Pular para o conteúdo principal

O GRANDE CONFLITO

 

Apocalipse 12:7-9

 

            Introdução

             Está em andamento um grande conflito entre Cristo e Satanás sobre o caráter de Deus, Sua lei, e Sua soberania. Onde surgiu? De que forma? Com quem? Como aconteceu o nosso envolvimento? E o envolvimento do Universo? E os resultados? Qual é a única saída?  E qual a resposta correta para questões como:

            >Por que os bons enfrentam dificuldades?

            >Por que a rosa coexiste lado a lado com os espinhos?

            >Por que os animais matam e se devoram uns aos outros?

            >Por que alguns têm abundância de alimentos enquanto outros perecem de fome?

             >Por que uma criança inocente perece, vítima de um acidente automobilístico enquanto o motorista embriagado que o provocou escapa ileso?

            Essas questões têm sido respondidas de diversas maneiras desde a entrada do pecado. Os ateístas, que afirmam que todas as formas de vida surgiram do acaso, sugerem que o “bem” e o “mal” são um tipo de competição pela “sobrevivência do mais apto”.  Estas respostas são inadequadas. A questão do por que nosso mundo está arruinado pelo pecado, gira basicamente em torno da questão de nossa aceitação da visão mundial apresentada nas Santas Escrituras. 

 

           Onde surgiu o pecado?

            No lugar menos improvável; entre seres pertencentes a uma ordem superior a dos seres humanos (Sl 8:5). De acordo com as Escrituras Sagradas milhares de anos atrás, antes que nosso mundo fosse criado, o pecado se originou misteriosamente no coração de Lúcifer, o mais exaltado dos anjos no Céu. A culpa não pode ser atribuída a Deus, já que Lúcifer foi criado perfeito, sem inclinação para o mal (Ez 28:15).

 

           Por que Lúcifer estava insatisfeito com seu status? Isaías 14:13-14.

            Porque ele queria mais. Ele recusou-se permanecer contente com sua exaltada posição, recebida do Criador. Lúcifer permitiu que pensamentos invejosos o dominassem. Ele poderia haver reconhecido que, como um ser criado, não tinha o direito ao respeito e à adoração devidos à Divindade. Ele cobiçou a posição de Cristo. Em seu egoísmo, cobiçou a igualdade com o próprio Deus. Descontente com sua posição, ele passou a fazer questionamentos com a intenção de criar um clima de insatisfação:

            ̶ “Você não acha que o Céu tem uma estrutura muito rígida”?

            ̶ “Por que seres santos necessitam de leis”?

            ̶ “A lei de Deus é arbitrária – restringe a liberdade individual”

            ̶ “Não creio que Deus nos ame como diz. Ele é injusto e parcial”.

            ̶ “É claro que você pode compreender a verdade independentemente de Cristo”.  

            Essas insinuações desleais prosseguiram até que um terço dos anjos se uniu a Lúcifer em rebelião. Eles acreditavam que poderiam criar um governo superior ao de Deus. Com infinita paciência Deus tentou convencer Lúcifer e seus simpatizantes a abandonarem o rumo desastroso que estavam seguindo. Ele procurou esclarecer que as leis do Céu, fundamentadas em amor, eram essenciais à felicidade. Mas Lúcifer e seus seguidores recusaram-se atender aos pedidos de Deus.

            Porém Deus não destruiu Lúcifer e seus seguidores de uma vez. Deu-lhes tempo e oportunidade para demonstrarem se suas acusações contra o Seu caráter, Seu governo e leis tinham fundamento.             

 

            Estranho evento aconteceu no Céu. 

            Que aconteceu com Lúcifer (agora chamado Satanás) e com os anjos que ficaram do seu lado? Apocalipse 12:7-9.

            Embora o pecado não possa ser explicado e nem justificado, suas raízes podem ser vistas no orgulho que encheu o coração de Lúcifer (Ez 28:17). Lúcifer quis ser igual a Deus (Is 14:12-14), desejava porém apenas o poder de Deus mas não o Seu caráter.

            Satanás foi lançado para a Terra ao ser expulso do Céu, e junto ele os seus anjos rebeldes (Apoc 12:9).

 

            O conflito cósmico estendido à Terra.

            Até então o conflito estava restrito ao Céu. Após a rebelião de Satanás no Céu e sua consequente expulsão de lá, aqui na recém-criada Terra, Deus criou o primeiro par de seres humanos, Adão e Eva, colocando-os no Jardim do Éden. Sendo que fora excluído do conselho que deliberou a criação deste mundo, fez todo o possível para levar Adão e Eva à rebelião.

           

           Teste de caráter estabelecido por Deus.

