Pular para o conteúdo principal

DEZ CARACTERÍSTICAS EM COMUM DAS IGREJAS QUE MAIS CRESCEM


 

           Entenda por que algumas igrejas crescem e outras não.

           Especialistas em crescimento de igreja admitem que é difícil explicar com precisão por que algumas congregações crescem e outras não.

           O crescimento de uma igreja é complexo e não há maneira de reduzir essa complexidade a uma simples fórmula.

           Contudo, experts do gabarito de Peter Wagner, Christian Schwarz e Ken Hemphil vêm estudando esse fenômeno em diferentes países e culturas e desenvolveram vários modelos de igrejas sadias em crescimento.

           Uma análise desses estudos, aliada a observações experimentais diretas, indica que tais congregações tomaram dez iniciativas específicas.

 

1.    Possuem uma liderança competente e visionária.

2.    Desenvolvem ministérios de acordo com os dons e evangelismos segundo as necessidades.

3.    Irradiam o contágio da espiritualidade (espiritualidade contagiante).

4.    Seguem prioridades baseadas na Bíblia.

5.    Adotam estruturas funcionais.

6.    Planejam inspiradores serviços de culto.

7.    Desenvolvem  um programa de pequenos grupos.

8.    São amistosas.

9.    Fazem discípulos.

10. Valorizam os diferentes aspectos humanos.

    

           Conclusão.

           Qualquer congregação que busque crescimento não pode ignorar essas dez características. O ponto principal é que não há um fator isolado que resulte no crescimento de membros, mas a operação harmoniosa de diversas características visando a um só propósito.

           As igrejas bem-sucedidas sabem que só Deus produz  o verdadeiro crescimento (I Cor. 3:6). O crescimento natural da igreja continuará a ser uma obra sobrenatural como o crescimento de uma planta.

           O planejamento e a atividade humana têm  seu lugar, mas o fator decisivo continuará sendo a obra misteriosa e poderosa do Espírito Santo. “Não por força, nem por poder [violência], mas pelo Meu Espírito, diz  o Senhor dos Exércitos”. Zac. 4:6.

 

 

 

 

 

 

           *Tópicos de artigo de Daniel J. Rode (Doutor em Missiologia pelo Fuller Theological Seminary) leciona homilética e crescimento de igreja na Universidad Adventista del Plata. Seu endereço: 25 de Mayo 99; 3103 Libertador San Martin, Entre Rios; Argentina. E-mail factlsa@uapar.edu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n