Pular para o conteúdo principal

SETE DÁDIVAS INESTIMÁVEIS

 

           Introdução.

           Entre os verbos mais conjugado na Palavra de Deus encontram-se os verbos amar e dar, e isto é sintetizado em seu verso áureo, situado no Evangelho de João 3:16: “Porque tanto amou Deus que deu...”

 Às vezes somos, erroneamente, levados a pensar que para agradar, retribuir, compensar, ou mesmo para conquistar alguém, necessitamos gastar um valor expressivo na compra de um belo presente.

            Se dispusermos da referida importância, sem problemas, tudo bem, é só adquirir e presentear. Mas, em tempos de escassos recursos, nem sempre é possível e aí, lamentavelmente vem a frustração.

            Você já olhou para uma criança ao receber presentes?

           Você acha que ela está preocupada quanto custou cada um dos presentes?

           Você acha que ela valorizará os que custaram mais? 

           A resposta encontra-se em Mateus 18:3: “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”, e no hino de n.º420 do H.A: “Só porque não recorremos ao bom Deus...”

          Então, desejo mostrar-lhes, a luz da Palavra de Deus, que é possível agradar, retribuir, compensar ou até mesmo conquistar a admiração e o respeito daqueles que estão a nossa volta gastando quase nada.

 

           1ª - A dádiva da oração. 

           Uma ferramenta poderosa que se encontra a nosso inteiro dispor e nós, lamentavelmente, na maioria das vezes fazemos pouco uso. Deixe que seus amigos e entes queridos saibam que você ora por eles – assegure-se de realmente orar. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. Tg. 5:16 ú.p. “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas”. I Pe. 3:12 “Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações”. Salmo 34:17. 

           O próprio Jesus prometeu: “Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebeste, e assim será convosco”.Mc. 11:24

            A oração intercessória é poderosa.

            A oração intercessória faz a diferença.

            A oração intercessória muda as coisas.

            Eis a razão: na controvérsia entre o bem e o mal, Deus avalia a liberdade humana. Ele está fazendo cada coisa. Ele pode alcançar cada pessoa antes mesmo que nós oremos. Ainda assim Deus é limitado.                               

           Mas como? Deus limitado? Quem seria capaz de limitá-Lo?

Deus é limitado por nossas escolhas. (A questão do livre-arbítrio)

Ele nunca violará qualquer liberdade individual de escolha.

Ele apenas vai até aí. Influencia, mas nunca coage. Convence, mas nunca compele. Guia, mas nunca força.

Quando oramos pelos outros, Deus derrama seu Espírito sobre nós para alcançarmos essas pessoas. A oração intercessória abre novas avenidas para Deus trabalhar. Permite a Deus outra oportunidade.

“Nossas orações intercessoras expressam um senso de solidariedade com os outros. Estamos inseridos no grande tecido da humanidade. O que acontece aos outros inevitavelmente nos envolve, e o que fazemos afeta a eles, também. Além disso, Deus tem maneiras de operar no mundo que não podemos entender”. Richard Rice, The Reign of God, pág. 376.

A irmã White afirma: “Faz parte do plano de Deus conceder-nos, em resposta a oração de fé, aquilo que Ele não outorgaria se o não pedíssemos assim”. O GC. pág. 525.

              

           2ª - A dádiva da afeição.

           Por que a afeição é um presente muito valioso em nossos dias?

           A resposta encontra-se em II Tm. 3:3. Entre os muitos males e corrupções dos últimos dias encontramos: “desafeiçoados”, ou seja, pessoas sem amor, sem afeição. Há também uma maldição sobre eles: “não irão avante” II Tm. 3:9, por isso, seja generoso (a) nos abraços, no tapinha nas costas, no dar as mãos e se você for mulher, nos beijos.

            Permita que essas pequenas ações demonstrem seu amor pelos membros da família, da igreja e pelos amigos. A vida sem amor não tem realmente nenhum valor. O apóstolo Paulo levanta a questão: “Não importa o que eu diga, creia e faça; sem amor estou arruinado”. I Cor. 13:3 The Message

            Quando devo demonstrar amor? Sempre!

            Qual é o melhor momento para amar? Agora! Não procrastine! 

          Você não sabe até quando terá oportunidade.

          As circunstâncias mudam, as pessoas morrem, os filhos crescem.

          Você não tem nenhuma garantia quanto ao amanhã.

          Se você quiser expressar seu amor, é melhor que o faça agora.

 

            3ª - A dádiva de um favor.

           A luz da Palavra de Deus favor pode significar muitas coisas, entre elas: misericórdia, bondade. A cada dia, desvie-se de seu caminho para praticar um ato de bondade, uma boa ação a alguém.

