Pular para o conteúdo principal

QUEBRANDO TABUS - PARTE VI


 

Chapter three

 

NECESSIDADES INSATISFEITAS

“Meu parceiro não entende nem satisfaz as minhas necessidades”. Todo marido, toda mulher, sentiu isto em alguma ocasião, embora possa ser que nunca o tivesse expressado audivelmente. Quando as necessidades não são satisfeitas, está aberta a porta para a infidelidade – outra pessoa que satisfaça essas necessidades. O Dr. James Dobson, conhecido conselheiro familiar, o expressa sucintamente:

Surgem grandes necessidades. Quanto maiores às necessidades de prazer, romance, sexo e satisfação do ego, maiores as necessidades do casamento e mais alto clamam essas vozes. Uma necessidade cresce, e não está sendo suprida. E, geralmente a pessoa clama para os que estão ao seu redor: “Satisfaçam as minhas necessidades. Ouçam-me. Amem-me. Entendam-me. Cuidem de mim”. E esse clamor não é ouvido, entendido ou respondido. Estamos em casa, estamos vivendo juntos, mas não estamos suprindo as necessidades um do outro. E as necessidades se agravam; e, quando se tornam prementes, então as vozes que chamam as pessoas para a infidelidade tornam-se mais audíveis.

O casamento é um relacionamento que satisfaz as necessidades. Assim foi durante o namoro e continua até o último dia em que um casal está junto. Ninguém é tão altruísta ou pouco egocêntrico que se case pelo puro desejo de satisfazer as necessidades de outrem, sem pedir nada para si. E o fato de querer que as nossas necessidades sejam supridas não é egoístico nem pecaminoso. Tem sido dito que o amor é a avaliação exata e o suprimento das necessidades do outro.

Adão e Eva, embora perfeitos e inocentes, tinham várias espécies de necessidades. Deus os criou dessa maneira. Tinham necessidades sociais, emocionais, físicas, psíquicas e espirituais – e isto antes de eles terem caído em pecado. De fato, a sua queda foi uma tentativa de satisfazer essas necessidades de maneira e em época contrárias ao plano do Criador.

Deus colocou o homem, com suas necessidades, em uma posição em que elas pudessem ser supridas.

1. Ele foi colocado em um belo jardim, e lhe foi dito que o cultivasse, guardasse e comesse dele. As suas necessidades de beleza, trabalho e alimentação podiam ser satisfeitas pelo ambiente em que vivia.

2. Ele não foi deixado sozinho. Foi-lhe dada outra pessoas, e foi-lhes dito que compartilhassem, se unissem e procriassem. As suas necessidades de companhia, intimidade, continuidade e família foram supridas por outra pessoa.

3. Foi-lhe dada comunhão com Deus. As suas necessidades de realização pessoal, propósito e vida eterna foram satisfeitas somente por Deus.

Só certas necessidades podem ser satisfeitas, no casamento por outra pessoa. Nem todas. Ma a essência da promessa do casamento é: “Eu satisfarei essas necessidades”. Os votos pronunciados na cerimônia de casamento dizem:

“Ter-te e conservar-te” – dedicação. 
“Na alegria e na tristeza” – propriedade.
“Na riqueza ou na pobreza” – lealdade.
“Na doença ou na saúde” – sustento.  
“Para amar-te e querer-te” – fidelidade.  
“Até que a morte os separe” – companheirismo.

São exigências nada fáceis. Não é de se admirar que todos nós falhemos, por vezes. Não estou sugerindo que diluamos os votos, mas que entendamos como eles são traduzidos e aplicados às necessidades diárias de nosso cônjuge.

As necessidades de duas pessoas raramente se encaixam perfeitamente, mas quando cada cônjuge está procurando seriamente satisfazer as necessidades do outro, o problema da terceira ponta do triângulo tem pouca oportunidade de vir à existência. Temos cinco necessidades básicas, que um cônjuge pode satisfazer:

 
ATENÇÃO

“Você já ouvir falar da grande face de pedra”? – perguntou certa mulher à sua amiga.      “Sim, Acho que já” – replicou a amiga.                                                                            
“Eu me casei com ela” – declarou a mulher. “Meu marido não ouve e não fala”.

Sara escreveu-me, depois de nossas sessões de aconselhamento: “Ser-me-á difícil desistir do amor que sinto por outra pessoa, e dizer ‘não’ à primeira pessoa que realmente me ouviu. Durante treze anos com Bruce, não me tenho sentido amada nem desejada. Ele nunca nota o que cozinho, nem minha aparência e como tento arrumar a casa para ele. Ele nunca presta atenção a mim. Acha que tudo o que sou ou faço é normal, natural, e, realmente, penso que não sou importante para ele.

