Pular para o conteúdo principal

BÊNÇÃO - A MAIOR


 


“O Espírito Santo é a maior benção que um filho de Deus ou a Igreja pode receber. Em sua esteira vêm todas as demais bênçãos espirituais”. PCF, pág. 50.

Uma vez que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo Dom do Espírito? Por que não falamos sobre Ele, não oramos por Ele e não pregamos a seu respeito? AA, pág. 50.

“Cristo prometeu o Dom do Espírito Santo a sua igreja, e a promessa nos pertence a nós, da mesma maneira que aos primeiros discípulos. Mas como todas as outras promessas, é dada sob condições”. DTN, pág. 502.


Nossa reação diante das questões espirituais.

Assuntos polêmicos tais como: justificação pela fé, profecias, a Trindade?

           A Bíblia não prova a existência de Deus; parte do princípio que Ele existe. Você pode acreditar em Deus ou ser um ateu. Você pode acreditar em Jesus Cristo e ser um cristão ou não. Da mesma maneira você pode ou não acreditar na existência do Espírito Santo. É tudo uma questão de fé:Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11:6).

Os antitrinitarianos (pessoas que não acreditam na existência de um Deus triuno) entendem o Espírito Santo como sendo um condutor ativo de energia de Deus, ou uma corrente elétrica impessoal que nos liga os trono de Deus, ou um canal destinado para prover a ligação pela qual Deus pode se comunicar com os seres humanos.

Embora o Espírito Santo seja o grande canal ou meio de comunicação, a evidência bíblica esmagadora sugere que esse canal ou meio não é uma força impessoal, uma energia, mas um ser pessoal. Jo. 14:26; 16:13; Atos 16:6-7; I Cor. 12:11; Ef. 4:30; Isa. 63:10.

Sendo que o Espírito Santo é o Instrutor divino, sabemos que Ele possui intelecto.  Sendo que Ele pode proibir os servos de Deus de realizar algumas coisas, e sendo que pode distribuir dons espirituais a quem Lhe apraz, sabemos que Ele possui vontade. O fato de que o Espírito Santo pode entristecer-Se e contrariar-Se, demonstra que Ele tem a capacidade de sentir emoções. Intelecto, vontade e emoções são as principais evidências da personalidade. Uma mera influência não pode realizar estas coisas que o Espírito Santo faz.

Na verdade o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade (textos que indicam a Divindade do Espírito Santo: Atos 5:3-5; II Samuel 23:2-3; II Pedro 1:21 comparar com II Timóteo 3:16; Ezequiel 8:1,3, o representante pessoal de Deus e de Cristo (João 14:18), embora despojado da personalidade humana e dela independente; opera no coração do crente para abrandá-lo e mostrar-lhe sua necessidade. Sem Ele não se converteria uma só alma!

Os Adventistas do Sétimo Dia crêem que...

“Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua Auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação”. –Crenças Fundamentais, 2 – Nisto Cremos, página 31.  P.S. Eles são um em natureza, caráter e propósito.

Concluímos, pois, que somos um povo de convicções trinitárias. O persistente testemunho trinitário de Ellen G. White, especialmente a partir de 1880, teve influência formativa quando a denominação mudou sua tendência antitrinitariana. Esta é uma questão teológica que a igreja, entre o 3º e o 6º séculos havia resolvido.

 Já que como as demais promessas o recebimento do Espírito Santo só nos será concedido sob condições, que condições precisam ser satisfeitas para que O recebamos?  Deus prometeu e está disposto a conceder-nos esta benção maravilhosa. “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem?” (Lc 11:13)

A Sr.ª White escreveu em AA, pág. 50: “Se todos estivessem dispostos, todos seriam cheios do Espírito... O Senhor está mais disposto a dar o Espírito Santos àqueles que O servem do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos.”

O Senhor está ansioso para cumprir o que prometeu. “O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova”, PJ, pág. 411.

Precisamos sentir a necessidade do Espírito Santo e orar por Ele!

Precisamos estar dispostos a sermos usados e guiados pelo Espírito!

“Não podemos usar o Espírito Santo. É Ele que deve servir-se de nós”. DTN, pág. 502.

A maioria dos textos bíblicos referentes ao Espírito Santo diz respeito a seu relacionamento como o povo de Deus.

 

Sua missão em favor do mundo e dos crentes.

Convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo... João 16:8 produzindo arrependimento e conversão; a experiência do novo nascimento através do batismo da água e do Espírito Santo, conforme João 3:5.

Dirigir a mente no estudo da Palavra de Deus, guiando-a em toda a verdade. João 14:26; 16:13. Ele nos ensina. Não algumas coisas, mas, todas as coisas.

Recordar as verdades ou as passagens bíblicas já estudadas, em momentos de necessidade ou emergência. João 14:26; Marcos 13:11 Capacita-nos a dar testemunho de Cristo.

Interceder por nós perante o Pai quando oramos, interpretando e aperfeiçoando nossas súplicas. Romanos 8:26.

Dar-nos o testemunho ou a certeza interna de que somos filhos de Deus. Rm. 8:16

Habilitar os filhos de Deus a proclamar com êxito e com poder o Evangelho. At 1:8

A obra-chave do Espírito Santo que procede do Pai e do Filho é atrair a atenção para o Filho. E ao enaltecê-Lo, o Pai é revelado e glorificado.” Woodrow W. Whidden, professor de religião na Andrews.


Conclusão.

“Esta prometida benção, reclamada pela fé, traz consigo todas as demais bênçãos. Ela é concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir cada alma, de acordo com sua capacidade de receber”. OE, pág. 285.

· Que cumpramos todas as condições necessárias para recebê-la!

· Que sejamos instrumentos poderosos nas mãos de Deus!

· Que Deus possa usar-nos segundo Sua necessidade e vontade!

· Que no poder do Espírito Santo continuemos cada dia mais amando, anunciando, apressando e aguardando a Jesus até que Ele venha.

É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n