãos de Deus. Somos, segundo o próprio Jesus: “homens de pouca fé” (Mateus 6:30; Lucas 12:28).

            O impossível acontece
            Você percebeu que não foi enquanto Daniel orava que Deus atuou? Mas, foi enquanto ele dormia. Acredite, enquanto você ouve essa mensagem Deus está lutando por ti.
            E o mais incrível é que, humanamente falando, é impossível ter o mesmo sonho que outra pessoa, mas o nosso Deus é o Deus do impossível.

            Quando tudo falha, ainda atemos um Deus no Céu
            Nos versos 27 e 28 temos uma grande verdade revelada: A de que há problemas na vida que parecem sem solução, mas quando todos falham ainda existe no Céu um Deus que pode tudo.
            Se o médico diz que não tem mais jeito, Deus diz que tem, se o advogado diz que não há solução, Deus diz que tem. Será que falo para alguém que está vivendo uma fase complicada em sua vida e se sente derrotado? Olhe para cima, olhe para Deus, Ele te ama e pode te ajudar. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará” (Salmos 37:5 – ACF).
            No verso 28 encontramos algo que nos chama atenção: “...pois [Deus] fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias...”
            Querido amigo, amado irmão, o sonho que Deus revelou a Daniel diz respeito ao fim da história deste mundo, diz respeito ao nosso futuro. Em nosso próximo estudo saberemos o que a Bíblia diz sobre o fim da história do mundo.

            Apelo
            Quantos, mesmo sabendo que vivem em um mundo de injustiças desejam viver de acordo com as boas normas bíblicas? Amando seu próximo, mesmo que esse o machuque. Farão isso no poder de Deus através da oração.
            Tem alguém que gostaria de deixar hoje nas mãos de Deus seus problemas e crises para que ele opere segundo a Sua boa vontade?
             A Palavra de Deus afirma mais de uma vez, que se hoje você ouvir a voz de Deus, você não deve endurecer o seu coração. Então, este é o momento de você tomar a decisão. Amanhã poderá ser muito tarde!




            Tema 1 da série Revelações Divinas – Domingos Especiais, de autoria do Pr. Marcelo Tomaz, págs.  10-14, adaptado para ser apresentado sem o auxílio audiovisual presente na versão original.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n