Pular para o conteúdo principal

AS BEM-AVENTURANÇAS DO PREGADOR




           A Congregação deseja ser motivada a buscar uma nova experiência com Deus.

           Bem-aventurado o pregador que sabe como pregar.
           Bem-aventurado o pregador que encurta suas introduções.
           Bem-aventurado o pregador que modula sua voz, e nunca grita.
           Bem-aventurado o pregador que sabe como e quando terminar.
           Bem-aventurado o pregador que se inclui entre os ouvintes.
           Bem-aventurado o pregador cujos sermões são articulados e lógicos.
         Bem-aventurado o pregador cujos sermões constituem uma unidade, têm propósito; sendo cada palavra bem pensada e meditada.
          Bem-aventurado o pregador que permite sua congregação cantar um hino sem cortar uma só estrofe (Se é questão de tempo por que não cortar o sermão?).
           Bem-aventurado o pregador que raramente emprega o pronome eu.
           Bem-aventurado o pregador que sabe que foi chamado por Deus.
           Bem-aventurado o pregador que conhece e prega a Palavra.
           Bem aventurado o pregador que vive a mensagem que prega.
           Bem-aventurado o pregador que é Cristocêntrico.
        Bem-aventurado o pregador que sabe da sua necessidade do Espírito Santo.
            Bem-aventurado o pregador que, havendo entregue plenamente sua vida a Deus, é inspirado pelo Espírito Santo e ungido pelo Seu poder para alcançar as almas a fim de ganhá-las para Deus, e para educá-las no serviço enquanto são guiadas aos pés do Salvador.

           A seleção do texto.
           Para cada sermão procure selecionar um texto bíblico.
           Ore ao Senhor, pedindo orientação para encontrar o texto mais apropriado para aquela ocasião.
           Evite selecionar um texto cujo significado você ainda não é capaz de entender e explicar.
           O melhor texto é o que facilita sua divisão em partes.
           Uma divisão forçada pode criar embaraços, não é natural, deve ser evitada.
           Cuidado para não perverter o sentido do texto na tentativa de fazer uma aplicação para justificar uma posição pessoal.
           O Espírito Santo é quem inspirou o profeta ao escrever o texto, e ele não pretende que o homem mude o seu verdadeiro significado para ensinar o que Deus nunca pretendeu.

           Respeite a sua congregação.
           “Nunca deixe a sua congregação com a ideia de que você se considera mais sabido do que eles. Lembre-se de que aqueles que estão no auditório podem lhe ensinar muitas coisas. Nem os livros possuem todo o conhecimento que existe no mundo”. (I.H. Evans).

           Pregar para salvar pecadores.
           O objetivo bíblico da pregação é salvar pecadores.
           A pregação envolve a apresentação de Cristo como Criador, Redentor, Sumo-Sacerdote e Rei. Ela apresenta Deus como um Pai de amor, e o Espírito Santo como Auxiliador e Confortador.
           A verdadeira pregação persuade pecadores a aceitar a Jesus Cristo como o Filho de Deus, que morreu para pagar o salário do pecado. O sangue expiatório de Cristo é a base do perdão através da fé, enquanto a pessoa de Jesus Cristo é o centro de toda fé e esperança.








           Autor: Horne P. Silva – Doutor em Teologia Pastoral.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para...

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a...

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:     ...