Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE - LEVANDO TODA A NOSSA



           Introdução.

           Acreditamos que poderemos controlar as coisas quando nos preocupamos com elas, ou temos essa pretensão. Foi Jesus que afirmou: “Portanto, não fiquem preocupados...”.

           Este texto traz algumas questões interessantes nas quais precisamos nos deter de forma pessoal:

  • O que Jesus me ensina sobre a capacidade de resolver meus problemas quando estou dominado pela ansiedade?
  • Como a fé pode ajudar-me a vencer a ansiedade?
  • Segundo Jesus, como devo organizar as prioridades de minha vida a fim de vencer ou evitar a ansiedade?
  • Que devo fazer quando as coisas saem do meu controle?


           Como lidar com a ansiedade?


           Relaxe.

           De todas as reações humanas, preocupar-se com situações insolúveis é a menos produtiva. Ter preocupações e cuidados não é incomum. Há um lugar especialmente reservado para aqueles cujas vidas são livres de preocupações. Chama-se cemitério. A preocupação tem sido comparada a uma cadeira de balanço. Saímos do lugar sem ir a parte alguma. O salmista aconselha: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará” (Sl 37:5). Paulo diz: “Não andeis ansiosos de cousa alguma...” Fil. 4:6).


           Cuide melhor do seu corpo.

           Quanto mais saudável for o corpo, maior será sua capacidade de lidar com os problemas sem se deixar abater por eles.

           Uma forma rápida de destruir a saúde é viver com foco naquilo que ainda não conseguiu. “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida” (Pv 13:12).


           Seja confiante.

           A maior parte dos nossos temores nunca acontece. Nesse caso, a Bíblia nos diz: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês” (1Pe 5:7, NTLH).


           Mantenha honestidade emocional.

           Reconhecer que está ansioso é o primeiro passo para vencer o problema. “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:7).


           Deixe seus problemas fora do seu quarto.

           Problemas são péssimos companheiros para o sono. Por isso, confiante, o salmista podia dizer: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Sl 3:5), ou então: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4:8). Isso que é confiar em Deus!


           Concentre-se no que se passa hoje em sua vida.

           Reza um velho adágio popular, um ditado: Águas passadas não movem moinhos           Diferente das demais coisas, o tempo perdido é irrecuperável. O tempo que passou só servirá para lembranças de oportunidades aproveitadas ou perdidas, mas jamais para o seu reaproveitamento. Moral da história: não se recupera tempo perdido. É impossível.

           Por outro lado, o futuro ainda não existe. Ele virá, mas ainda não nos está disponível para vivermos. O presente é o único espaço de tempo ao nosso alcance para aprimorarmos nosso caráter.

           Viva cada momento como se fosse o último, o dia de hoje como se Jesus voltasse amanhã, viva intensamente, mas viva com responsabilidade (Eclesiastes 11:9; 9:9).

           “Não faça nada que você não gostaria de estar fazendo quando Jesus voltar. Não vá a nenhum lugar em que você não gostaria de ser encontrado quando Jesus voltar. Não fale nada que você não gostaria de estar falando quando Jesus voltar.”  

           Assuma a atitude do apóstolo Paulo: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13, 14).


           Procure motivação para a mudança.

           Use as situações probantes como ocasiões para realizar mudanças. Diante das crises, você encontrará oportunidades para realizar ou aprender algo novo. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).


           Use só os recursos internos para a mudança.

           Muitas pessoas ficam ansiosas porque confiam em elementos externos como única possibilidade de resolver seus problemas. Vivem pensando nas coisas que poderiam ter para suprir suas necessidades.

           Toda vez que tiver que lidar com uma mudança, em lugar de esperar em algo que não tem, busque em Deus e nas mudanças de sua própria atitude a possibilidade de manter o equilíbrio no presente. “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade” (Fp 2:13).


           Conclusão.

           “Não devemos permitir que o futuro, com seus difíceis problemas, suas não satisfatórias perspectivas, façam nosso coração desfalecer, tremer-nos os joelhos, pender-nos as mãos. ‘Que se apodere da Minha força’, diz o Poderoso, ‘e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo’ (Is 27:5). Os que submetem a vida à Sua direção e a Seu serviço, jamais se verão colocados numa posição para a qual Ele não haja tomado providências.

           »  Seja qual for nossa situação, se somos cumpridores de Sua Palavra, temos um Guia a nos dirigir no caminho;

           »  Seja qual for nossa perplexidade, temos um seguro Conselheiro;

           » Seja qual for nossa tristeza, perda ou solidão, possuímos um Amigo cheio de compassivo interesse” (A Ciência do Bom Viver, p. 248, 249).

           Ainda assim, se persistir algum resquício de ansiedade, o conselho bíblico é claríssimo e não nos deixa escolha: Deixem com Ele todas as suas preocupações e cuidados, pois Ele está sempre pensando em vocês e vigiando tudo o que se relaciona com vocês (I Pe 5:7 BV).

           Confie em mais esta promessa. É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!




         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n