Pular para o conteúdo principal

PERFIL DE UM LÍDER - I


            
           Em seu livro intitulado Neemias e a Dinâmica da Liderança Eficaz, Cyril J. Barber afirma que duas facetas constituem a dinâmica da liderança eficaz: 1ª características pessoais do líder eficiente; 2ª princípios básicos da boa liderança.

           Neemias oferece um exemplo importante de ambas. Hoje, optamos por compartilhar convosco a primeira faceta: características pessoais do líder eficiente. 

           A pergunta não é: Como deve ser o líder que queremos para a igreja?

           Mas: Como deve ser o líder que Deus deseja que busquemos para Sua igreja?

           Faz alguma diferença? Obviamente que sim. Faz toda a diferença!

 

           Integridade. (Honestidade, inteireza, probidade).

           Antes de tudo, em primeiro lugar, um líder eficiente tem de ser um homem íntegro.

           Tem que possuir caráter reto e integridade de princípios morais.

           Ele tem de conhecer e defender o que é justo – mesmo em face da desaprovação popular.

           Só então é que ele terá força interior que inspira outros a segui-lo com confiança.

           Integridade constitui-se na primeira virtude de Jó mencionada nas Santas Escrituras e pelo próprio Deus (Jó 1:1; 1:8; 2:3).

           “Ao terem de confiar responsabilidades a um indivíduo, não se indague se ele é eloqüente ou rico, mas se é honesto, fiel e operoso; pois sejam quais forem as suas realizações, sem estas qualidades ele se acha inteiramente inabilitado para qualquer cargo de confiança”. Serviço Cristão, pág. 242.

           Mas como desenvolver a integridade?

           Neemias mostra-nos que vem de um compromisso com a Palavra de Deus.

           As orações de Neemias (ver Neemias 1:5-11, etc.) estão permeadas de citações das Escrituras. Sua vida e suas reformas demonstram que ele ordenava sua conduta de conformidade com a vontade de Deus (Neemias 5:9-12, 14-19; 10:1, 32-39; 13:4-28).

           Ele esperava que seus subordinados seguissem os mesmos princípios de honestidade e integridade, afinal: “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas?” II Cor. 6:14.

 

           Convicção.  (É a certeza adquirida por fatos ou razões, que não deixam dúvida).

           Proveniente de um compromisso básico de viver sob a autoridade da Palavra de Deus está a convicção.

           A convicção tem como fundamento nossa fé em Deus, e a fé forma a base de nossa confiança em nós mesmos, a coragem com que enfrentamos a oposição, e nossa dedicação à tarefa que temos à mão.  Hebreus 11:6.

           Sem essa espécie de convicção, não pode haver realização que perdure.

           As convicções de Neemias podem ser vistas:

-       Em sua confiança de que Deus responderia a sua oração (Neemias 1:11);

-       Em sua segurança ao responder aos seus adversários (Neemias 2:19-20);

-       Na coragem e determinação com a qual enfrentou a oposição (Neemias 4:1-23; 6:1-14) e

-       Na sua persistência quando os obreiros resolveram desistir do trabalho (Neemias 4:10-11).

 

           Lealdade. Um correlato lógico da convicção é a lealdade. Lealdade ao Senhor; lealdade aos nossos superiores; lealdade àqueles de nossas congregações ou de nossos locais de trabalho que olham para nós em busca de direção e liderança.

           Sem a lealdade, caímos vítimas do comprometimento e nos caracterizamos pela indecisão quando deveríamos agir com decisão.

           Quando isso ocorre, os membros de nossa igreja, ou nossos subordinados, ficam confusos e o resultado final é a debilitação de nossa liderança.

           A lealdade de Neemias ao Senhor era inquestionável. E sua lealdade a Artaxerxes não era menos real (Neemias 2:3). Era o que dava a única base certa em época de crise (Neemias 2:1-8)“Que base segura na luz da Escritura encontram os crentes...”  C.S. 164.

           Sem a lealdade comprovada para garantir suas palavras, sua causa teria sido perdida. O rei não teria confiança nele e talvez Neemias nunca pudesse ter voltado à posição de influência na corte.

 

           Estabilidade. Com a lealdade vem a estabilidade. A estabilidade é mais que demonstração de confiabilidade sob pressão. Incluí disposição de aceitar responsabilidades, tomar a iniciativa, e perseverar numa tarefa até que ela seja realizada.

           O perdedor. É aquele que encontra oposição e não tem coragem pra prosseguir. Então ele inventa uma “razão” para sua falha e fica eternamente destinado a mediocridade.

           Um líder, por outro lado, é aquele que tem a capacidade de dominar as circunstâncias que o cercam.

