Pular para o conteúdo principal

TRANSFORMADO PELA PROVAÇÃO

 

           “... pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”. II Cor. 4:17 NVI

           “Deus não atira em sua fornalha pedras sem valor”. Desconhecido

 

           Deus tem um propósito por trás de cada problema.

           Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso o caráter.

           Na verdade, Ele se utiliza mais das circunstâncias para nos tornar semelhantes a Jesus do que da nossa leitura da Bíblia. A razão é óbvia: você se defronta com as circunstâncias da vida 24 horas por dia.

           Jesus nos alertou dizendo que teríamos problemas no mundo: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33.            

           Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a oportunidade ou o privilégio de atravessar a vida sem problemas.

           A vida é uma sucessão de problemas. Toda vez que você resolve um, tem outro aguardando a vez. Nem todos são grandes, mas todos são importantes para o processo de crescimento que Deus tem para você.

           Pedro nos assegura de que problemas são normais: “Queridos amigos, não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas ardentes que estão para vir, pois isto não é coisa estranha nem fora do comum que lhes vai acontecer”. I Pe. 4:12; BV

           Deus utiliza os problemas para trazê-lo (a) para perto de si.

           A Bíblia diz: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. Salmos 34:18; NLT

           Suas mais íntima e profundas experiências de adoração ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios – quando seu coração estiver partido, quando você se sentir abandonado, quando não tiver mais nenhuma opção, quando a dor for intensa – e você buscar somente a Deus.

           É durante períodos de sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus.

           Quando sentimos dor física ou emocional, não temos disposição para orações superficiais.

           Joni Eareckson Tada observa: “Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar o tempo adquirido conhecimentos sobre Jesus, imitando-O, citando-O e falando sobre ele. Mas é somente ao sofrer que conheceremos Jesus”.

           No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de outra forma.

           Deus podia...

           Ter mantido José fora da cadeia (Gên. 39:20-22).

             Daniel fora da cova dos leões (Daniel 6:16-23).

            Evitado que Jeremias fosse lançado num poço de lama (Jer. 38:6).

             Impedido os três naufrágios de Paulo (II Cor. 11:25).

             Evitado que os três jovens fossem jogados na fornalha em chamas (Daniel 3:1-26).

           Mas não o fez. Ele deixou que esses problemas ocorressem, e, como conseqüência deles, cada um desses homens foi trazido para mais perto de Deus.

           Deus também pode usar o sofrimento alheio com esse mesmo objetivo (Atos 7:60), ou seja, usou o apedrejamento de Estevão para tocar o coração de Saulo.

            Seguir a Deus não significa uma vida sem problemas. Mas acredite nisso: Sua vontade é a melhor, e não existe caminho melhor.

           Os problemas nos obrigam a olhar para Deus e a depender dEle em vez de confiar em nós mesmos.  Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que Ele seja tudo o que você tiver. Independentemente da causa, nenhum de seus problemas poderia acontecer sem a permissão de Deus. Tudo o que ocorre a um filho de Deus é filtrado por Ele, e Ele pretende usar tudo isso para o bem, mesmo que Satanás e outros cogitem usar para o mal.  Precisamos reconhecer que dependemos dEle!

 

           Deus está no comando. Uma vez que Deus está soberanamente no controle de todas as coisas, acidentes são apenas circunstâncias do plano de Deus para você.

           Não se esqueça que, assim como todos os dias de sua vida foram escritos no calendário de Deus (no Seu livro) antes que você nascesse (Salmos 139:16), tudo que acontece com você tem significado espiritual. Tudo!

 

           Romanos 8:28-29 explica por quê: “Sabemos que Deus age em todas as coisas, de modo que trabalhem em conjunto para o bem dos que o amam e são chamados de acordo com o seu propósito. Pois Deus conhecia de antemão as pessoas e as escolheu para se tornarem iguais ao seu Filho”. NLT.

 

           Compreendendo Romanos 8:28-29. Essa é uma das passagens bíblicas mais incompreendidas e erroneamente citadas. Ela não diz: “Deus faz que tudo saia da forma que eu quero”. É lógico que isso não pode ser verdade.

           Também não diz: “Deus faz que tudo na Terra acabe com um final feliz”. Isso também não é verdade. Existem muitos finais infelizes sobre a Terra.