Um marido que havia prevaricado e sentia-se culpado disse: “Cheguei a sentir-me como nada mais do que uma peça do mobiliário. Eu era um joão-ninguém dentro de minha casa, ninguém que fosse digno de nota, de ser ouvido ou de ser amado. Fiquei cheio. Não faz muito tempo, saí, para não voltar mais. Finalmente me decidi”, disse ele. “Há algumas semanas cheguei em casa e minha esposa estava colocando o bebê na cama. Comecei a beijá-la. Ela, porém, virou-se de lado e começou a falar a respeito da erupção da pele do bebê. Você já tentou beijar alguém com um alfinete de segurança na boca? Por que ela não podia olhar para mim? Conversar comigo? Será que preciso andar de fraldas ou cuspir fora a comida, para conseguir que ela me note? Eu sou o cara com quem ela se casou. Mas precisaria chegar com uma perna quebrada ou ficar com pneumonia para conseguir que ela notasse que estou presente”.
 

 ACEITAÇÃO

Toda pessoa tem uma necessidade profundamente arraigada de ser aceita pelo seu valor individual. É nosso dever amar nosso cônjuge; cabe a Deus mudá-lo. O autor John Drescher cita o conselheiro Ira J. Tanner: “Qualquer tentativa de mudar o cônjuge, em um esforço de nossa parte, é um insulto a ele. Isso divide, suscita ira, e causa solidão ainda maior”. E posso acrescentar que empurra o cônjuge para outros braços, que o aceitem melhor.

Ruth e Jack eram amigos pessoais de Evelyn e meus. Na verdade eram nosso s vizinhos. Mas o “caso” em que ela se envolveu os trouxe a mim, para serem aconselhados. Jack era ambicioso, dinâmico, exigente, uma testemunha eficiente de Cristo – um bom papo. Rute era serena, atraente, extrovertida e distinta. Uma pessoa encantadora.

Os próprios padrões cristãos inflexíveis de Jack atraíam algumas pessoas, mas repeliam outras. Eram aplicados a todas as pessoas, na igreja e fora dela, produzindo em algumas delas falso sentimento de culpa; em outras, apenas compaixão... por Jack. Todos os membros da família sentiam a pressão. Alguns se rebelavam; outros se sujeitavam.

Ruth disse: “Amo muito o Senhor, mas nunca consigo agradar ao meu marido. Eu não estava crescendo espiritualmente tão depressa quanto ele achava que eu devia. El estava sempre procurando saber quanto eu estava lendo a minha Bíblia. Fiquei simplesmente fisicamente esgotada, e não pude continuar indo às diversas reuniões da igreja todas as noites da semana. Eu precisava ficar em casa. Jack interpretou isso como sinal de apostasia, e me criticou na frente das crianças, até que toda a nossa família começou a brigar constantemente. Então ele me culpou pelos problemas de nossa família, apresentando como causa que eu estava me ‘afastando do Senhor’. Ele queria que eu fosse Madre Teresa, Betty Crocker e Cheryl Ladd, reunidas em uma só pessoa. Ele estava decidido a me moldar à sua vontade. Nada que eu fazia lhe agradava.

“Pecado – adultério – era a coisa mais distante de meus pensamentos, desde o dia em que me convertera a Cristo. Eu não estava procurando sexo – até isso também se havia deteriorado em nosso casamento. Eu nem sequer estava procurando um “caso”, para me vingar, fazer meu marido pagar, e nem mesmo para chamar a atenção dele. Eu estava simplesmente aturdida. E, quando o vizinho do meio do quarteirão me notou, sorriu algumas vezes, conversou comigo amavelmente e gostou de mim da maneira como sou – aconteceu. Eu estava agonizante”.

 
AFEIÇÃO

Muitos cônjuges traem por nada mais, a princípio, do que o desejo de um pouco de afeição. As coisas que dão brilho aos dias de namoro e ao começo do casamento - dar-se as mãos, carinhos, abraços e beijos – não podem agora ser guardadas no guarda-roupa, juntamente com o vestido de noiva.

“Agora estamos casados; não somos mais crianças”. Pensa ele: “Por que você precisa continuar correndo atrás do bonde, uma vez que já o pegou”? E ela: “Uma vez que você pegou o peixe, pode jogar a isca fora”.

