Pular para o conteúdo principal

QUATRO IMPERATIVOS DA NOVA VIDA


        

           “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. Rom. 6:4.

 

          Viver a nova vida.

           Efésios 4:25-29.

           O apóstolo Paulo apesar de erudito, uma pessoa culta, fariseu, “instruído aos pés de Gamaliel” (Atos 22:3), não é um teórico afastado da realidade.

           Em determinado momento ele pode nos elevar às alturas majestosas da teologia; mas em outro, pode nos fazer descer às realidades de nossa vizinhança.

           Ele próprio externa sua versatilidade em I Cor. 9:22: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”.

           Assim, ele esboça quatro imperativos da nova vida, simples, mas vitais para manter bons relacionamentos. A propósito, foi ele mesmo quem disse: “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Rom. 12:18.

 

           1º - Mentira.

           “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo”. (v. 25). Deixar a mentira; falar a verdade (v.25).

           Como a mentira prejudica os seus relacionamentos com os outros?

           Traz consigo o efeito bola de neve. Uma mentira exige outra e mais outra e outra.       Reza um provérbio chinês: “Você pode enganar todas as pessoas por algum tempo; algumas  o tempo todo; mas todas o tempo todo é impossível”.

           Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite”. Prov. 12:2. Quer agradar a Deus? Então, não minta!

           Incontestavelmente a mentira não procede de Deus: “Então disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo?”. Atos 5:3.

            Quem é considerado o “pai da mentira”?

           Segundo Jesus, “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”. João 8:44.

           O que acontecerá aos mentirosos?

           Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”. Apoc. 21:8.

            “Ficarão de fora os cães [aqueles que se desviaram da verdade], os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira”. Apoc. 22:15.

           A oração do cristão, segundo o Salmo 120:2 é: “Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora”.

 

           2º - Ira. 

           “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o Sol sobre a vossa ira, nem deis  lugar ao diabo”. (v. 26).

           Todas as vezes que você sofre alguma perda, agressão e ofensa, é impossível que você fique impassível, que não se incomode, que não sinta raiva ou que não tenha outra reação.

           Não precisamos fingir que somos bonzinhos.   Você não é capacho de ninguém!       

           Jesus o nosso modelo, irou-se não poucas vezes. “Irai-vos e não pequeis” (v. 26).

           Por sermos humanos, inevitavelmente enfrentamos situações que nos deixam irados. Se o outro o ofendeu, o humilhou, o agrediu, pisou em você, invadiu o que é seu, é humano sentir raiva, é natural reagir com raiva ou ira. Você tem o direito de indignar-se.

           Entretanto, nesses casos, três precauções precisam ser respeitadas:

           1ª) “Não pequeis”; isto é, não permita que isso o leve ao ressentimento ou à transgressão da lei.

           2ª) Não permita que o Sol se ponha sem corrigir a situação.

           3ª) Não dê ao diabo a oportunidade de usar a ira para destruir a unidade e o relacionamento.

 

           3º - Furto.

             “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado”. (v.28).

           “Não furte mais; antes, trabalhe” (v. 28). A Bíblia é clara, está lá no Decálogo, em Êxodo 20:15, repetido em Deuteronômio 5:19: “Não furtarás”. No NT mais cinco vezes: Mateus 19:18; Marcos 10:19; Lucas 18:20 e Romanos. 13:9

 

           O furto toma muitas formas - desde o furto declarado, até a retenção do que pertence legalmente a outro, e a destruição do nome ou do caráter do outro. Exemplos de alguns tipos mais comuns de furto: cópia ilegal, plágio, manipulação da informação, calúnia, difamação, desleixo no emprego, desperdício, negligência, superfaturamento, pagamento insuficiente, violência ou negligência para com crianças, infidelidade conjugal, seqüestro, escravidão, encarceramento indevido, retenção do dízimo.

                      “Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (I Cor. 6:10).

           O cristão vive por um elevado plano moral. Trabalho honesto, vida desinteressada, generosidade e defesa dos direitos dos outros são marcos da nova vida em Cristo.

 

           4º - Língua.

            “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe [imoral, pervertida, depravada, nojenta], e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e sim transmita graça aos que ouvem”. (v.29).

           “Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados” (Mt. 12:37, NVI).

           Cada parte do corpo humano eventualmente se cansa... exceto a língua.

           Não é por acaso que a Bíblia descreve-a como afiada (Salmos 140:3); mordaz (Prov. 25:23), e indomável (Tiago 3:8).

                      “O curso da vida de uma pessoa, ou da igreja, muitas vezes é posto em chamas pela ira e por palavras mal-escolhidas... A língua que destrói a harmonia, a paz e a amizade é motivada por uma vontade que está sob controle de Satanás”. SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 526.

           Guarde sua língua, seja edificante no que fala (v. 29). As palavras são ferramentas poderosas. Bem usadas, podem ser grande bênção: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”. Prov. 25:11.

           O apóstolo Paulo adverte-nos contra a conversa corrupta. Depravação, vulgaridade, blasfêmia e “fofoca” não têm lugar em nosso falar. A fala do cristão deve edificar e construir.

    

            Conclusão.

            “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração”; Deut. 6:5-6. Quem ama ao Senhor dessa maneira, quem tem a verdade em seu coração não mentirá, não pecará por irar-se, não furtará e guardará sua língua.

           Não se deixe dominar pelo pecado.

           Que esta seja a sua e a minha experiência.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

          

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n