Pular para o conteúdo principal

PERFIL DE SOBREVIVENTE


 

           Introdução.

           Em seu best-seller intitulado Impensável – Como e Por que as Pessoas Sobrevivem a Desastres, lançado no Brasil pela Editora Globo, Amanda Ripley, repórter da revista Time, encarregada da cobertura jornalística dos atentados às torres do WTC em Nova Iorque em 11 de setembro de 2001 defende a ideia que qualquer que seja o desastre, partimos praticamente do mesmo ponto e passamos por três fases distintas daquilo que ela chama de “arco da sobrevivência”.

 

           1ª – Negação. Consiste na tentativa de encontramos formas de provar para nós mesmos que aquilo não está acontecendo.  A duração desse processo depende do tempo que levamos para calcular riscos. Vencido o choque inicial, passamos à fase seguinte.

 

           2ª – Deliberação. Nessa fase em que notamos que algo está incrivelmente fora da ordem e passamos a ponderar sobre as opções possíveis. Por fim, com a aceitação do fato de que estamos em perigo e com a contemplação de soluções, chega a hora da fase final e assim passamos a próxima.

 

           3ª - Ação.

 

           Cinco Maneiras de Desenvolver um Perfil de Sobrevivente.

           Desde a cobertura do atentado de 11 de setembro, a autora se debruçou sobre o tema, entrevistando sobreviventes de outras tragédias, ouvindo especialistas sobre o que acontece no cérebro diante do medo, teve acesso a pesquisas militares revelando as características de quem consegue agir sob pressão emocional intensa e conversou sobre preparação mental com policiais, pilotos de aeronaves e militares.

           Foi assim que ela chegou a conclusão de que os sobreviventes possuem algumas características em comum. Faça uma força para lembrar dessas dicas e trabalhe com antecedência essas características sua vida pode depender disso.

 

           1ª – Atitude. Pessoa que enfrentam crises e se recuperam bem delas tendem a contar com três vantagens:

           »Elas acreditam que podem influenciar o que acontece em torno de delas.

           Floresça onde você está plantado, faça a diferença onde você vive , trabalha, estuda. Seja a luz do mundo, o sal da terra. Para isso você foi chamado!

           »Conseguem encontrar sentido no caos da vida moderna.

           “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (I Co 15:32). Não é assim que o mundo pensa? Quanto a você, que é um privilegiado; alimente a chama da esperança, transmita esperança.

           »Estão convencidas de que podem aprender com as experiências, sejam elas boas ou ruins.

           Está escrito: “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).

                

           2ª – Conhecimento. Se você souber como pode reagir em um desastre, pode aprender a superar seus instintos mais prejudiciais nessa situação. Se você souber mais sobre os riscos que teme, provavelmente ficará mais calmo na hora em que algo der errado.

           “Conhecereis e verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). O conhecimento teórico da verdade não o levará à salvação, mas a aplicação da verdade em sua vida, sim! O livrará dos enganos do inimigo, através dos falsos mestres e profetas e consequentemente de seus ensinos.

 

           3ª – Nível de Ansiedade. Gente que lida diariamente com altos níveis de ansiedade têm mais tendência a ficar paralisadas ou “apagar” em uma emergência. Isso não é necessariamente mau, mas é importante reconhecer quando pode significar um risco e tentar superar isso, caso sua casa esteja em chamas ou uma balsa esteja afundando, por exemplo. Tente aprender truques para controlar o nível de ansiedade nas questões cotidianas. Isso vai ajudá-lo na hora do desastre.

           Jesus sabia o quanto o pecado deixou os seres humanos ansiosos e por essa razão dedicou uma parte do famoso Sermão da Montanha a este tema.

           Ao abrirmos a Palavra de Deus em Mateus 6:25-34 encontraremos curiosos subtítulos: as preocupações da vida; os cuidados e inquietações; a ansiosa solicitude pela vida. Mas o melhor desta passagem bíblica está no conselho dado por Jesus, aliás, dois: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça...” (v 33) e “Não vos inquieteis...” (v 34) →vj tb Sl 127:1-2.

 

           4ª – Controle do Peso. É obvio, mas não custa lembrar que gente acima do peso se move mais lentamente, é mais vulnerável a males colaterais (como um ataque cardíaco), precisam de mais espaço e sofrem mais para se recuperarem de ferimentos.

           Durante o 11 de Setembro, aqueles com menos preparo físico foram os que se machucaram mais durante a evacuação das torres. A boa forma física aumenta as chances para quem enfrenta “inimigos” como águas geladas. De novo, o que é bom para a vida normal também é útil nas tragédias.

           A igreja nos ensina a sermos temperantes. O termo temperança se refere ao bom senso de usar com moderação, as coisas consideradas boas e abster-se das prejudiciais.

           Equilíbrio em tudo é o segredo do bem-estar físico e mental. Evite excessos em qualquer sentido.

 

           5ª – Treinamento. Não há jeito melhor de aprimorar a performance (desempenho) do que a prática. Faça uma lista com os maiores riscos a que está exposto (use dados, e não apenas a emoção). Daí faça um esforço para imaginar um treinamento simulado com a sua família. É muito melhor parar, cair e rolar do que falar sobre paradas, quedas e rolamentos. Assim, faça com que o treinamento contra incêndios se torne uma prática no mínimo anual em seu local de trabalho.

           O que é nossa vida aqui na Terra senão um treinamento para a vida futura?

           Tudo no Cristianismo pressupõe ação: criação, salvação, redenção, consagração, santificação, glorificação. “E ser-me-eis testemunhas” (Atos 1:8 u.p.). O que faz uma testemunha?

           Lembre-se e coloque em prática essas cinco características; sua vida pode depender disso. Mas serão suficientes para fazer de você, que é um cristão, um sobrevivente da luta entre o bem e o mal? Certamente que não.

 

           Abra seu coração.

           Você necessita de algo mais. Você necessita de fé (Hb 11:6).

            Você precisa confiar em Deus. Ele é o Senhor da História. É o Salvador vitorioso que nos protegerá.

           Em que você tem depositado a sua confiança?

Em ídolos? “O vento a todos levará, e um assopro os arrebatará”. Isaías 57:13.

No homem? “Maldito o homem que confia no homem”. Jr. 17:5.

Em seu próprio coração?O que confia no seu próprio coração é insensato”. Pv. 28:26.→ vj tb Jr. 17:9.

Nas riquezas? “Aquele que confia nas suas riquezas, cairá”. Pv. 11:28.      

           O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca”. Sl 32:10.

           Quer ser feliz? “Confia no Senhor”. Pv. 16:20.

           Quer prosperar? “Confia no Senhor”. Pv. 28:25.

           Quer sentir-se seguro? “Confia no Senhor”. Pv. 29:25.

           Quer ter paz? “Confia no Senhor”. Isaías 26:3.

           Quer ser abençoado? “Confia no Senhor”. Jr. 17:7.

           Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e ele tudo fará”. Sl 37:5

           Que dia memorável será este; o dia que nos apropriarmos destas promessas e as aplicarmos a nossa vida!

 

           Conclusão.

           Então, da próxima vez que você for tentado a declinar de alguma atividade, de alguma responsabilidade ou função na igreja, por amor daquilo que é mais sagrado para você, não o faça.

           Aceite o desafio, você crescerá e com isso fortalecerá o corpo de Cristo, que é a igreja e de sobra estará mais preparado para as dificuldades que o futuro nos reserva.

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

          

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n