Pular para o conteúdo principal

UMA ORAÇÃO QUE DEUS PÔDE ATENDER

 

Daniel 9:3-19

 

           Enquanto você estiver lendo o capítulo 9 do livro de Daniel, perceberá que o mesmo  se encontra dividido em três partes distintas:

           O “diário” de Daniel, em que o profeta relata seu estudo das profecias de Jeremias;

           A sincera e angustiosa oração de Daniel, e

           As predições adicionais do grande e poderoso anjo Gabriel ao expor Daniel 8:14.

 

           Daniel deve ter-se sentido muito contente ao ver que o anjo Gabriel se aproximava enquanto ele próprio ainda estava em oração (Daniel 9:20-21).

           Quem não gostaria de ter as preces atendidas, assim, tão rapidamente?

           Nem sempre Deus responde imediatamente. Às vezes continua mudo; mas seja como for que Ele responder às nossas orações, a resposta é para  o nosso bem.

           Vejamos o que podemos aprender acerca do tipo de oração que Deus pode responder de modo tão marcante.

           Por que os céus preservaram esta oração para nós?

           Certamente foi para que pudéssemos estudá-la tendo em mente as suas características.

           Daniel era um homem que levava uma vida de oração (2:17-18; 6:10) – “Três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer”.

           Já é digno de nota, o fato de que Daniel se dispusesse a orar sob aquelas circunstâncias; o que mais nos impressiona, porém, é que ele – à semelhança do que sempre fizera – dava graças”.

           Pelo menos seis coisas foram praticadas por Daniel, nesta oração, que merecem a nossa atenção.

 

           I - Ele orou com muita intensidade e fervor. 

           Em harmonia com o costume prevalecente em seus dias, Daniel enfatizou a profundidade dos desejos de sua alma não apenas mediante a escolha der palavras apropriadas, mas também com “jejum” e com o uso de “pano de saco e cinza”. Daniel 9:3.

           Pano de saco era feito de um tecido grosseiro, ou por pelos de camelo ou cabrito. Esse tecido era utilizado em tempos de grande tristeza e pesar, ou em ocasiões de grande agitação espiritual (ex. II Sam. 3:31; II Reis 19:1-2).

           De cor parda e aparência desagradável, o pano de saco expressava sincera e profunda humildade por parte da pessoa. O fato de alguém sujar o seu próprio rosto com cinza, intensificava o sentimento de autodegradação.

           Nada indica haver Daniel imaginado que seu jejum, as vestes de saco e a cinza sobre sua cabeça pudessem granjear qualquer mérito.

           Estes elementos contribuíram para expressar sua sinceridade, e sem dúvida auxiliaram no sentido de aprofundá-la. Ele não chamou atenção para aquilo que praticava.

 

           II - Ele repousou sobre a justiça de Deus, não sobre a sua própria justiça.

           Está escrito em Daniel 9:18: “Não lançamos as nossas súplicas perante a Tua face fiados em nossas justiças, mas em Tuas muitas misericórdias”.

           Tiago afirma que “muito pode, por sua eficácia, a oração de um justo” (Tiago 5:16).

           O apóstolo Paulo, porém, nos faz lembrar que “não há justo, nem sequer um” Romanos 3:10. Assim, pois, o que devemos crer? O que fazer?

           Exatamente aquilo que Daniel fez! Devemos ir à presença de Deus em toda a nossa pecaminosidade.

           Aliás, é a única forma como podemos ir. Ao confessarmos que somos pecadores, peçamos a Deus que nos atenda com base em Sua misericórdia e plena justiça.

           Jesus nos convida a irmos a Deus em Seu nome. João 14:13-14.

      

           III - Ele utilizou a Bíblia.  

           Em sua oração, Daniel utilizou a Bíblia. Suas palavras demonstram que ele deve ter estado a ler três passagens escritas especialmente para exilados:

           O conselho de Moisés a futuros exilados (Levítico cap. 26);

           A oração de Salomão em favor dos futuros exilados, erguida a Deus durante a dedicação do templo que agora jazia em ruínas (I Reis 8:46-53) e

           A carta de Jeremias a seus contemporâneos exilados em Babilônia (Jer. 29:15-20).

           Cada uma dessas passagens indica o fato de que a causa do exílio é o pecado.

 

            IV - Ele confessou seus próprios pecados e os pecados do grupo ao qual pertencia.

