Pular para o conteúdo principal

“I AM A BELIEVER, NOT A FEELER”


SOU GUIADO PELA FÉ; NÃO PELOS SENTIMENTOS

 

            As idéias que se seguem foram extraídas de um artigo de Don W. Moore que leva o mesmo nome dessa mensagem, publicado no livro de George Foster, intitulado O Poder Restaurador do Perdão, da Editora Betânia, 1ª edição 1993.

 

           Introdução.

           C.S. Lewis afirmou que a fé é a “arte de nos apegarmos a fatos que nossa razão já aceitou, mesmo quando nossas emoções vacilam”.

           A Palavra de Deus nos alerta em dois dos quatro evangelhos – Mt. 24:24 e Mc 13:22 de que: “porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.

           Equivocadamente poderemos acreditar que só falsos cristos, falsos mestres e falsos profetas tentariam nos enganar.

           Quem está por detrás dos falsos cristos, falsos profetas e operadores de milagres?

           O inimigo de Deus e nosso também. O grande enganador, ele é astuto e age de forma muito sutil. Ele sabe que somos seres racionais e que somos também emotivos.

           Sentimentos negativos são usados com muita freqüência por Satanás para nos atacar, entre eles:

 

           Não valho nada. Quando sou tentado a sentir que não valho nada, prefiro crer no que Deus diz. Sou tão valioso para Ele que, mesmo sendo eu seu inimigo, Ele me remiu de meus pecados com o que havia de mais precioso no Universo: o sangue de Seu Filho Jesus. Rom. 5:6-10.

 

           Condenação. Quando sou tentado a sentir condenação, prefiro crer no que Deus diz. Não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Rom. 8:1; 31:34; 5:16-18.

 

           Deus não me perdoou. Quando sou tentado a achar que Deus não me perdoou, prefiro crer em Deus. Se confessar meus pecados e perdoar àqueles que me ofendem, Deus me perdoa. I João 1:9; Mt. 6:14-15.

 

           Sozinho. Quando tentado a me sentir sozinho, prefiro crer em Deus. Ele nunca me abandonará, e posso gozar de uma constante comunhão com Ele. Heb. 13:5; I João 1:3-4.

 

           Incompreendido. Quando me sinto incompreendido, prefiro crer em Deus. Ele sempre me compreende, melhor até do que eu me compreendo. Sl. 139:1-4; Jr. 17:9-10; Hb. 4:14-15.

 

           Rejeitado. Quando me vejo rejeitado, prefiro crer em Deus. Sou bem-aventurado quando perseguido por causa da justiça, e tenho grande alegria quando injuriado por causa do Filho do homem. Mt. 5:10-12; Lc. 6:22, 23,26.

 

           Fraco. Quando me sinto fraco, prefiro crer em Deus. A sua graça me basta, pois o Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Então quanto estou fraco, aí é que sou forte. II Cor. 12:9-10; 13:4, 9.

 

           Desamparado. Quando me sinto desamparado, prefiro crer em Deus. Ele é o meu amparo e posso achegar-me confiantemente ao trono da graça em busca de socorro na hora da adversidade, pois Ele nunca permitirá que eu sofra tentações que estejam acima de minhas forças. Hb. 4:16; 13:6; I Cor. 10:13.

 

           Não mudei nada. Quando tenho a impressão de que não mudei nada, prefiro crer em Deus. Em Cristo, sou nova criatura; as coisas antigas já passaram e agora vivo uma nova realidade espiritual de que tenho percepção e que vou experimentando progressivamente, à medida que vou sendo transformado de glória em glória pela renovação da minha mente. II Cor. 5:17; 3:18; Rm. 12:2.

 

           Confuso. Quando me sinto confuso, prefiro crer em Deus. Se meu desejo é realizar a vontade dEle, o Espírito da Verdade me guiará. A única coisa que tenho a fazer é pedir sabedoria a Deus, sem duvidar. João 7:17; 16:13; Tg. 1:5.

 

           Ansioso. Quando tentado a me sentir ansioso, prefiro crer em Deus. Se buscar primeiro o Seu reino e der graças em tudo, Ele suprirá as minhas necessidades, e a sua paz irá guardar meu coração e mente. Lc. 12:22-31; Fp. 4:6-7.

 

           Temeroso. Quando tentado a me sentir temeroso, prefiro crer em Deus. Ele me dá uma paz que o mundo não pode dar nem receber, e me concede o Espírito de poder, amor e moderação, não o espírito de temor. João 14:27; 16:33; II Tm. 1:7-8.

 

           Humilhado. Quando sou humilhado prefiro crer em Deus. Ele escolheu as coisas desprezadas pelo mundo para envergonhar e anular aquilo que o mundo estima. Se eu olhar firmemente para Jesus, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz sem levar em conta a vergonha, em tempo oportuno serei exaltado. I Cor. 1:27-29; Lc. 16:15; Heb. 12:2; Mt. 23:11-12.

 

           Desesperado. Quando me sinto desesperado, prefiro crer em Deus. Essa sensação de desespero deve ensinar-me a não confiar em mim mesmo, mas em Deus que ressuscita os mortos. O desespero constitui uma oportunidade para eu fortalecer minha fé, dando glória a Deus. II Cor. 1:8-10; Rm. 4:18-21.

 

           “Ajo assim porque sou crente; guio-me pela fé e não pelos sentimentos!”

           Que Deus conceda a cada um de nós a graça de sermos capazes de tomar a decisão de viver pela fé e não pelos sentimentos.

           É o meu desejo e minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

          

           

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n