Pular para o conteúdo principal

O DEUS DO IMPOSSÍVEL

 

Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Gn 18:14

 

           Introdução.

           Samaria estava cercada pelo exército do rei Ben-Hadade, da Síria. A fome e o desespero, dentro dos muros da cidade, chegaram a tal ponto, que duas mulheres cozeram o filho de uma delas e o comeram (II Rs 6:29). “Israel havia sido advertido por Moisés, de que se eles se afastassem de Deus, enfrentariam tamanhas dificuldades que os pais devorariam a carne dos próprios filhos (Lv 26:29; Dt 28:53). Essa profecia agora encontrou o seu terrível cumprimento” (SDA Bible Commentary, v. 2, p. 887).

           Os preços das mercadorias haviam disparado. A cabeça de um jumento era vendida por um preço absurdo: quase um quilo de prata. Note-se que o jumento é um animal impuro e os judeus só o comiam como último recurso, e a cabeça era considerada a pior parte e a mais barata. Além disso, “duzentos gramas de esterco de pomba custavam cinco barras de prata” (II Rs 6:25, NTLH). Até isso eles estavam usando como alimento. A que ponto chega um ser humano com fome!

 

           O profeta em ação.

           Em meio a essa situação calamitosa, o profeta Eliseu predisse que no dia seguinte haveria tal abundância, que se poderia comprar “três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada por uma barra de prata” (II Rs 7:1, NTLH). Dá para acreditar?

           Era bom demais para acreditar. Como não havia o menor indício de que isto pudesse se cumprir, o ajudante pessoal do rei duvidou das palavras de Eliseu e lhe disse: “Mesmo que o Senhor Deus abrisse janelas no céu e fizesse cair trigo e cevada, isso nunca poderia acontecer”! (II Rs 7:2, NTLH).

           O ajudante pessoal do rei não somente duvidou, ele afrontou, desdenhou, ele zombou de Deus e do Seu poder.

           Mas será que ele foi o único insensato da história? Não. Então vejamos: 

           » Os antediluvianos, que jamais haviam visto chuva, também não creram na pregação de Noé, anunciando uma chuva de tais proporções que inundaria o mundo todo. Mas o Dilúvio veio e os levou a todos.

           » Sara não acreditou quando o anjo disse a Abraão que ela daria à luz um filho. Mas, no tempo certo, nasceu Isaque.

           » Os genros de Ló não acreditaram que Sodoma seria destruída. E viraram cinzas, junto com a cidade. Tomé não acreditava que Jesus houvesse ressuscitado. Até vê-Lo e tocá-Lo.

           » Mesmo no mundo da ciência, o que parecia impossível num século, se tornou possível no seguinte. Quem, antes de 1969, acreditava que o homem iria à Lua?

           Ora, se no mundo científico as impossibilidades de hoje se tornam possíveis amanhã, podemos nós esperar menos de um Deus que não conhece impossíveis?

           Como igreja e como indivíduos precisamos orar para que não tenhamos a mesma experiência do povo de Israel, que não entrou na Terra Prometida por causa da incredulidade.

 

           Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? II Reis 7:2

           Eliseu não argumentou com o incrédulo ajudante do rei. Apenas limitou-se a dizer: “Com os seus próprios olhos você vai ver isso acontecer, mas não vai comer” (NTLH).

           Naquele mesmo dia, ao entardecer, quatro leprosos, do lado de fora dos portões da cidade, decidiram ir ao arraial dos sírios. Eles não tinham nada a perder: se ficassem onde estavam, certamente morreriam de fome; se invadissem o acampamento do inimigo, teriam uma pequena chance de ser poupados. Resolveram arriscar. E qual não foi a surpresa ao encontrarem o arraial completamente deserto. O relato bíblico nos diz que Deus fez os sírios ouvirem o barulho de um grande exército, com cavalos e carros de guerra. E ao anoitecer eles fugiram em pânico, abandonando cavalos, barracas, alimentos e todos os seus pertences.

           Os leprosos fizeram a festa. Entraram numa tenda e comeram e beberam até se fartar. Daí apanharam prata, ouro e roupas e as esconderam. Foram a outra barraca e fizeram a mesma coisa. Então reconheceram que estavam agindo mal. Seus compatriotas estavam morrendo de fome na cidade, enquanto eles se banqueteavam sozinhos e gastavam o tempo indo de tenda em tenda escolhendo para si objetos de prata e ouro. Seria um crime ficar calados. Com medo de serem castigados, disseram: “Não fazemos bem; este é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei” (v. 9).

           Quando as boas novas chegaram aos ouvidos do rei, ele achou que isto não passava de uma cilada dos sírios para tomar a cidade. Felizmente, porém, o seu servo tinha mais juízo e sugeriu que se enviassem alguns homens para verificar se o que os leprosos diziam era verdade. E o que eles viram foi impressionante: desde o arraial dos sírios até o rio Jordão, a mais ou menos 30 quilômetros de distância, “o caminho estava cheio de vestes e de armas que os sírios, na sua pressa, tinham lançado fora” (v. 15).

           Tão logo o povo ficou sabendo disso, saiu e saqueou o arraial dos sírios. E a profecia de Eliseu se cumpriu ao pé da letra, pois naquele dia “três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada foram vendidos por uma barra de prata” (v. 16). Mas o ajudante do rei, que duvidara da promessa no dia anterior, viu, mas não aproveitou nada, pois morreu pisoteado pelo povo faminto no portão da cidade.

 

           Conclusão.

           Este relato nos ensina que as promessas de Deus se cumprirão. Em II Pe 1:4 a Palavra de Deus afirma que “Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.

           Tomar parte na sua natureza divina (I João 3:2). Isso tem a ver com santidade, ou seja, com escapar da imoralidade (v.4) e também com imortalidade e eternidade. Os cristãos terão isso de forma plena quando entrarem no Reino Eterno do Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe 1:11).

           Mas os incrédulos não desfrutarão da bênção prometida.  “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer” (Gl 6:7 pp.). Moral da história: Nunca duvide do poder de Deus! Por outro lado, vale a pena acreditar nesse Deus maravilhoso, grandioso e acima de tudo: poderoso. Acredite, para Ele não existem impossíveis!!!

           Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n