           O vencedor. Em contraste com o perdedor, temos o exemplo de Neemias. Ele aceitou uma nova responsabilidade (Neemias 2:6b) e iniciou uma tarefa julgada por muitos como impossível.

           Ele mostrou-se digno de confiança sob pressão (4 a 6) e viu todo projeto chegar a conclusão bem-sucedida.

          

           Interesse pelos outros.  Além disso, o líder que coloca Deus em primeiro lugar em sua vida e é leal ao seu empregador terá mais que provável verdadeiro interesse pelos outros.

           Seu altruísmo fará com que ele trate dignamente aqueles que trabalham com ele.

           Ele procurará a melhoria pessoal de cada um, e colocará o bem estar dos seus empregados acima do seu próprio.

           Eles, por sua vez, responderão com trabalho qualitativa e quantitativamente melhor.

           Neemias interessava-se pelos judeus (Neemias 1:4-11; 5:1-5; 13:18).

           Ele se identificava com o povo. O povo achava-o acessível. Como resultado, a dinâmica de sua personalidade inspirava as pessoas.

           Ele não dominava as pessoas como os outros governadores tinham feito. E eles atendiam à sua liderança perseverando no trabalho.

 

           Discernimento. Um líder cuja dedicação à tarefa em mãos é equilibrada por um interesse genuíno pelos outros, é capaz de ver o projeto no seu todo – a obra e seus obreiros – com discernimento próprio.

           Esta perspectiva é vital se as decisões devem ser justas e eqüitativas; ele só poderá agir com decisão se tiver tal discernimento certo. É claro que o discernimento inclui:

-       Conhecimento dos fatos;

-       Consciência daquilo que precisa ser feito, e

-       Desenvolvimento de um plano de ação destinado a atingir os resultados desejados.

           Neemias era um homem de grande discernimento. Ele sabia o que precisava ser feito (Neemias 2:5) e aumentou seu conhecimento com dados colhidos de primeira mão (Neemias 2:12-15).

           Ele não lidava apenas com conceitos, mas tinha a capacidade de vencer detalhes também. Então com base na sua avaliação a respeito dos homens e dos recursos disponíveis, ele estabeleceu um alvo (Neemias 2:17).

           O estabelecimento de um objetivo definido automaticamente colocou em ordem as suas prioridades.

 

           Motivação x entusiasmo. Quando temos um compromisso básico para com o Senhor, somos leais aos nossos superiores, e tratamos os nossos subordinados como gente em vez de tratá-los como objetos. Agindo assim será relativamente simples motivar os outros. A motivação está ligada ao entusiasmo.

           Nossa dedicação à tarefa que assumimos nos tornará entusiasmados com o que estivermos fazendo. Dar-nos-á um senso de direção. Isto torna facial a motivação.

           Neemias não teve dificuldades em motivar as pessoas (Neemias 2:17-18). Ele as desafiou com a necessidade, encorajou-as com os benefícios que teriam com a reconstrução do muro, e deu-lhes prova de que Deus estava com a obra. O resultado foi uma reposta de entusiasmo!

 

           Tato.  Finalmente, há o tato – a capacidade de lidar com os outros sem ofender.

           Tato não significa que tenhamos de concordar com tudo que uma pessoa diz. Nem quer dizer que devamos mentir para evitar ferir os outros.

           O tato inclui dizer e fazer a coisa certa, de modo certo, na hora e no lugar certo. Baseia-se na verdade e no caráter, no conhecimento profundo da natureza humana e preocupação genuína pelos sentimentos dos outros.

           Neemias podia ter tato (Neemias 2:5-8), mas esse tato baseava-se em sua integridade pessoal e sensibilidade para com os sentimentos dos outros. Seu tato estava fundamentado sobre a verdade!

 

           Aqueles de nós que desejamos melhorar nossas habilidades como líderes têm a Neemias como exemplo. Podemos:

-       Examinar suas fontes de vida;

-       Imitar sua integridade;

-       Aprender de suas convicções;

-       Desenvolver o mesmo senso de lealdade;

-       Compreender a dinâmica básica da motivação, e

-       Exercitar o mesmo tato.

           Na medida em que desenvolvermos estas características pessoais cresceremos como líderes. A semelhança de Neemias, Deus deseja que sejamos líderes bem sucedidos.

          Este também é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

          

 

      

Comentários

  1. "Líderes poderosos permitem que o Espírito Santo os transforme e conduza tudo o que fizerem. É altamente significativo que a Bíblia comece com uma declaração de que o Espírito de Deus, mais Sua Palavra, resulte em vida: 'No princípio criou Deus os céus e a terra' (Gênesis 1:1)". Jiří Moskala, Ezra and Nehemiah, Portuguese Edition, CPB, page 108.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n