Pular para o conteúdo principal

O VALOR DAS PEQUENAS COISAS

 

Êxodo 4:2

 

 

           Introdução.

           “Perguntou-lhe o Senhor: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Uma vara” (Êxodo 4:2).

           Deus fez essa pergunta a Moisés no deserto de Mídia, e pergunta a mesma coisa para nós hoje.

           Ele tencionava convidar Moisés para tirar Seu povo do Egito (ver Êx. 3:7-10). Mas quando lemos a pergunta de forma casual, ela não parece ser tão importante. Por que Deus fez essa pergunta a Moisés? O que Ele quis ensinar com isso? Hoje, o que Ele quer ensinar?

 

           O que a vara representa.

           Considerando que Moisés passou cerca de trinta anos conduzindo um cetro, símbolo de honra e poder, aquela vara representava uma alteração muito grande em seu estilo de vida.

           A mão que segurava o cetro, agora segurava uma insignificante vara. Quando Moisés lembrava que podia ter sido o sucessor natural de Faraó, olhava para aquela vara, e, quem sabe, sentia tristeza.

           É bom lembrar que a saída de Moisés não foi espontânea. Ele saiu fugido do Egito.

           Agora ele era apenas um “bóia-fria”. Humilhado por uma função sem prestígio social, não tinha mais as riquezas, a fama, o poder, a família de origem e até a própria confiança em si, quando declarou: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” Êx. (3:11).

 

           No divã de Deus.

           Diante disso, a primeira preocupação de Deus foi verificar o que Moisés pensava de si mesmo. Acaso Deus não sabia? Evidentemente que sim, mas a lição não era somente para Moisés; era para as gerações futuras, para nós.

           Porque, além da idade já bem avançada, Moisés estava marcado pelos desgastes de um trabalho braçal, com mãos calejadas, rosto queimado pelo sol escaldante do deserto e muito cansaço físico.

           A aparência de um jovem príncipe já não existia. Não se observava mais no espelho com as mesmas referências agradáveis. Por conta disso, no diálogo com Deus mostrou-se inseguro, com baixa autoestima, não tinha mais as mesmas aspirações nem para si nem para seu povo.

           Moisés não estava bem psicologicamente. Mas Deus o escolheu mesmo assim e o convidou para ser o seu companheiro na luta para libertar seu povo. Deus quis que Moisés se sentisse útil, necessário, acolhido e importante (Êx. 3:10-12). Como você se sente?

           O próximo passo foi restaurar a confiança de Moisés em Seu infinito poder. Daí a pergunta: “Que é isso em sua mão?”

           Deus mostrou que qualquer coisa que entregamos a ele pode ser transformada em poderoso instrumento. Ainda que seja apenas uma vara, nas mãos do Criador, terá mais poder do que qualquer outro cetro nas mãos de um rei ou faraó (ver Êx. 4:3-7).

           Os percalços da vida fragilizaram tanto um homem que a sua recuperação depende de um milagre. Deus então operou alguns milagres para que Moisés recuperasse a confiança em si e no Criador. Pediu que ele pegasse uma cobra pela cauda e, em seguida, refutou uma série de desculpas de Moisés (ver Êx. 4:4).

           Moisés: Ninguém vai acreditar em mim (ver Êx. 4:1).

           Deus: Farei muitos milagres para que  acreditem em você (ver Êx. 4:4-9).

           Moisés: Não sou eloqüente (ver Êx.4:10).

           Deus: Quem fez a sua boca? Se ela não funciona bem, Eu farei outra (ver Êxodo. 4:11-12)

           Moisés: Senhor mande outro qualquer para fazer este serviço (ver Êxodo 4:13).

           Deus não gostou e explicou que não aceitava mais nenhuma desculpa (ver Êxodo 4:14-17).

 

           O que Deus pode fazer por nós?

           Naquele momento, Moisés não tinha em mãos uma coisa de valor.  Era só uma vara que fora quebrada de um arbusto qualquer, uma vara sem nenhum valor sentimental, histórico ou comercial. Isso porque nem sabemos qual era  o tipo de madeira (ver Êx. 4:2).

           Mas o importante é saber que era a única coisa que Moisés tinha naquela hora (ver Êx.4:17).

           Moisés lançou a vara diante de Faraó, e ela se transformou numa serpente.

           Tocou nas águas do Nilo com ela, e as águas se transformaram em sangue;

           Estendeu-a sobre as águas do Egito, e elas produziram rãs;

           Introduziu-a no pó da terra, e cada grão de areia tornou-se piolho;

           Apontou-a para o céu, e houve chuva de pedras e fogo;

           Quando tocou nas águas do Mar Vermelho, abriu-se um caminho;

           Ergueu-a sobre os amalequitas, e essa tribo guerreira foi derrotada;

           Bateu com ela numa rocha, e tirou um jorro de água no deserto.

 

           Conclusão.

           Qualquer coisa usada com a permissão de Deus pode transformar-se em instrumento de grande poder.

           Uma queixada de jumento na mão de Sansão provocou a ruína dos filisteus;

           Uma pedrinha na funda de Davi desbaratou um exército inteiro;

           Um lanche de um menino serviu para alimentar mais de cinco mil pessoas.

           Moisés foi chamado para o serviço de Deus quando tinha 80 anos. Com isso podemos afirmar que não é necessário ser jovem e forte para servir a Deus. E não é necessário também ter muita idade porque Davi ainda era adolescente quando venceu Golias.

           Não importa a idade, o vigor físico ou posição social. Só é necessário que a pessoa confie em Deus e aceite Suas orientações para que um milagre aconteça em sua vida.

           Talvez você ache que não tem muito a oferecer. Lembre-se que Moisés só tinha uma vara, e Deus foi capaz de fazer coisas maravilhosas com ela.

           Se colocarmos Deus em primeiro lugar, com certeza Ele fará grandes coisas por nós.

           Quem sabe, Ele só está esperando por uma resposta.

           O que você tem em sua mão?

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

          

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n