Pular para o conteúdo principal

PASTOR E AMIGO

 

Salmo 23

 

           Introdução.

           É o Salmo da infância e da velhice. Preciosas palavras! São as primeiras que se ensinam as crianças; e são as últimas que se murmuram no final da vida.

           É um oásis no deserto; é um recesso na subida escarpada da colina; é uma gruta contra o sol ardente do meio-dia; é um retiro seguro para descanso e meditação.

           Há uma relação pessoal entre as ovelhas e o pastor, que não somente é agradável e proveitosa, mas também essencial para que as necessidades sejam devidamente supridas.

           Como seres humanos, precisamos de relações afetuosas para levar uma vida significativa. O bebe que não é abraçado e amado, não se desenvolve normalmente, e até poderia morrer dentro de pouco tempo.

           Examinemos este Salmo usando estas oito promessas confortadoras. O rei Davi proferiu estas palavras como oração ao Senhor.

 

           O Senhor nos ajudará.

           “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”.

           “The Lord is my shepherd; I shall not want” KJV

           “Jehová es mi pastor; nada me faltará” AVCR

           “Iahweh é meu pastor, nada me falta” Bíblia de Jerusalém

 

           Por que ainda estamos ansiosos e preocupados? Martinho Lutero disse que a grande religião e a grande fé são expressas com pronomes pessoais.

           Quando podemos dizer: “O Senhor é o meu pastor”, também podemos afirmar: “Nada me faltará”. 

           Você já chegou ao ponto e dizer: Senhor, preciso mais de Ti do que qualquer outra dádiva que possas dar-me. Senhor, preciso mais de Ti do que qualquer resposta a oração que possas providenciar. Senhor, preciso mais de Ti do que qualquer solução aos problemas que possas oferecer-me. Você pode dizer isto? Se nunca disse, diga isso agora!

 

           O Senhor cuidará de nós!

           “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso”.

           Ele nos conduz dia a dia exatamente àquilo de que precisamos. Pastos verdejantes e águas tranqüilas descrevem o que as ovelhas necessitam.

           Não se pode fazê-las deitar com um pontapé; não é possível forçá-las a deitar-se a menos que cuidemos primeiro de algumas de suas necessidades:

(1º) Não podem sentir medo algum;

(2º) Precisam estar “em paz” com suas companheiras;

(3º) Não podem ter qualquer incômodo de insetos ou pestes e

(4º) Precisam estar amplamente supridas de alimento e água.

 

           As águas tranqüilas são de grande importância para a ovelha. Ela não se aproximará de águas que tenham corredeiras. O pastor sabe disso.

 

           O Senhor nos amparará!

           “Refrigera-me a alma”.

           Precisamos aprender algo sobre as ovelhas abatidas. Você já ficou desanimado? Davi sabia como o Senhor cuida das pessoas abatidas. Certamente ele escreveu este Salmo do Pastor, quando podia olhar para trás e lembrar-se das vezes que se encontrou atirado de costas, incapaz de levantar-se, paralisado pelos fracassos da vida.

           O Senhor deseja que nos coloquemos em pé, que prossigamos e continuemos a caminhada.

 

           O Senhor nos guiará!

           “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome”.

           Estas palavras estão cheias de majestoso significado. Justiça é o relacionamento correto com o Senhor, baseado na aceitação do Seu amor e perdão como uma dádiva da graça.  Ele nos dá a capacidade de crermos a fim de respondermos à justificação que foi possível mediante o sangue da cruz.

           Recebemos esta posição porque Ele nos declarou perdoados, aceitos e amados para toda a eternidade. Ele não nos abandonará nem nos deixará a sós.

           Ele usa as nossas orações, guia o nosso pensar, conduz-nos a passagens bíblicas esclarecedoras, fala-nos através das pessoas e usa as circunstâncias para ajudar-nos a tomar a decisão certa.

 

           O Senhor nos protegerá.

           “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu Senhor estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam”.

           Ao descrever as vicissitudes do andar em lugares perigosos, passar por experiências difíceis, até mesmo enfrentar a morte, Davi usou uma expressão hebraica familiar. Certo trecho da estrada que vai de Jerusalém ao Mar Morto era chamado Vale da Sombra. Mesmo ali Seu pastor estaria com ele.

           A vara e o cajado simbolizavam o cuidado e proteção do pastor.

 

           O Senhor nos alimentará!

           “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários”.

           Deus mesmo prepara a mesa. Isso é afabilidade do tipo mais elevado. Deus nos trata melhor do que merecemos. A figura do pastor dá lugar a um quadro mais íntimo: o de um bondoso hospedeiro.

           No mundo do AT, comer e beber a mesa de alguém significava criar um laço de lealdade mútua, e podia ser o símbolo do ponto culminante de um concerto ou aliança. Ser um hóspede ou convidado de Deus é viver em comunhão e aliança com Ele. Deus alimenta e provê, guia e protege.

 

           O Senhor nos curará!

           “Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda”.

           O ministério de cura do pastor de ovelhas era muito importante. Conta-se a história de um pastor cego que conhecia as suas ovelhas tocando-lhes a face com a mão. Sente você a mão do Senhor em seu rosto, conhecendo-o como um ser único e especial, ou como um recipiente de Seu cuidado?

           O óleo que o pastor usava para ungir as feridas, era feito de azeite de oliva, enxofre e especiarias. Servia para espantar mosquitos, moscas e insetos e também penetrar nos cortes e machucados.

           Unção na tradição judaica cristã significa a bênção, a cura, o chamado e a alegria do Senhor. Ser ungido por Ele é ter Sua mão amorosa sobre nós, enchendo-nos com o Seu Espírito.

           Deus faz nossa vida transbordar. Quando Ele nos unge com o óleo de Sua cura, nosso coração interior enche-se de incontida alegria.

      

           O Senhor nos acompanhará!

           “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”.

           Em cada situação Ele invade as nossas necessidades com Sua misericórdia e bondade.

           Assim como os cães do pastor seguiam o rebanho, mantendo as ovelhas juntas com seu cuidado vigilante, o Senhor virá a nós com “bondade e misericórdia” nas ocasiões em que estivermos com medo.

           Antes o salmista fora “perseguido” por seus inimigos; agora ele estava sendo “seguido” pelo Senhor.

           Ungindo as feridas de nosso coração com ternura, o Senhor troca nossas emoções conturbadas e medrosas pela certeza de que aconteça o que acontecer, Ele estará sempre conosco.

 

           Conclusão.

           Por que ficar aflito e com medo, se Deus está perto e deseja ajudar-nos em todas as nossas dificuldades?

           Não se esqueça, quando Deus promete ajudar-nos em todas as nossas dificuldades significa categoricamente que não há exceção. Acredite nisto.

           Que tenhamos a Deus como nosso verdadeiro Pastor e Amigo.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n