“Nós não nos temos tocado há mais de dois anos, quase literalmente. Certamente temos tido relações sexuais, mas, na verdade, dificilmente nos tocamos, pelo menos não intencionalmente”. – estas foram as palavras de uma esposa de pastor que veio a uma de nossas conferências.

Ela estava com cerca de cinquenta anos, era um tanto atarracada, cabelos puxados para trás, vestida de maneira simples, e parecia do tipo altamente organizado, uma administradora. Com a voz começando a se embargar, ela continuou: “Eu não tenho sido muito do tipo afetivo, não que eu não goste disso, mas meu marido e eu precisávamos trabalhar tanto para administrar as igrejas! Durante vinte e três anãos pastoreamos principalmente igrejas pequenas. O senhor sabe como é isso. Faz-se todo o trabalho: ensinar, cantar, organizar, visitar, servir de zeladora. Está-se sempre sobrecarregada, sempre exausta.

“Quando meu marido não evidenciou nenhum desejo de demonstrar afeição, nenhuma necessidade disso, presumi que ele fosse simplesmente desse tipo, e que essas coisas não o interessassem – não fossem necessárias. Por isso, também não insisti, e, por assim dizer, fiquei fora do caminho dele. Nunca me fora ensinado que essas coisas são importantes para um homem”.

“como é que o seu marido começou a se envolver com essa outra mulher”? – arrisquei.
“Bem, ela se ofereceu para fazer algum trabalho voluntário no escritório da igreja. Não a conhecíamos bem, mas precisávamos da ajuda. Ficamos em dúvida, uma ou duas vezes, se devíamos conservá-la, porque ela se vestia de maneira muito sensual. Mas meu marido achava que, visto que ela era uma crente nova, ele poderia ajudá-la. Achei que ela não seria uma tentação para ele, pois ele não se interessava por afeição”.

A essa altura ela estava soluçando.
“E então, o que aconteceu”?

“Oh, como eu estava cega! Como estava errada! Ela fazia questão de estar no escritório dele, dando, para isso, qualquer desculpa. Arreliava com ele, tocava-o, brincando, e, bem, algo foi despertado nele, creio eu. Ele tornou-se outro homem. Foi então que me disse que não me amava mais, e ia deixar o ministério e morar com ela. Era incrível”.

Muitas mulheres também são famintas de afeição. A autora Evelyn Miller Berger lembra a história familiar, mas jocosa, que ouvi anos atrás. Um casal estava viajando de carro por uma estrada deserta, certa noite, e foi impedido de continuar, e assaltado. O assaltante lhes disse para entregarem o dinheiro. “Mas eu não tenho dinheiro”, protestou o homem, que estava dirigindo o carro. O bandido ordenou que ele saísse do carro para ser revistado. De fato, ele não tinha dinheiro. Então o bandido ordenou que a esposa saísse do carro. Quando ela foi revistada, ele verificou que também não tinha dinheiro, e então ela recebeu ordens de entrar no carro de novo. E, ao entrar, ela disse: “Se você me revistar outra vez, eu lhe faço um cheque”.

 
ADMIRAÇÃO

Mark Twain disse: “Eu posso viver dois meses sustentado por um bom elogio”. Para cada comentário negativo que um pai ou mãe faz a uma criança, ele, ou ela, precisa fazer quatro comentários positivos, para conservar o equilíbrio. Assim acontece no casamento. O louvor verbal nutre o relacionamento. De acordo com o meu amigo Dr. Ed Wheat, “a consciência de sua própria beleza, para uma esposa, depende grandemente do que seu esposo pensa dela. Ela precisa ser nutrida emocionalmente com louvor, e jamais deve ser diminuída pela crítica”. 

A famosa autora Marabel Morgan pergunta: “O que leva o homem a ser responsável e a ter sucesso em suas ambições”? Que incentivo ajudará o homem a permanecer estável, fiel e amoroso para com sua esposa e sua família? A admiração pode fazer com que o marido ande garbosamente outra vez, devolverá o brilho aos seus olhos e a vibração ao seu coração. Ele terá novamente a ousadia de sonhar e crer em suas capacidades, porque você lhe disse que acredita nelas”.

Que características devemos admirar? “Concentre-se nas virtudes dele”, dizem Lou Beardsley e Toni Spry: “No seu papel de marido e pai.

Na sua aparência e modo de vestir.
Nas suas capacidades mentais.

