Pular para o conteúdo principal

SENHOR! EU NÃO ENTENDO

 

           “Não te disse eu que se creres verás a glória de Deus?” João 11:40.

 

           Introdução.

            Esta mensagem é para todos nós que às vezes somos tentados a acreditar que não entender os desígnios divinos é privilégio dos cristãos dos últimos dias. Vejamos o que a Palavra de Deus tem a dizer-nos.

           Como vai sua fé? Será que pode afirmar com segurança: “Sim, minha fé bem segura está; firme em Jesus continuará”;... ? H.A. nº 262.

           C.S.Lewis descreveu o grande desafio que a morte de sua esposa trouxe sobre sua fé em Deus: Você nunca sabe quanto realmente crê em alguma coisa até que a verdade ou falsidade se torna uma questão de vida ou morte para você. É fácil dizer que você confia na resistência de determinada corda se a está usando apenas para amarrar uma caixa. Mas suponha que você tivesse que usar essa corda para atravessar um precipício. Você não procuraria descobrir quanto realmente confia nela?” – C.S. Lewis, A Grief Observed, págs. 22 e 23.

 

           Maria e Marta, amigas de Jesus, (João 11) não podiam entender o que o seu Senhor estava fazendo. Ambas lhe disseram: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. João 11:21,32.

           Parece que por detrás de tudo isto podemos ler os seus pensamentos:

           “Senhor, nós não entendemos porque demoraste tanto para vir.

           Não entendemos como deixaste morrer aquele a quem amavas.

            Não entendemos como pudeste deixar que a dor e o sofrimento rasgassem nossas vidas, quando a Tua presença poderia ter impedido tudo isto. Por que não viestes antes?

           Agora já é tarde, pois ele já está morto há quatro dias!” João 11:39 

            E para tudo isto o Senhor Jesus tinha apenas uma grande resposta: “Vocês podem não entender, mas eu não lhes disse que se crerem, verão?”

 

           Abraão, o pai da fé, (Gên. 15) não podia entender por que Deus lhe pedia o sacrifício do filho da promessa, mas confiou. E viu a glória de Deus na restituição dele ao seu amor.  

      

           Moisés, o grande líder, (Êx. 2) não conseguia entender por que Deus o retinha em Midiã aqueles quarenta anos; 14.600 dias esperando e pensando, mas confiou, e viu, quando Deus o chamou para tirar a Israel da servidão.

 

           José (Gên. 37) não podia entender a crueldade de seus irmãos, o falso testemunho da pérfida mulher de Potifar e os longos aos de uma reclusão injusta; mas confiou, e por fim viu a glória de Deus em tudo o que se passou.

 

           Jacó, o patriarca, (Gên. 37) não podia entender a estranha providência que permitiu que José fosse arrancado ao seu amor de pai, mas viu a glória de Deus quando contemplou o rosto daquele filho como governador à mão de um grande rei e como preservador de sua própria vida e da de uma grande nação.

 

           Gideão, um dos juízes de Israel, (Juízes 6) não conseguia entender por que Deus achava que era demais o povo que estava com ele: 32.000 homens contra os 135.000 midianitas, amalequitas preparados para a guerra; mas confiou, e por fim viu a glória de Deus, que os entregou em suas mãos com apenas 300 homens.

 

           Naamã, o comandante do exército de Ben-Hadade, rei da Síria, (II Reis 5) não conseguia entender por que eram necessários sete mergulhos nas águas barrentas do Rio Jordão ao invés ao invés de apenas um nas águas cristalinas dos rios Abana e Farfar em Damasco; mas confiou e viu a glória de Deus ao sua carne se tornar como a carne de uma criança e ficar limpo da lepra.

          E o que dizer de Noé, Josué, Jonas, Oséias, entre tantos outros?

           E talvez seja assim na sua vida. Você diz Eu não entendo por que Deus deixou este meu ente querido ser levado.

          Eu não entendo por que Ele permitiu que a aflição me açoitasse.

           Eu não entendo o por que destes caminhos tortuosos pelos quais o Senhor está me guiando.

           Eu não entendo por que foram desmantelados os planos que eu julgava tão bons.

           Eu não entendo o por que da mudança no emprego, que chega justamente quando eu estava começando a se sentir familiarizado com o trabalho e os amigos.

           Não entendo por que as bênçãos de que eu preciso tanto estão demorando tanto para vir”.

           Por que, por que, por que? Amigo, você não tem que entender todos os caminhos de Deus, todas as maneiras como Ele dirige sua vida.

           A primeira reação de nós seres humanos é tentarmos resolver as coisas a nossa maneira, de nosso jeito, de nosso modo. O resultado é quase sempre desastroso e nem sempre é possível voltar atrás. 

           A Palavra de Deus está repleta de exemplos de pessoas que assim fizeram, ou seja, tentaram encontrar a forma mais sábia aos seus próprios olhos; mas cuidado, o sábio Salomão nos deixou um importante conselho: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”. Prov. 14:12, rep. em Prov. 16:25. Caim, Saul, entre outros, que o digam!  Nesse exemplo, um por fazer e o outro por deixar de fazer (matar).

           Deus não espera que você entenda tudo, existem perguntas que se encontram temporariamente sem resposta, são as chamadas “cousas encobertas” de Deut. 29:29, entretanto, você pode seguir outro conselho, do salmista Davi e pedir: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana por causa dos que me espreitam”. Salmo 27:11.

           O mesmo pedido é repetido no Salmo 86:11: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome”.

           Você não espera que seu filhinho entenda tudo: quer apenas que confie em você. De igual modo você deve confiar em seu Pai celestial. É o que aconselha o salmista Davi: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará”. Salmo 37:5.

           Existe tanta coisa que não conseguimos entender. Sempre foi assim.

           Mas o que Deus nos ensina por Sua Palavra, é que por mais que não entendamos, podemos conhecer o suficiente sobre Deus, Seu caráter, Seu poder e, mais importante, Seu amor, para confiar nEle, amá-Lo e permanecer fiéis ao nosso divino chamado.

 

           Existem apenas duas opções: Deut. 30:19:

           “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.

           Você pode, você deve, mesmo não entendendo confiar e ver a glória de Deus: esta é a promessa, a bênção (João 11:40), mas pode como filho rebelde, por não entender, não confiar, se rebelar e assim cavar sua própria perdição, sua destruição (II Pedro 3:16).

           Aqueles que não querem crer em Deus, no Espírito Santo ou em Jesus, sempre vão encontrar razões para não crer. De fato, é difícil encontrar alguma coisa que Deus possa fazer para levar alguém a crer naquilo em que não quer crer.

           Entretanto, não é da vontade de Deus que ninguém se perca (II Pedro 3:9), muito menos nós, seus filhos, então, tome a decisão mais sábia que Josué tomou um dia: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24:15)”.

           Um dia, você verá a glória de Deus nas coisas que não entende.   

           Se você acredita nessa verdade diga amém. Que assim seja.

 

 

 Autor: desconhecido

Fonte: idem

          

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n