Pular para o conteúdo principal

EU CREIO NA PREGAÇÃO



           Quem lê cresce! Por isso a dica deste mês para uma boa leitura é o livro “Eu Creio na Pregação” de John Stott.

           O livro possui 373 páginas e lembra-nos da herança da pregação e seu efeito sobre o cristianismo. O autor contesta o ataque que a pregação sofre nos dias atuais e apresenta a importância da aplicação da verdade bíblica no cotidiano dos cristãos.

           Stott discorre sobre as três características básicas da abordagem expositiva da Palavra, as principais qualidades que um pregador precisa ter e os ideais bíblicos cuja aplicação não depende das condições sociais e culturais.

           Abaixo alguns pensamentos do livro:

           SOBRE O PERIGO DA TV:
           “A televisão dificulta para as pessoas escutar com atenção e de modo responsivo... Cinco tendências nocivas da televisão:
           1) A TV tende a tornar as pessoas fisicamente preguiçosas;
           2) Tende a destituir as pessoas da crítica intelectual;
           3) Tende a tornar as pessoas emocionalmente insensíveis;
           4) Tende a tornar as pessoas psicologicamente confusas;
           5) Tende a deixar as pessoas em desordem moral.

           Quanto a influência da TV para as crianças a tese é que os danos que elas “sofrem não TV inibi os trabalhos escolares e as atividades ao ar livre. Prejudica o desenvolvimento da criança na linguagem, na imaginação, na percepção, na aprendizagem, na autodisciplina e nos relacionamentos. Encoraja a passividade e diminui a criatividade” Págs. 74 – 78 [sobre esse assunto veja também "A Influência da Televisão"]

           FRASES DE IMPACTO:
           “A razão principal por que as pessoas não conhecem a Deus não é porque Ele se oculta a elas, mas porque elas se escondem dEle” Pág. 99.
           “Nunca devemos ter a presunção de ocupar um púlpito a não ser que creiamos nesse Deus. Como ousaríamos falar, se Deus não falou? Por nós mesmos nada temos para dizer” Pág. 101.
           “Ninguém chegará a ser bom ministro da Palavra de Deus a não ser que seja, em primeiro lugar, um estudioso da mesma” Pág. 191.

           “Spurgeon tinha a mesma convicção: Aquele que cessou de aprender cessou de ensinar. Aquele que já não semeia na sala de estudo, não mais semeará o púlpito” Pág. 192.

           DOIS ERROS COMUNS:
          
“O primeiro é a crença de que a voz de Deus, embora fosse ouvida em tempos passados, cessou de falar hoje. O segundo é a declaração de que Deus realmente está falando hoje, mas que a sua Palavra tem pouco ou nada que ver com as Escrituras” pág. 108

           TRÊS CARACTERÍSTICAS PARA O ESTUDO DA BÍBLIA:
          
1) Precisa ser abrangente;
           2) Precisa ser de mente aberta;
           3) Precisa produzir expectativa. Págs. 194 - 203

           COMO PREPARAR UM BOM SERMÃO:
          
“Primeiro, leio o sermão até ficar saturado, depois, medito até que ele se torne inteligível [para mim], depois oro até ficar ávido [para pregá-lo], e em seguida eu o deixo fluir [de mim]” Pág. 279.

           FUNÇÃO DO PREGADOR:
          
“A função verdadeira do pregador é perturbar os confortados e confortar os perturbados” Pág. 337.

           Estas são apenas algumas das pérolas extraídas deste livro. Portanto aproveite e boa leitura!




          
[EFávero]
            Evandro Carlos Fávero é casado com Marli Frolich e juntos tem três filhas: Thayná, Thamires e Thayse. Ele é natural da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Fávero formou-se em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e iniciou seu ministério pastoral na Associação Catarinense, região localizada no sul do Brasil. Em 2017 foi chamado para atuar como Presidente da União Paraguaia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para...

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a...

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:     ...