Pular para o conteúdo principal

MANASSÉS - O HOMEM MAIS ÍMPIO QUE JÁ EXISTIU

          A galeria dos dez mais...

            Presenças marcantes em livros de história geral e enciclopédias irão encontrá-los, principalmente ostentando títulos de ditadores ou conquistadores: Sadam Hussein, Muammar Kadafi, Suharto, Augusto Pinochet, Josip Broz Tito, Fidel Castro, Josef Stalin, Adolf Hitler, Benito Mussolini e Gengis Kan.

           Ele foi pior. Talvez o homem mais ímpio que já existiu neste mundo. Ele tinha prazer em praticar o mal.


           Onde encontrá-lo.

           Nas páginas das Sagradas Escrituras.

           A Bíblia nunca encobre ou omite as falhas humanas. Deus não escreve biografias humanas como um pai “coruja”. As falhas e loucuras dos líderes que Ele escolheu são identificadas tão claramente quanto os seus sucessos. Ele não encobre os defeitos deles.

 

           Como tudo começou.

O rei Ezequias adoeceu e o profeta Isaías foi visitá-lo com a seguinte mensagem: Ezequias coloque seus negócios em dia. Ponha sua casa em ordem. Você contraiu uma doença fatal e vai morrer. II Reis 20:1

Ele cometeu um absurdo, ousou discordar do veredicto divino e apelou à Deus: orou, contou-Lhe (como se Deus não soubesse) que tinha sido fiel, integro de coração, que tinha feito o que era reto aos olhos divinos e chorou, chorou muitíssimo.

Deus diz a Isaías que volte até Ezequias para dizer-lhe que sua oração foi ouvida, suas lágrimas foram vistas e que irá não somente curá-lo, como também acrescentará aos teus dias mais 5475 dias, ou seja, mais 15 anos. II Reis 20:2-6.

 

O resultado ou a conseqüência I.

           Aí, (hb. Fortalecido por Deus) digo Ezequias deve ter ficado tão contente que pegou a (hb. O meu prazer está nela) digo Hefzibá sua esposa (II Reis 21:1) e partiram para uma longa segunda lua-de-mel. E, não demorou muito a aparecer (hb. Quem faz esquecer) digo Manassés.

 

           Quem foi Manassés?

           Foi o 14º rei do Reino do Sul – Judá cuja capital era Jerusalém.

           Começou a reinar muito cedo – aos 12 anos de idade.

           Seu reinado foi o mais longo de todos os reis de Judá – 55 anos (698-642 aC).

 

           Suas façanhas.

           “Fez ele o que era mau perante o Senhor”. II Reis 21:1. Por exemplo:

           - Quando de seu reinado, restaurou o culto ao diabólico deus Baal, que seu pai, o justo rei Ezequias, havia abolido.

           - Depois mandou construir um ídolo para Aserate, a iníqua deusa da fertilidade.

           - Ele se achava tão dominado pela idolatria que profanou o templo de Jerusalém construindo altares aos diabólicos deuses pagãos no lugar da habitação de Deus.

-          Cometeu o disparate de queimar seu próprio filho em sacrifício num desses altares.

 

           Pedra de tropeço.

           Deus tem uma grande preocupação no que diz respeito a escândalos. É tão importante que Jesus fez menção dele quando esteve entre nós. Três dos quatro evangelistas descrevem as palavras de Cristo: Mt 18:6-7; Mc 9:42-48 e Lc 17:1-2.

           - Além de ser terrivelmente idólatra Manassés levou o povo de Deus à idolatria também.

           - Diz a Palavra de Deus que ele era mais ímpio que as nações pagãs da terra prometida que Deus destruiu para estabelecer ali os filhos de Israel. (II Rs 21:1). 

           - Ele matou milhares de inocentes. “Além disso Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até encher Jerusalém de um ao outro extremo”. (II Rs. 21:16).

 

           O resultado ou a conseqüência II.

           “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.

           Para repreendê-lo Deus permitiu que o exército da Assíria atacasse Judá. “Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias, e o levaram à Babilônia”. (II Cr 33:11).

 

           O método infalível de Deus.

           Deus utiliza os problemas para trazer-nos para perto de si.

           A Bíblia diz: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. Salmos 34:18; NLT. Para Deus não importa o passado, basta arrepender-se. Atos 17:30. Exatamente assim aconteceu com o destronado rei Manassés.

           Na prisão babilônica Manassés teve tempo para refletir sobre todos os males que havia praticado, e se arrependeu de seus pecados. Clamou a Deus, pedindo-Lhe misericórdia, e o Senhor atendeu.

 

           Deus está sempre pronto para perdoar.

           Apesar de toda a iniquidade praticada por aquele homem, Deus lhe perdoou.

           E Manassés reconheceu que Deus era o único e verdadeiro Deus.           

           Depois, para demonstrar ainda mais a extensão de sua misericórdia, Deus reconduziu Manassés ao seu trono em Jerusalém.

 

           Um exemplo daquela fé que produz boas obras.

           E o rei correspondeu à bondade divina, destruindo todos os altares que havia edificado, e ainda levou o povo de Judá de volta à adoração a Deus. Só então ele concluiu seu reinado que, como já foi dito, foi o mais longo de todos os reis de Judá – 55 anos (698 aC - 642 aC).

 

·        Talvez eu esteja falando para alguém que acha ter ido longe demais.

·        Longe demais para receber de Deus o perdão.

·        Alguém... que se considera um caso perdido.

·        Acredite, você não é um caso perdido!

·        Você é valioso a vista de Deus.

·        É tão valioso que Ele te remiu com o que havia de mais precioso no universo: o sangue de Seu Filho Jesus.

·        Você está vivo. E enquanto há vida, há esperança.

·        Deus já fez a parte dEle. Só falta você fazer a sua.

·        São só três passos. Basta você arrepender-se, confessar e abandonar os pecados.

·        Se você conseguiu dar esses passos – louvado seja Deus! Posso garantir-lhe então, baseado na Palavra de Deus, que o Senhor o vê como se nunca houvesse pecado. 

·        Se Deus perdoou a Manassés que, apesar de ter tido um pai reto, foi um dos reis mais ímpios que já existiram no mundo, certamente pode perdoar qualquer pecado que eu ou você tenhamos cometido.

·        E como Manassés, que nós possamos reparar os males cometidos.

 

           “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. I João 2:1

 

           Esta é a promessa, o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

           

            © Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n