Na sua confiabilidade no trabalho.
Na sua força masculina.

No seu amor ao Senhor.
Na sua capacidade e coordenação atlética.

No seu senso de humor.
Na sua coragem.

Na sua ternura e capacidades sexuais.
Estas são apenas o começo”.

Todo marido deve ler Provérbios 31 e Cântico dos Cânticos. Sublinhe cada qualidade, capacidade a área de beleza mencionadas a respeito da esposa, nessas passagens. Aplique-as todas à sua esposa, e faça a sua própria lista de admiração.

ATIVIDADES

Muitos casamentos naufragam nas rochas da infidelidade porque se tornam chatos. Tornam-se cansativos. A rotina torna-se mortal. Ir para o trabalho, voltar para casa, assistir TV, ir para a cama – semana após semana, monotonamente.

“Não fazemos juntos mais coisa alguma”, é uma queixa comum das esposas. “Não saímos juntos sem os filhos, nem temos recreação nem vamos a concertos, nem temos interesses ou projetos que compartilhemos, nem diversão”.

“Meu marido e eu costumávamos sair, sem os filhos, três ou quatro vezes por semana, o que era demais. Mas depois paramos, e não temos ido a lugar nenhum, o que também está errado”.

O marido dessa mulher, convalescendo do “caso” que teve com uma moça no escritório concordou: “Eu acho que precisávamos passar mais tempo juntos – só nós dois – nos dedicando a coisas como “hobbies”, projetos, etc.”.

Casamentos ótimos ou potencialmente ótimos, sofrem, se forem negligenciados. Leia de novo a famosa declaração de Benjamim Franklin: “Um pouco de negligência poder gerar muito prejuízo; pela falta de um prego, perdeu-se a ferradura; pela falta da ferradura, perdeu-se o cavalo; pela falta do cavalo, o cavaleiro perdeu-se, sendo vencido e morto pelo inimigo – tudo por falta de um pouco de cuidando com um prego da ferradura”.

Nenhuma pessoa pode satisfazer as necessidades de outra. Algumas necessidades são supridas pelos outros; outras, pelas nossas vocações; e ainda outras, somente por Deus. Esperar que o cônjuge propicie o que apenas Deus pode propiciar, certamente acarretará desapontamento. Ninguém pode tomar o lugar dele. E a paz, o contentamento e a força que ele propicia influenciarão todas as outras áreas do nosso relacionamento matrimonial.

Porém, da mesma forma como nenhuma pessoa pode ocupar o lugar de Deus, Deus não ocupa o lugar do cônjuge. Fomos criados para suprir as necessidades um do outro, as necessidades que somente outra pessoas pode suprir. Um comovente poema da famosa poetiza Ella Wheeler Wilcox, embora escrito há quase cem anos, narra, em cores vivas, a história dos dias atuais”.

 
DE UMA ESPOSA INFIEL PAR AO SEUMARIDO

Marcada e desonrada pelos seus próprios delitos,
Estou diante de você; não como alguém que pede

Misericórdia ou perdão, mas como alguém,
Depois que o mal foi cometido,

Que procura os porquês e as razões.
Venha comigo,

De volta para aqueles primeiros anos de amor, e veja
Onde foi que nossos caminhos começaram a se afastar.

Você deve lembrar
Como me perseguiu selvagemente, ultrapassando todos

Os competidores e rivais, até que por fim
Me agarrou firme e fortemente,

Com votos e aliança,
Eu era a coisa central

De todo o Universo, para você, naquela época.
Da mesma forma como então, para mim, não havia outros homens.

Eu me preocupava
Apenas com as tarefas e prazeres de que você participava.

Que dias felizes! Você se cansou primeiro.
Não direi que você se cansou, mas uma sede

De conquista e realização no campo masculino
Deixou o barco do amor sem piloto ao leme.

A loucura do dinheiro e o desejo intenso
De sobrepujar os outros abrasaram o seu coração.

Nessa crescente conflagração, desapareceram
Romance e sentimento.

Lá fora, você era homem de talentos e poder –
O seu dote duplo

De elegância e cérebro lhe deu um lugar de líder;
Em casa, você era enfadonho, estava cansado, banal.

Você me dava casa, comida, roupas; você era amável;
Porém, oh, tão cego, tão cego!

