Pular para o conteúdo principal

O QUE DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ SEJA


 
2ª) Mordomia dos Talentos

 

“Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente (descuidado; relaxado) servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?” Mt 25:26

 

           Introdução. Um dos maiores flagelos que assola a humanidade chama-se ignorância. Falta de conhecimento. Essa é a lição de Oséias. O que você não conhece pode matá-lo. Paulo inicia o cap. 12 da 1ª epístola aos coríntios com uma preocupação: “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (v. 1).

           Os dons do Espírito são mais que habilidades herdadas, são uma necessidade.

           Eles podem ser algo totalmente novo em nossa experiência, como quando os seguidores de Jesus (que falavam o aramaico), por ocasião do Pentecostes descobriram, de repente, que podiam comunicar-se com as pessoas que falavam outras línguas – At 2.

           Pode também o Espírito tomar uma habilidade natural e ajudar-nos a usá-la para a glória de Deus.

 

           Todos são dotados. Todos são valorizados.

             Assim como só existe um Senhor, uma só fé, um só batismo, assim também só existe um Espírito trabalhando em todos e através de todos (I Cor 12:11).

            O Espírito Santo concede a todo crente dons espirituais para serem usados no ministério. São habilidades especiais concedidas por Deus para servi-Lo e são concedidos somente aos crentes. Está escrito: “Quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito” (I Cor 2:14 NTLH).

 

           Cada dom é necessário (I Cor 12:11).

           O Espírito Santo [Deus] concede cada dom; portanto, nenhum dom deve ser considerado de pouco valor, ou descartável (dons de bastidores – anônimo no plano de Deus não significa desnecessário). O cristão que, silenciosa e humildemente, demonstra bondade e hospitalidade a um estranho, por exemplo, faz uma obra de tão grande valor e é tão necessário como o pregador que apresenta um poderoso sermão. Só aqui nesta frase encontramos três dons: o dom da bondade, da hospitalidade e o dom da Palavra.

           Que dizer do dom da liberalidade? Do de curar? Do de línguas? De ensinar?

 

           Cada dom é designado para o serviço (ministério) (v 5).

           Visto que todos são dotados e têm valor, todos são necessários à pregação do evangelho. Devemos usar nossos dons, não escondê-los sob um alqueire. Contudo, tome cuidado ao utilizá-los. Não é propósito de Deus que nos exaltemos por nossos dons (como fez Lúcifer), mas nos superemos no serviço, unidos a Ele e a Sua igreja no cumprimento do Seu chamado como “instrumento apontado por Deus para a Salvação dos homens” (Ellen G. White - AA, pág. 9).

          

           Como adquiri-los?

            Você não pode adquirir dons espirituais ou mesmo merecê-los – por isso são chamados dons. Eles são a manifestação da graça de Deus para com você. “Cristo generosamente dividiu Seus dons conosco” (Ef 4:7 CEV). Também não é você quem escolhe os dons que gostaria de ter, é Deus quem os determina.

           Em At 8:18-24, Lucas relata-nos uma história interessante – a de Simão, o mágico.

           Os dons espirituais são como que presentes de Deus a nós, e presentes devem ser abertos. Neste caso, usados. “Deus tem posto na igreja vários dons. Estes são preciosos, em seu devido lugar, e a todos é dado ter parte na obra de preparar um povo para a próxima vinda de Cristo” (Ellen G. White, OE, pág. 481).

 

           Pode algum dom ser concedido a todos?

           Por Deus gostar de variedade e querer que sejamos especiais, não há nenhum dom que seja concedido a todos (| Cor 12:29-30).

           Além disso, nenhum crente recebe todos os dons.

           Se você possuísse todos, não teria necessidade de mais ninguém, e isso destruiria um dos propósitos de Deus – nos ensinar a amar e a depender uns dos outros.

 

            Dons espirituais não são para o seu benefício.

           Seus dons espirituais não foram concedidos para o seu benefício próprio, mas para o benefício dos outros, da mesma forma que outras pessoas receberam dons para seu benefício. A Bíblia diz: “Um dom espiritual é dado a cada um de nós como meio de ajudarmos a igreja inteira” (I Cor 12:7) NLT).

           Deus planejou dessa forma, para que precisássemos uns dos outros. Quando usamos nossos dons em conjunto, todos são beneficiados. Se os outros não usarem seus dons, você é prejudicado e, se você não usar seus dons, eles serão prejudicados. Por isso nos é dada a ordem para descobrir seus dons espirituais (I Cor 12:31).

           Você já parou para descobrir seus dons espirituais?

           De nada vale um dom não descoberto. Pior ainda, é enterrá-lo (Mt 25:14-30).

           A história cristã está cheia de homens e mulheres que não eram ninguém antes de encontrar a Cristo, mas depois se tornaram agentes poderosos de Sua igreja.

           Sim, o Senhor toma pessoas comuns e as transforma em embaixadoras extraordinárias para Ele.

 

           Lista incompleta.

           Paulo em I Cor 12 não dá uma lista completa de dons. O Espírito Santo suprirá dons para cada situação que a igreja enfrente – hospitalidade, liberalidade. Isto quer dizer que podemos esperar o aparecimento de novos dons com o crescimento da igreja.

 

           Ilustração.

           ‘O pregador britânico Charles Spurgeon visitou certa vez uma senhora que vivia num asilo em Londres. Ele percebeu, pendente da parede de seu refúgio, um documento emoldurado. Tendo ele perguntado o que significava o certificado, a mulher contou que este lhe havia sido dado por um senhor inválido e idoso de quem ela havia cuidado. Em retribuição por seu cuidado, o homem havia rabiscado alguma coisa no papel e presenteado a ela. Ela o emoldurou e pendurou na parede. Depois de considerável persuasão, Spurgeon finalmente obteve a licença para levar o documento ao banco local. O gerente exclamou: “Estávamos procurando saber a quem aquele idoso senhor havia deixado seu dinheiro!” (Fonte desconhecida).

 

           Conclusão.

           Vivendo na pobreza, ela era possuidora de uma fortuna.

           Pode-se dizer o mesmo de nós?

           Haverá riquezas do Espírito de Deus que permanecem inexploradas e esquecidas?

           Até o ponto em que “escolhemos (ou simplesmente negligenciamos) não reconhecer, desenvolver e exercitar nossos dons, a igreja já é menor do que poderia ser. Menor do que Deus pretendia que fosse” Don Jacobsen, Advent Review, 25 de dezembro de 1986, pág. 12 – citado na LES 1º Trim. /98, Lição 9, pág. 3.

           Isso é preocupante. É para pensar!

           Pensar no título do sermão! Você conseguiu descobrir a resposta? Mt 25:26.     

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n