Pular para o conteúdo principal

A BOA NOTÍCIA


Romanos 3:23-24



           Introdução.

           “Você já deve ter ouvido falar da história do pastor que foi visitar um membro de sua igreja, que estava muito mal no hospital. Deveria comunicar ao enfermo a dura notícia de que aquele seria o último dia de sua vida. Ao entrar no quarto, disse muito gentilmente que trazia duas notícias: uma boa e a outra ruim. O paciente pede para começar pela boa, depois ouviria a ruim. E o pastor então começa dizendo: ‘A notícia boa, meu querido irmão, é que um dia você vai cantar no coro celestial, e a notícia ruim é que o ensaio é hoje’” Pr Jonas Arrais, Revista do Ancião, pág. 7, edição janeiro-março 2007. 

           Todas as pessoas apreciam receber boas notícias. Às vezes, também recebemos notícias más, as quais nos desagradam.

           A Palavra de Deus tem notícias para nós, uma é boa e a outra não. Ambas têm que ver com nossa condição atual e nosso futuro. Vejamos em 1º lugar a má notícia.



           A má notícia.

           “Todos pecaram” (Rm 3:23).

           Sem dúvida esta é a má notícia que aparece na Palavra de Deus. “Todos” significa categoricamente que não há exceção, não existe um ser humano que não seja pecador.

           Algumas pessoas não concordam com essa declaração, pois dizem: “Não pode ser verdade, eu não faço mal a ninguém”.

           Outros argumentam: “Eu procuro sempre fazer só o bem, ajudo aos pobres, faço caridade, sou bom cidadão, não sou bandido...”



           Ilustração: Na opinião dos vizinhos, João é um bom rapaz. Ele ajuda uma pobre e solitária velhinha sem família. Diariamente, dedica várias horas para cuidar dela.          Enquanto seus amigos se divertem, ele limpa a casa, mantém o jardim cuidado, faz as compras e acompanha a senhora até o hospital quando é necessário. Os dias passavam e João permanecia firme e constante no cuidado dessa senhora. Os vizinhos, admirados por seu exemplo, argumentavam: Como seria bom se todos os jovens fossem como João!  Mas ninguém podia suspeitar o que se passava na mente dele. “Quando essa senhora morrer, certamente deixará toda sua herança para mim, conforme prometeu”, pensava João.

           Qual é o verdadeiro motivo da dedicação de João em favor da velhinha? Na realidade é o mesmo que atinge a todos os seres humanos: o egoísmo motivado pela natureza pecaminosa.

           Embora façamos boas obras, muitas vezes os motivos não são puros. “Tudo o que o homem pode fazer sem Cristo está repleto de egoísmo” (Caminho a Cristo, pág. 60). 

           “O preço (salário) do pecado é a morte” (Rm 6:23).

           A morte é a triste e fatal consequência que o pecado causou. Uma das coisas que podemos ter certeza, humanamente falando, é a morte (Ec 9:5).

           A morte tornou-se o mais grave problema humano. Com freqüência ouvimos este ditado: “Nesse mundo há solução para tudo, menos para a morte”.

           Isso nos lembra não só a morte natural, como também a morte como conseqüência do pecado. Viver sem esperança, com sentimento de culpa e sem paz no coração, torna a vida amarga. Essas emoções são como a “morte em vida”.

           “Ninguém será justificado diante dEle por obras” (Rm 3:20).

           “Aquele que procura se tornar santo por suas próprias obras, guardando a lei, tenta o impossível. Tudo o que o homem possa fazer sem Cristo, está repleto de egoísmo e pecado” (Caminho a Cristo, págs. 59-60).

           “Você nunca pode subir tão alto que seja incapaz de pecar, e nunca pode descer tão fundo que seja incapaz de subir”. Pr Gary Rustad, secretário associado da Divisão Ásia Pacífico Sul, durante o concílio anual da União Missão do Sul Asiático, em Cingapura no dia 21.11.2007, publicado na Adventist World – edição Março 2008. .



           A boa notícia.

           “Sendo justificados gratuitamente, por Sua graça... que há em Cristo” (Rm 3:24).

           A boa notícia é que podemos ser justificados por Cristo. Nessa passagem encontramos quatro chaves para compreendermos esta boa notícia:



           (1ª) Justificados: Do grego dikaiosímenoi. Deus faz muito mais que perdoar o pecador arrependido. Um estudo do termo grego nos mostra que o significado do mesmo implica em que Deus “declara justo” o crente arrependido, “imputando sua justiça” e dando ao crente arrependido uma nova qualidade de vida.



           (2ª) Gratuitamente: Cristo nos oferece Sua justiça gratuitamente; é um presente. Como o salário do pecado é a morte, Cristo pagou a dívida do pecado humano entregando Sua própria vida por nós, morrendo na cruz para que pudéssemos obter a vida eterna através de Seu sacrifício.

           Desta maneira a salvação tornou-se gratuita para o ser humano, embora Deus tenha pago um preço infinito por nossa redenção. “Não ganhamos a salvação por nossa obediência pois a salvação é dom gratuito de Deus recebido pela fé” (Caminho a Cristo, pág. 61).



           (3ª) Graça: Essa expressão aparece 150 vezes no NT, e Paulo é quem mais a usa (100 vezes). O apóstolo usa essa expressão para se referir ao grande amor de Deus pelos pecadores, ao morrer na cruz do calvário para nos salvar do pecado e de sua condenação, e nos suster a cada dia em nossas necessidades.

           Deus toma a iniciativa de salvar e amparar o homem não porque haja algum mérito no ser humano, mas sim por Seu infinito amor, isto é graça de Deus.



           (4ª) Redenção: Do grego apolitróseos = redenção, resgate, libertação mediante um resgate. O termo está relacionado com a idéia do preço do resgate para a libertação de um escravo. Nos faz lembrar uma vez mais nossa condição de escravos do pecado.

           O valor do nosso resgate não foi material ou financeiro, mas um preço impagável, o sangue do nosso Senhor Jesus Cristo. “Jamais poderá o preço de nossa redenção ser avaliado enquanto os remidos não estiverem com o Redentor ante o trono de Deus” DTN, pág. 131.



           Conclusão.

           A má notícia nos diz que todos pecamos, e que o salário do pecado é a morte, mais ainda, é impossível para o ser humano salvar-se por seus próprios esforços através de méritos ou obras humanas.

           Porém, a boa notícia nos diz que podemos ser justificados gratuitamente através do resgate que Cristo pagou por você e por mim na cruz do Calvário.

           Entregue-se a Ele e assim receberá a salvação.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!





            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n