          Jesus nos deixou na Bíblia uma parábola que nos ensina acerca da dádiva de um favor. A pessoa cujos antecedentes era a menos recomendada para fazer um favor, foi de fato quem fez: o bom samaritano. Lc. 10:25-37.

           Quem é o meu próximo? A quem devo ajudar?

           Aquele que necessitar de minha ajuda, de meu favor. “Lança os olhares em torno de ti, sim ajuda hoje a alguém...” é o que nos recomenda o Hino de n.º 315 do H.A.

          Há uma promessa bíblica, pouco conhecida em Prov. 12:2: “O homem de bem alcança o favor do Senhor”.

    

           4ª - A dádiva do riso.

           Ouvi há muito tempo atrás na igreja a história de uma senhora que não simpatizava muito com o povo Adventista, por serem, segundo ela, carrancudos, caras fechadas e como ela sempre dizia à sua filinha, estavam sempre de cara comprida. Um belo dia, a família estava passeando por uma área rural e eis que sua filinha avista um animal desconhecido e pergunta a sua mãe: - que bicho é aquele mamãe? - Ora minha filha, é um cavalo. E a menina exclamou: – Ah e ele é Adventista né mamãe! “Seja o coração alegre, sempre a transbordar louvor”. Hino n.º 219 do H.A.  - O sábio Salomão deixou-nos um sábio conselho: “O coração alegre é bom remédio... “ Prov. 17:22.   Só não confunda alegria com bagunça.

          “O sorriso é o idioma do amor universal: até as crianças o entendem ”.

          “Parece-me que o sorriso, e só ele, faz aquilo que chamamos a beleza de um rosto”. Tolstoy.

          Partilhe artigos, histórias engraçadas e charges para dizer: gosto de rir com você. Só tome cuidado com piadas de cunho preconceituoso. Ver Mt. 12:36-37.

           5ª - A dádiva da disposição cordial.

           A maneira mais fácil de sentir-se bem é estender uma palavra amável a alguém, ainda que seja apenas um olá, seja bem-vindo, por favor, com licença, desculpe, muito obrigado. São consideradas palavrinhas mágicas. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Prov. 15:1).

          Eu não creio nessa história de que “não existe mais ambiente pra mim”. Você faz o ambiente. Assim diz a Palavra de Deus: “Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Gál. 6:7. Também diz: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Rom. 12:18.

“Palavras amáveis nunca são perdidas. Jesus as registra como ditas a Ele mesmo. Semeie sementes de generosidade, amor e ternura, e elas florescerão e produzirão frutos”. Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, vol. 6, pág. 1.118

 

           6ª - A dádiva do elogio.

           Quando foi a última vez que você fez um elogio?

           Vivemos numa sociedade na qual as pessoas parecem sentir certo constrangimento ao fazer um elogio sincero.

           Dizer de forma simples e sincera: você fica muito bem nesta roupa; a sua ajuda foi de grande valia; seu trabalho foi ótimo; que almoço delicioso.

          Palavras de apreço, de consideração, de encorajamento, de conforto que muito podem alegrar o dia de alguém.  Uma palavra negativa destrói o dia de alguém, enquanto que um elogio dá-lhe força para viver uma semana. Que poder tem esta dádiva em nossa vida! “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”.  Prov. 25:11.

           É imperativo que sejamos sinceros, pois num dos extremos encontramos a lisonja que tanto desagrada a Deus. “Não multipliques, pois, as palavras de lisonja”. Prov. 25:27. Jó, a mais de três milênios tinha consciência dessa verdade: Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de lisonjas para com o homem. Porque não sei usar de lisonjas; do contrário, em breve me levaria o meu Criador”. Jó 32:21-22.

 

           7ª - A dádiva do ouvir.

           Por que Deus nos criou com dois ouvidos e apenas uma boca?

           Certamente que não foi apenas por uma questão de simetria ou de estética, mas de princípio; precisamos ouvir duas vezes mais do que falamos, portanto, quando alguém estiver falando, não interrompa, não manifeste enfado, não planeje as respostas, apenas ouça. O sábio Salomão declara: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera seus lábios é prudente”. Prov. 10:19.

           Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar”. Tiago 1:19

 

           Conclusão.

          Quantas dádivas podemos presentear àqueles que nos cercam!

          O nosso desejo é que você ore mais pelos outros, seja mais afetuoso (a), procure auxiliar as pessoas que estão ao seu redor, ria mais, seja mais cordial ou cortês, elogie mais, ouça o que os outros têm a dizer.

          Sejamos, pois, dadivosos! Amém!

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n