           Vivemos em um mundo caído. Somente no Céu tudo é perfeito, da forma que Deus quer. É por isso que temos de orar: “Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu”. Mt. 6:10; KJV.

           Para compreender inteiramente Rom. 8:28-29 você deve fragmentar frase por frase:

           “Sabemos...” Nossa esperança em tempos difíceis não pode, não deve basear-se em pensamentos positivos, em vontades ou em um otimismo natural. É uma certeza que se fundamenta na verdade de que Deus tem total controle do Universo e ama a todos nós.

           “... que Deus age...” Há um Criador por trás de tudo. Nossa vida não é o resultado do acaso, destino ou sorte. Existe um plano divino. A história pertence a Deus. É Deus quem controla o leme. Nós cometemos erros, mas Deus jamais. Deus não pode cometer erros – porque ele é Deus.

           “... em todas as coisas...” O plano de Deus para nossa vida envolve tudo que nos acontece – erros, pecados e mágoas. Ele também inclui doenças, dívidas, acontecimentos infelizes, separações, divórcio e a morte de pessoas queridas.

           Deus pode fazer o bem aflorar da pior perversidade. Ele fez isso no calvário. Não de forma isolada ou independentemente; os fatos de sua vida agem em conjunto, conforme o plano de Deus. Não são atos isolados, mas partes interdependentes do processo que o tornarão semelhante a Cristo.

           Para fazer um bolo, você utiliza farinha de trigo, sal, ovos crus, açúcar, óleo e fermento. Comidos isoladamente, cada ingrediente é bastante desagradável. Mas asse-os juntos, e se tornarão deliciosos.

           Se você der a Deus todas as suas experiências horríveis e desagradáveis, Ele as misturará para que se tornem agradáveis.

           “... para o bem...” Isso não quer dizer que tudo na vida seja bom. Grande parte do que acontece no nosso mundo é mau e cruel, mas Deus é especialista em extrair o bem de tudo isso. Um exemplo bíblico: na genealogia oficial de Jesus Cristo (Mt. 1:1-16), existem quatro mulheres listadas: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba.

           Tamar seduziu seu sogro para engravidar. Raabe era prostituta. Rute nem mesmo era judia, e infringiu a lei casando com um judeu. Bate-Seba cometeu adultério com Davi, o que acabou causando o assassinato do marido.

           Reputações não muito recomendáveis, mas Deus fez que o bem resultasse do mal, e Jesus veio através dessa linhagem.

           O que diremos pois acerca de Moisés, de Davi, de Jonas?

           O propósito de Deus é maior que nossos problemas, é maior que nosso sofrimento e até mesmo maior que nossos pecados.

           “... daqueles que o amam e são chamados...” Essa promessa é somente para os filhos de Deus, não para todos.

           Aqueles que vivem em oposição a Deus, insistindo em seu próprio caminho, todas as coisas contribuem para o mal deles e infelizmente, daquelas que estão a sua volta.

           “... de acordo com o Seu propósito”. Que propósito é esse?  

           É que sejamos “iguais a Seu Filho” Tudo que Deus deixa acontecer na nossa vida é permitido por causa desse propósito!

·         A Palavra de Deus afirma que Deus vê a aflição de Seu povo, que Ele tem ouvido o seu clamor e que por isso Ele conhece os seus sofrimentos (Êx. 3:7).

·         Promete que Ele jamais nos rejeitará nem nos desamparará (Sal 94:14).

·         Foi Jesus quem disse: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. João 6:37.

·         O conselho de Paulo é que sejamos pacientes, pois foi com paciência que Abraão alcançou a promessa (Heb. 6:15).

·         Pedro afirma que sofrer com paciência também é agradável a Deus (I Pe. 2:20).

·         Tanto é verdade que ainda deixou-nos um livro inteiro da Bíblia, cheio de conselhos àqueles que estão num momento crucial de crise: Tiago.Tiago 1:12, mas especialmente o capítulo 5:7-11:

           Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. v 7

            Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. v 8

            Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta. v 9

            Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. v 10

            Eis que chamamos bem-aventurados [felizes] os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão”. v 11

           Confiemos na misericórdia e compaixão divinas. Sejamos pacientes. É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n