Você não via nem podia ver as minhas necessidades femininas
De pequenas atenções; e você não deu atenção

Quando me queixei de solidão; você disse:
“O homem precisa pensar no pão de cada dia

E não desperdiçar tempo em vida social vazia –
Ele deixa essa espécie de encargo para a esposa,

E paga as contas dela, e deixa que ela faça o que quer,

E acha que ela deve, com isso, sentir-se satisfeita”.

Cada dia
Nossas vidas, que haviam sido uma vida no começo,

Começaram a se afastar cada vez mais.
O velho romance de um homem e uma mulher estava morto.

Você só falava sobre políticas do comércio.
O seu trabalho, o seu clube, a busca louca de ouro

Absorviam os seus pensamentos.
O beijo que você me dava por dever era frio.

Sobre os meus lábios. A vida perdera o seu sabor, sua emoção até que
Num dia fatal, quando a terra parecia muito insossa,

O sol nasceu radioso e belo.
Eu falei pouco, e ele ouviu muito;

Havia atenção nos olhos dele, e uma tamanha
Nota de camaradagem em seu grave tom de voz;

Eu já não me sentia sozinha.
Havia um interesse amável na face dele;

Ele falou da maneira como eu estava penteada.
E louvou a roupa que eu vestia.

Parecia que já fazia mil anos ou mais
Que eu não era notada dessa forma. Se o meu ouvido

Estivesse acostumado a cumprimentos ano após ano,
Se eu tivesse ouvido você falar

Como esse homem falou, eu não teria sido tão fraca.
O começo inocente

De todo o meu pecado
Foi apenas o anseio feminino de ser colocada

No santuário interior do pensamento de um homem.
Você me conservou lá, como namorada e noiva;

Mas depois, como esposa, você me deixou de fora.
Tão longe, tão longe, que não me podia ouvir gritar;

Você podia, você devia, ter-me salvo de minha queda.
Eu não era má; somente solitária – isso era tudo.

O homem deve oferecer algo para substituir
A doce aventura da perseguição do amante

Que termina no casamento.
As leis do amor, quando negligenciadas,

Pavimentam o caminho para a “Causa Estatutária”.

 O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, págs. 50 - 59.
 

Comentários do Nelson

Desta vez, não pretendo aqui, neste breve espaço externar qualquer comentário a respeito de mais esta etapa de nossa série QUEBRANDO TABUS. Deixo por conta dos leitores tirarem cada qual, as suas próprias conclusões. Dou graças a Deus pelo número de acessos já alcançado e congratulo-me de uma forma especial com todos que tem feito do blog Ser Cristão, uma fonte de consulta.

O mais surpreendente, entretanto, é o fato de que a maioria das pessoas que tem acessado o blog é jovem. Sempre achei que possuía certa limitação na comunicação com esta faixa etária, mas felizmente a experiência vem demonstrando que não.

Apenas uma coisa me preocupa: a falta de interesse demonstrada por um assunto extremamente importante na vida de todos nós, homens e mulheres cristãos – a infidelidade conjugal. “Se você está pensando, em seu íntimo: ‘Um caso jamais poderia me acontecer’, você está em dificuldades. Crer que somos imunes nos deixa completamente expostos e desprotegidos” (Ellen Williams).

Portanto, continuarei perseverando neste projeto, para que o nosso Deus, através de seu Santo Espírito possa guiar corações sinceros para estes artigos, impedindo-os assim de transgredirem o sétimo mandamento. Reafirmo: Se uma única pessoa for beneficiada com a leitura dos mesmos. Dar-me-ei por satisfeito.

 Comentando o texto

“Nenhuma pessoa pode satisfazer as necessidades de outra. Algumas necessidades são supridas pelos outros; outras, pelas nossas vocações; e ainda outras, somente por Deus. Esperar que o cônjuge propicie o que apenas Deus pode propiciar, certamente acarretará desapontamento. Ninguém pode tomar o lugar dele. E a paz, o contentamento e a força que ele propicia influenciarão todas as outras áreas do nosso relacionamento matrimonial.

Porém, da mesma forma como nenhuma pessoa pode ocupar o lugar de Deus, Deus não ocupa o lugar do cônjuge. Fomos criados para suprir as necessidades um do outro, as necessidades que somente outra pessoas pode suprir”.

Somente alguém muito consagrado é capaz de tratar de um assunto tão importante, tão complexo, de forma simples, sensível, delicada e porque não dizer, de uma forma genuinamente cristã. Que maneira bonita de nos incentivar a sermos sempre fiéis. Por amor ao que você considera mais sagrado não deixe de ler. Que Deus o abençoe ricamente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n