           Se fosse possível resumir em uma única palavra a essência da oração de Daniel, a palavra indubitavelmente seria: “pecamos”! Daniel 9:5.

           É absolutamente surpreendente que Daniel tenha oferecido tal oração.

           Até mesmo seus inimigos, ao buscarem uma razão para acabar com ele – um roubo ou desonestidade, nada encontraram que pudesse comprometer a conduta do profeta. Daniel 6:4. Contudo, agora ele ora dizendo: “Temos pecado e cometido iniqüidade, procedemos perversamente, fomos rebeldes”.

           Estaria Daniel mentindo? Estaria fazendo jogo de palavras?  

           Não e não. Daniel não mentia ao assim orar. Também não fazia jogo de palavras.

           Ele se identificava, nesse momento, com o grupo do qual fazia parte, com a unidade social da qual era membro.

           Como um todo, o grupo achava-se no exílio em virtude de haver, como grupo, cometido pecado.

           Sempre foi, e ainda é muito comum, tentar eximir-se da responsabilidade, acusando pessoas, líderes, em lugar de a nós mesmos.

           Você já deve ter ouvido algo mais ou menos assim: A nossa igreja – ou a nossa nação, ou a nossa escola, ou seja lá  o que for - não está cumprindo  o papel que lhe cabe porque nossos pastores ou líderes políticos, ou administradores terem-se tornado corruptos e descuidados.

            Existe também uma famosa alegação politicamente incorreta – a herança maldita.

            Daniel, entretanto, disse: “Ó Senhor, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque temos pecado contra Ti” (Daniel 9:8).

 

           V - Ele buscou a glória de Deus e de Seu santuário.

           Ó Deus, faz nascer um novo dia. Permite que ele venha logo.

           Que a Tua igreja possa ser modificada, transformada à Tua semelhança.

           Torna-nos puros, generosos, amáveis.

           Remove de nós o adultério, o racismo e a transgressão do sábado.

           Usando as palavras de Daniel, nós te suplicamos: “Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não Te retardes, por amor de Ti mesmo, ó Deus meu; porque a Tua cidade e o Teu povo são chamados pelo Teu nome” (Daniel 9:19).

           Estas últimas palavras da oração apontam para outra prioridade da oração vitoriosa. Daniel procurou a glória de Deus e a glória do Seu santuário.

           Segundo o Instituto Oxford da Inglaterra, em 2005 existiam 34.000 religiões (hoje aproximadamente 36.000), com algo em torno de um bilhão somente de cristãos.

           Vamos pensar juntos. O que aconteceria se esse um bilhão de cristãos de todas as denominações se encontrasse a pleitear com Deus nos dias de hoje, assim como fez Daniel, pedindo perdão a ele pelos nossos pecados coletivos, implorando-Lhe que conceda à Sua igreja o privilégio de ser digna de Seu nome?

           Quanto Deus nos abençoaria!

           Quão profunda seria a impressão sobre  os não-cristãos!

           Peça à Deus que utilize a sua pessoa ou o seu grupo como uma benção a outros.

 

           VI - Ele reclamou o cumprimento das promessas divinas.

           A partir de seu conhecimento da Bíblia, Daniel sabia que Deus é fiel em guardar a aliança ou concerto – é um Deus que cumpre as Suas promessas.

           No início de sua oração, o profeta dirige-se a Deus como Aquele que guarda “a aliança e a misericórdia para com os que Te amam e guardam os Teus mandamentos” (Daniel 9:4).

           Abrindo a Palavra de Deus em I Reis 8:23, encontraremos na expressão de Salomão, por ocasião da prece dedicatória to templo, uma referência a Deus como Alguém que guarda a aliança. Levítico 26 também se refere ao concerto de Deus.

           Daniel achava-se bem familiarizado com estas passagens. Ele também lera a respeito do concerto de Deus em Jeremias 31.

           O fato de lembrarmos que Deus cumpre as Suas promessas, sempre que iniciarmos nossas preces, ajudar-nos-á a desenvolver o tipo de fé que Ele poderá honrar.

 

           Conclusão.

           Quando formos orar, a oração de Daniel sugere que façamos quatro coisas:

·         Reconheçamos nossa pecaminosidade;

·         Reconheçamos nossa situação difícil frente à santidade de Deus;

·         Reconheçamos o poder libertador de Deus;

·         Nunca devemos desistir.

          

           Que o Senhor Deus conceda-nos mais estas graças.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

          

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n