            Que simples teste de caráter foi estabelecido por Deus para que Adão e Eva demonstrassem sua lealdade a Ele? (Gênesis 2:16-17).

            Deus advertiu o casal de que a desobediência traria a morte. Satanás viu nisto uma oportunidade de tentar nossos primeiros pais e comerem do fruto da árvore proibida e a unir-se a ele na rebelião. Trágica e inacreditavelmente, Adão e Eva cederam à tentação de Satanás.

            Em compaixão, Deus poupou a vida deles a fim de que pudessem ter oportunidade de se arrependerem, mas a penalidade pelo quebrantamento da lei de Deus tinha de ser paga. Com a queda surgia a necessidade de um redentor. Desta forma Cristo Se ofereceu para vir à Terra e morrer, assumindo o lugar dos pecadores.

 

            Deus prometeu um final feliz.

            Que final feliz Deus prometeu para o conflito entre o bem e o mal? (Gn 3:15).

             Com o passar do tempo, os efeitos do pecado se tornaram mais e mais evidentes, não apenas na raça humana, mas na natureza como um todo (Rm 8:22).

            Vinte séculos atrás, quando Satanás inspirou homens a matar Jesus, os seres de outros mundos viram claramente que Deus estava certo e Satanás errado. Os habitantes do Céu e dos mundos não caídos viram que Deus é amor e que Sua lei é justa e necessária.  Para dar ampla oportunidade de os habitantes do nosso mundo conhecerem os temas do grande conflito entre Cristo e Satanás e de escolherem de que lado ficar, Deus permitiu que o drama do pecado prosseguisse. 

            Hoje este drama está próximo do fim. A Bíblia deixa claro que o resultado final será a completa vitória de Deus e da vindicação de Seu caráter e lei. Até o dia da vitória, o bem e o mal continuarão lado a lado. Hoje as forças sobrenaturais prosseguem com o conflito mortal iniciado há muito tempo no Céu. O planeta Terra é o campo de batalha.

            A visão mundial cósmica da Bíblia.

            Cronologicamente, o primeiro livro da Bíblia não é o Gênesis e sim o livro de Jó. Enquanto o livro de Gênesis está centralizado no planeta Terra, apresentando-nos a criação do mundo e de todas as coisas, o livro de Jó está centralizado no cosmos. Envolve o Universo como um todo. Já em Jó 1:6-7 ele se eleva para além do planeta Terra a uma convocação cósmica que envolveu representantes de várias partes do Universo (ler a passagem).

            Esses “filhos de Deus” aparentemente eram os líderes de outros mundos habitados. Adão, o líder de nossa Terra até haver pecado, era um “filho de Deus” (Lc 3:38). Satanás apresentou-se juntamente com os outros como líder do planeta Terra, ainda que por usurpação. Ao seduzir nossos primeiros pais ao pecado, Satanás engenhosamente roubou-lhes o domínio que possuíam sobre a Terra, reclamando agora para si o título de “príncipe deste mundo”.

           A perspectiva cósmica provida pelo livro de Jó fornece poderosas provas da grande controvérsia entre Cristo e Satanás. Este planeta é o palco sobre o qual está sendo travada esta luta dramática entre o certo e o errado. Está escrito: “Porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens” (I Cor 4:9).

            Quando chegar ao fim o conflito cósmico, toda a humanidade admitirá: “Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações” (Apoc. 15:3).

 

            Por que Jesus veio a este planeta?

            A cruz de Jesus tem um significado universal como também local. Jesus veio para viver e morrer por muito mais do que apenas nossa salvação. Ele veio responder a acusação contra a justiça de Deus, que precedeu à nossa necessidade humana de salvação. A rebelião de Satanás ocorreu antes da criação deste mundo.  Após a criação, Satanás alegou ser impossível aos seres criados guardarem a lei de Deus. Este é um dos motivos principais porque o membro da Divindade, que conhecemos como Jesus tornou-Se um ser humano e viveu neste mundo. Jesus demonstrou que os seres humanos podem guardar a lei de Deus quando se apegam ao Espírito Santo para obter ajuda como Ele obteve”.  

 

            Conclusão

             Vivemos numa era de ilegalidade, onde os absolutos são neutralizados, a desonestidade é louvada, a corrupção é um meio de vida, o adultério é avassalador e os acordos, tanto internacionais como pessoais, são considerados como de pouca importância. É nosso privilégio viver uma vida que se caracteriza pela paciência e fidelidade, uma permanente prontidão para enfrentar o conflito (Ap 14:2) , manifestando constante dependência dAquele que nos torna “mais que vencedores” (Rm 8:37). 

            Seja esta a nossa experiência.   

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!   

 



Autor: desconhecido

Fonte: idem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n