Pular para o conteúdo principal

CAUSAS DE APOSTASIA NA IGREJA


 
 

           Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (I Tim 4:1).

 

           Introdução.

           O texto é de uma clareza assustadora. A igreja cristã devia esperar uma apostasia crescente, que culminaria antes da segunda vinda de Jesus (ver Mt 24:24; Ap. 16:14). 

           A negação e consequentemente o abandono da fé - a apostasia é uma realidade presente na igreja. Ela existe. É um fato. E como reza um velho adágio popular: Contra fatos não há argumentos.

           A necessidade de refreá-la nos leva a busca de suas verdadeiras causas. E são muitas. Impossível de serem abordadas neste curto espaço de tempo. Curiosamente, não são as mesmas causas que levam membros novos e experientes a apostatarem.

            Também descobrimos que ela não acontece de uma ora para outra. Trata-se de um processo. O que então desencadeia esse processo?    

 

           Falta de um círculo de amizades.

           Ao ser introduzido no seio da igreja o novo converso, que recebeu estudos bíblicos através de um pastor (evangelista) ou obreiro bíblico, se depara com pessoas quase desconhecidas para ele.

           Ele precisa ser introduzido em algum grupo ou mesmo numa família que o leve, em primeiro lugar, a freqüentar sua casa, criando novos vínculos de amizade que o levarão a se desligar mais facilmente das coisas do mundo.

           Ele precisa sentir-se querido, amado, literalmente adotado. Caso contrário não haverá rompimento com as amizades do mundo e facilmente voltará a praticar as coisas que fazia anteriormente, consequentemente poderá deixar a igreja.

 

           Falta (falha) de um processo transitório eficiente.

           Evangelistas e obreiros bíblicos devem paulatinamente direcionar os futuros crentes à pessoas que possam criar vínculos de amizade, antes do término da série evangelística ou do estudo bíblico. Os próprios interessados devem estar cientes de evangelistas e obreiros bíblicos só estão ali temporariamente. Logo partirão, deixando-os aos cuidados dos novos amigos (de sua nova família espiritual).

           É assim, cercados de amigos que eles chegarão ao dia do batismo. Amigos que o acompanharão desde o início da nova vida.

 

           Advertências de Ellen G. White sobre apostasia.

           » “A obra feita ao acaso na igreja, falando a outros de erros e falhas antes de falar com quem falhou tem sido a maior causa de manifestação de fraqueza e apostasia na igreja. A fraqueza tem atingido a muitos porque não assumiram a obra que lhes foi confiada. Deus não aceitará suas ofertas, por mais preciosas que sejam, a menos que endireite o caminho para os seus pés, seguindo a direção que Cristo tem dado” (Ellen G. White, Review and Herald, 19 de janeiro de 1905, parágrafo 9 – citado por Jonas Arrais, no livro Uma Igreja Positiva num Mundo Negativo, pág. 48).

           » “Não é de admirar que alguns desanimem, retardem-se pelo caminho, e sejam deixados por presa aos lobos. Satanás se acha no encalço de todos. Envia seus agentes para que levem de volta a suas fileiras as almas que perdeu. Deve haver pais e mães para tomarem ao colo esses infantes na verdade, e animá-los a orar com eles, para que sua fé não se confunda” (Evangelismo, págs. 35-352). 

           » “Muitos há que estão perdendo o interesse e a confiança na verdade por terem entrado em íntimo contato com incrédulos” (Testemunhos para a Igreja, vol. 4, pág. 504).

           » “A medida que as aflições se adensam ao nosso redor, serão vistas em nossas fileiras tanto separação como unidade. [...] Os que tiveram grande luz e preciosos privilégios, mas não os aproveitaram, irão, sob um pretexto ou outro, retirar-se de nosso meio” (Testemunhos para a Igreja, vol. 6, pág. 400).

 

           Deixar de olhar para Jesus.

           Alguns estudiosos advogam que a causa principal está como próprio apóstata, ou seja, quando ele tira os olhos do alvo supremo: Jesus. 

           Necessitamos aprender e ensinar a manter os olhos fixos em Jesus. Por quê?

           Porque manter os olhos fixos em Jesus é mais que importante, é indispensável se desejamos alcançar a eternidade, habitar nas mansões celestiais. Por isso cantamos do HA, o hino de nº 272 – Olha com Fé para Cima, cuja inspiração advém do Salmo 121 (NVI):

           “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto? De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece”; [...] O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre” .

           Como fazer do Salmo 121 uma realidade presente em nossa vida?

           O Salmo 37 em seus primeiros versículos (2-7) traça um caminho: confiar no Senhor→deleitar-se no Senhor→entregar o seu caminho ao Senhor→descansar no Senhor.

 

           Dar ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.

             A versão Almeida Corrigida apresenta 14 passagens (uma no VT e treze no NT – Jeremias 6:10; Mateus 11:15; 13:9; 13:43; Marcos 4:9; Lucas 8:8; 14:35; Apocalipse 2:7; 2:11; 2:17; 2:29; 3:6; 3:13; 3:22) com a expressão “quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Ouvir o que? As sete passagens do Apocalipse respondem: “Ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

           Curiosamente a única passagem do AT consegue retratar uma situação bastante atual que levou o profeta a desabafar: "A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela." (Jeremias 6:10).

           A Palavra de Deus é bastante clara: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). O que é a verdade? "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6).

 

           Conclusão.

           "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas"  (Jr. 2:13).

           O que significa “cavar cisternas rotas, que não retêm águas”?

           Significa fazer escolhas equivocadas, significa perder o foco, perder o equilíbrio, envolver-se com coisas que não nos edificam. Se não nos edificam...

           Que Deus conceda a cada um de nós a sabedoria suficiente para saibamos fazer a diferença entre uma coisa e outra. Entre o bem e o mal; entre a verdade e o erro, e principalmente quando ambos estiverem misturados.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!             

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n