Pular para o conteúdo principal

MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DIVINA

 

II Coríntios 8:1-5


           Introdução.  A igreja cristã primitiva foi duramente perseguida. Com exceção de João, todos os apóstolos foram martirizados. Entre os maiores inimigos da igreja estava Saulo de Tarso. Fariseu convicto, educado aos pés de Gamaliel, ele desejava prender e matar a todos os defensores da mais recente ”seita herética”.

 

           O chamado de Saulo.   A conversão de Saulo está relatada em Atos 9. Viajando para Damasco, foi abordado por Jesus. Ficou cego, foi jogado por terra e ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que Me persegues?” Então, perguntou: “Quem és, Senhor?”  “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. É duro para ti recalcitrar contra os aguilhões”. E ele, tremendo e atônito, disse: “Senhor, que queres que eu faça?” Atos 9:4-6.

           Nascia o apóstolo dos gentios. De perseguidor passaria a perseguido.

           Saulo passou a chamar-se Paulo e tornou-se um evangelista guiado pelo Espírito.

           Depois de receber a imposição das mãos (Atos 13), Paulo foi enviado a pregar.

           Um dia, em visão, ouviu a voz de um varão que dizia: “Passa a Macedônia e ajuda-nos” (Atos 16:9).   Deus o chamava para anunciar o evangelho ali. Então, ele foi para aquela região onde estabeleceu igrejas.

 

           Características da igreja em Corinto.  Em muitos aspectos, as igrejas cristãs da Macedônia eram diferentes da congregação de Corinto. Ali, a igreja caracterizava-se por sérios problemas espirituais, entre os quais:

           Discórdias e divisões: I Cor. 1:10-11 – Os membros da igreja viviam em conflitos. Uns diziam: “Eu sou discípulo de Paulo”. Outros afirmavam: “Eu sou discípulo de Apolo”. Outros ainda que afirmavam:  “Eu sou de Cefas”. E ainda outros que diziam: “Eu sou de Cristo”. V.12.

           Ainda hoje existem congregações em que os filhos de Deus vivem competindo. A graça de Deus não pode se manifestar em uma igreja formada por pessoas que vivem brigando.

           Orgulho espiritual, separação afetiva e luta pelo poder impedem o crescimento da igreja. Cristo não está dividido.

           Amor permissivo: I cor. 5:1-2 – Em Corinto havia quem se atrevia a viver maritalmente com a ex-esposa do próprio pai. E o pior, a igreja não tomava providências para disciplinar esse pecado.

           Devemos amar o pecador e fazer de tudo para restaurá-lo. Porém, ao lidarmos com o pecado, Deus espera que sejamos implacáveis.

           O Espírito Santo não pode Se manifestar numa igreja que tolera o pecado, tenha sido ele cometido por membros ou líderes.

           Ingratidão e egoísmo: I Cor. 9:4, 11,14 – A igreja não compreendia ser um privilégio sustentar a pregação do evangelho e questionava o ministério de Paulo.

           Então, o apóstolo lhes interrogou: “Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito, recolhermos de vós bens materiais?... Não ordenou o Senhor que aqueles ”que pregam o evangelho, que vivam do evangelho?”

           O egoísmo, a infidelidade e o materialismo impedem a manifestação do poder de Deus na igreja. 

           Em Sua providência, o Senhor estabeleceu a devolução do dízimo e das ofertas como um meio de erradicar do coração humano o egoísmo e sustentar a pregação. Muitos não aceitam, deixam de ser fiéis e perdem as bênçãos. Com isso, retêm o que a Deus pertence e se colocam fora do plano divino.

 

           A graça alcançada pelos Macedônios.    Enquanto era triste a condição espiritual da igreja em Corinto, a manifestação da graça de Deus nas igrejas da Macedônia foi maravilhosa:

           Alegria em meio à tribulação: II Cor. 8:2 – Que poder lhes capacitava a experimentar gozo e alegria, mesmo em meio às provas se, naqueles dias, declarar-se cristão era colocar o pescoço na forca?

           Cristãos, no passado e hoje têm de enfrentar tentações, injustiças, limitações financeiras, enfermidades, perseguição no trabalho e na escola etc.

           Como suportar a prova sem blasfemar nem desanimar?

           Só há uma forma: viver em comunhão diária com Cristo, recebendo diariamente a graça e o poder de Deus.

           Generosidade em meio à profunda pobreza: II Cor. 8:2 – Ser liberal, generoso e fiel quando o bolso está cheio é fácil.  A prova vem é quando chega a crise, quando as posses são escassas.

           A igreja da Macedônia era liberal mesmo em meio à profunda pobreza e nisso é modelo para todas as igrejas cristãs.

           Onde habita o Espírito Santo há abundância e generosidade. Os macedônios davam o que podiam, davam além do que podiam e voluntariamente.

           Sem dúvida, aquela igreja recebeu um precioso dom e era formada por pessoas cheias do Espírito Santo.

           O segredo dos macedônios: I Cor. 8:5 – Primeiramente, a si mesmo se deram ao Senhor.  Esse é o segredo de uma vida cristã feliz e abençoada. Não existe valor na entrega de bens sem a entrega da vida.

 

           Conclusão.    Ainda hoje, Deus deseja ver em nossa igreja a mesma graça e poder que se manifestou nas igrejas da Macedônia.

           É interessante olharmos para o próprio coração e fazermos s seguintes perguntas:

             Com quem mais me pareço: com os cristãos coríntios ou com os macedônios?

             Há em mim um espírito de contenta e sectarismo?

             Sou tolerante com o pecado em minha própria vida?

             Tenho sido fiel em todas as coisas?

           Compreendo ser um privilégio devolver meu dízimo e assim participar da evangelização do mundo?

           Cada um de nós deve procurar alcançar a mesma graça alcançada pelas igrejas da Macedônia: alegria em meio à tribulação, generosidade em meio à profunda pobreza, voluntariedade, espírito de sacrifício e profundo senso de missão.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n