Pular para o conteúdo principal

O HOMEM QUE DEUS USA

 

Jeremias 17:7

 

           O homem que Deus usa apresenta estas características:

 

           Preocupa-se apenas que Deus seja glorificado. Ele tem consciência de vontade seja feita. Um dos ardis de Satanás é envolver homens e mulheres na obra cristã para sua própria glória e promoção; porém, este é o caminho do desastre espiritual. Ver I Cor 10:31.

   

           É totalmente consagrado a Ele. Sua mente e coração são devotados ao Senhor. Jesus declarou em Lucas 9:23: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me”. Significa o que Paulo disse na entrada de Damasco: “Senhor, o que queres que eu faça?”  Significa a submissão à vontade de Deus e completa confiança em Seu caráter.

 

           É um homem de fé. Fé envolve crença nas realidades invisíveis (Hebreus 11:1) e aqueles que vêem com os olhos da fé, longe de ser pessoas que  desejam e esperam em contemplação , podem compreender a realidade de Deus (o que ele pode fazer e o que fará em determinada situação). A fé também envolve crença no poder de Deus bem como em Seu caráter e integridade. Não é à toa que a Palavra de Deus afirma em Hebreus 11:6 que “sem fé é impossível agradar a Deus”.

 

           É aquele que confia em Sua providência em todas as circunstâncias do passado, em Sua obra presente e também no futuro. Isso significa aceitar, como vindo de Deus, nossa formação, nossa personalidade, nossos dons ou até mesmo a falta deles.

           Precisamos reconhecer que todas as coisas que ocorreram até agora em nossa vida não foi obra do acaso, mas a mão providencial do Senhor é que conduziu a tudo (Rm 8:28).

           Ao mesmo tempo precisamos reconhecer que Deus não está de férias e não nos esqueceu (Salmos 121:3-4) e por isso Se preocupa e Se alegra quando Sua vontade se cumpre em nossa vida. “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”  (Jer. 17:7).

 

           Aquele que deixa o futuro em Suas mãos. O homem que Deus usa é aquele que deixa o futuro nas mãos do Deus onipotente, onisciente e infinitamente amoroso.

           O futuro nos é completamente desconhecido, mas  o Senhor o conhece totalmente e, por isso, Ele sabe o caminho que vamos trilhar.

           Sabemos que nosso destino final é estar com Cristo para sempre e também sabemos que nosso futuro está seguro em Suas mãos.

           O homem que Deus usa descansa nesta certeza e transmite paz e confiança em meio às incertezas e turbulências (Sl 37:7).

 

           É aquele que obedece a Ele custe o que custar. Isso envolve conhecimento acera dos Seus mandamentos e familiaridade com a Sua palavra. Sua vontade se torna muito mais fácil de discernir quando estamos em contato com o que Ele disse.

           Os melhores exemplos bíblicos do que é obedecer a Deus  custe  o que custar vem daqueles que afirmaram: “Ainda que Ele me mate, nEle confiarei” (Jó 13:15); “Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”  (Daniel 3:17-18); “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens” (Atos 5:29).

 

           É aquele que reconhece que nada pode fazer em suas próprias forças. Será que pode haver algo mais difícil do que tentar viver uma vida cristã no poder da carne?

          Não quero dizer com isso que devemos  ser passivos, mas que devemos nos apropriar de todos os recursos que Cristo coloca à nossa disposição.

          O profeta Jeremias afirma que: “Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”  (Jeremias 17:5),  e Paulo declara em Filipenses 4:13: “Tudo posso nAquele que me fortalece”.

 

           É aquele que anda com Deus. Finalmente, o homem que Deus usa é aquele que anda com Ele diariamente, através da leitura da Sua palavra e do companheirismo e comunhão por meio da oração. Ex. bíblicos de homens que andavam com Deus: Enoque (Gên. 5:24);Noé (Gên. 6:9).

           Se andavam com Deus é fato incontestável que “o Senhor era com eles”.

            Era sempre assim com os personagens bíblicos que conheciam a Deus e a Sua Palavra; via-se claramente que Deus era com eles e operava por intermédio deles.

           O Senhor era com José que veio a ser homem próspero;”... Gênesis 39:2;

           “...porque  o Senhor é contigo por onde quer que andares.” Josué 1:9;

           O Senhor é contigo, homem valente [Gideão].” Juízes 6:12;

           “Crescia Samuel, e o Senhor era com ele,”... I Samuel 3:19.

           Ora, Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino, e o Senhor seu Deus era com ele, e muito o engrandeceu”. II Crônicas 1:1.

           “Assim o Senhor era com ele [Ezequias]; para onde quer que saísse prosperava”. II Reis 18:7.

           “Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele”. Atos 10:38.

           Davi ia-se engrandecendo cada vez mais, porque o Senhor Deus dos exércitos era com ele”. II Samuel 5:10. Estava evidente que Davi contava coma benção de Deus.

           John Wesley, um dos grandes reformadores costumava dizer: “... e o melhor de tudo é que Deus é conosco.”

 

           Conclusão.

           Em que medida estamos eu e você qualificados para sermos usados por Deus?

           Examinemos a nós mesmos em Sua presença;

           Confessemos nossos pontos fracos;

           As deficiências presentes em nossa vida e, então, pela fé nos reconsagremos a Ele.

           Somente desse modo nossa vida se tornará um investimento para a eternidade.

           Que esta seja a sua e a minha experiência. Que sejamos homens e mulheres que Deus possa usar em sua seara.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

 

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n