Pular para o conteúdo principal

SALVAÇÃO - UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

 

SALVAÇÃO – UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

 

           Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. Mt. 6:24

           Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”.  Mt. 7:13.

 

           Deus nos dotou com qualidades de relacionamento que incluem o dom do livre-arbítrio – liberdade pessoal de escolha; poder de escolha (vontade). Mas a escolha, por sua própria natureza, envolve a opção de escolher entre o que é certo e o que é errado.

           A fim de amarmos a Deus, temos que ser livres. O verdadeiro relacionamento com Deus significa liberdade moral, que não pode existir sem termos a capacidade de escolher o erro.

           O exemplo de Josué.

           Josué já contava com 110 anos (Josué 24:29), bem próximo de sua morte, quando conclamou todo Israel a renovar sua aliança com o Senhor (Josué 24:14).

           Como convém a qualquer líder que se preza, temente a Deus e sendo sabedor que fomos criados seres morais livres, cujas escolhas e decisões pessoais devem ser respeitadas, ele pondera: “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais...” V 15 pp.

           Apesar de todos os milagres e prodígios demonstrados por Deus desde a saída do Egito, onde permaneceram por 400 anos, em cumprimento profético (Gen 15:13), até depois da posse da Terra Prometida, o povo de Deus, tal qual em nossos dias, ainda não se tinha convencido de que “O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Deut. 6:4.

           Deus ainda estava esperando que seu povo fizesse sua escolha: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”. I Reis 18:21. Aqui não existe neutralidade: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”. Mateus 12:30

           Ao voltar as costas ao Deus verdadeiro, atrás de que deuses estavam indo?

           A up do verso 15 esclarece: “Aos deuses que estavam dalém do Eufrates (um dos grandes rios da Ásia em cujas margens ficavam as cidades de Ur e Babilônia), ou aos deuses dos amorreus (uma das principais nações que habitavam a terra de Canaã, antes da conquista pelos israelitas), em cuja terra habitais”.   

           Entendendo o pedido de Deus.

           Ur – Por que vocês acham que Deus pediu a Abraão que deixasse Ur dos caldeus?

           Por tratar-se de uma cidade ímpia. Não era um lugar decente para se morar.

           Tal qual hoje, quando somos pela pena inspirada, aconselhados a deixar primeiramente as grandes cidades e posteriormente as pequenas, vindo a refugiar-nos nos vales e montanhas, insistimos em permanecer ali por tratar-se de lugar onde existem mais ofertas de trabalho, os melhores salários, mas é ali também que você poderá perder a eternidade.

           Os amorreus – por causa da sua iniqüidade, foram designados a serem exterminados, mas um grande número permanecia na terra depois da conquista. (Deut. 20:17; Juízes 3:5; 6:10). Povos pagãos no meio de Israel tornaram-se a pior desgraça para o povo de Deus.       Eles haviam sido poupados com dois objetivos bem claros (Juízes 3:1,4), entretanto, como ainda hoje acontece com nossos jovens (Vs. 5 e 6). Uma escolha fatal. II Cor. 6:14.

           Ur dos Caldeus já não existe, igualmente Babilônia literal, o mesmo se pode dizer dos amorreus e seus deuses. Será? Muita gente de mente secularizada sabe que prostrar-se diante de uma imagem feita em gesso, madeira, metal ou pedra é, no mínimo leviandade, para os cristãos verdadeiros: pecado – quebra de um mandamento. Então o inimigo passa a usar “deuses” em uma nova roupagem.

                      Entretenimentos tais como: músicas, filmes, revistas. Até poucos anos atrás ir ao cinema, nem pensar; hoje, com parafernália eletrônica (TV; VC; DVD; PC; MP3; MP4; Internet) a nossa disposição, o cinema veio para dentro de nossas casas.

           Moda e modismos, culto ao corpo, a busca desenfreada pela fama, prestígio, poder, fortuna.

           E, se o dinheiro corre o risco de ser confiscado, roubado ou desvalorizar-se; começa outra busca, a busca pela aquisição de bens tidos como duráveis: chácaras, fazendas, casa de praia, casa de campo, jóias, carros, iates, aviões, navios. Uma lista interminável. “Mas Deus lhe disse: Insensato (louco), esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”. Lucas12:20-21.

          

           A sutileza do inimigo vai longe.

           O inimigo sabe que nós humanos temos necessidades físicas ou materiais, mentais e espirituais e então, apela nessa direção.

           O que dizer da crescente onda esotérica?

           Pessoas que acreditam em fadas, duendes, gnomos, cristais, pirâmides?

           O que dizer daqueles simpatizantes ou adeptos da medicina natural?

           Muitos desconhecem que atualmente a medicina natural acha-se envolvida de forma sutil e profunda com o panteísmo, ateísmo, misticismo, espiritualismo, metafísicos, ocultismo e esoterismo vindo a comprometer os pretendidos bons resultados do tratamento.

           A medicina alternativa tem-se tornado um dos maiores promotores destas filosofias que são totalmente incompatíveis com a verdade bíblica, tornado-se uma verdadeira armadilha para aqueles que escolhem esse tipo de tratamento. Ex. vitalismo, acupuntura, iridologia, homeopatia, cromoterapia, quiromancia, dactilomancia, fitoterapia, etc.

           É muito importante identificarmos a base filosófica, a qual explica ou pretende explicar como o método funciona. É mais importante saber em que se baseia os fundamentos destes métodos do que seus pretensos sucessos na cura.

           A mistura do erro com a verdade espiritual bíblica pode dar ao erro uma aparência de verdade, mas, não o transforma em verdade. Assim, a mistura do verdadeiro fato científico com eventos sobrenaturais pode levar o sobrenatural a ser considerado como “ciência”, sem verdadeiramente sê-lo.

                      A sutileza do inimigo vai ainda mais longe.

           Se você é do tipo que não se apega a coisas materiais, aos modismos, se você não é uma pessoa consumista, se não cultua o corpo, se não se liga em tratamentos naturais.

           Então porque não freqüentar uma igreja cristã, ou carismática ou mesmo evangélica?

           Com a qual você identifica-se? Faça sua escolha; afinal não tudo a mesma coisa?

           Não é um mesmo Deus que todas buscam; apenas por caminhos diferentes?

Uma pequena espiada em suas doutrinas, e ficamos estarrecidos com a enxurrada de crenças sem nenhuma base bíblica, que encontramos:

           Arrebatamento secreto; imortalidade da alma; tormento eterno; uma vez salvo, para sempre salvo; santidade do domingo; a Lei é anulada em Cristo; o purgatório; a tradição acima da Bíblia; orações pelos mortos; batismo de crianças; a inexistência do diabo; o VT é algo inferior ao NT; Jesus é um profeta, mas não é o eterno Filho de Deus; a Bíblia não é digna de confiança; há apenas um Deus Jeová; batismo por aspersão; rejeitam a segunda vinda literal de Cristo; rejeitam a autoridade da Bíblia; a Bíblia está mal traduzida; batismos pelos mortos; falar línguas; predestinação; a inspiração bíblica.

           [No momento em que estava preparando esta mensagem nossa filha Sara chega em casa trazendo um folheto intitulado Verdadeiros Amigos..., de uma comunidade denominada Doze Tribos informando-nos: “Nós somos seguidores deste homem Yahshua, do mesmo jeito que  o círculo íntimo era lá no começo”. Atentem para  o convite: Seja bem vindo à nossa celebração!!! Todas as sextas-feiras, às 18:30h nos reunimos com nossos vizinhos e amigos em nossa casa, celebrando a chegada do Sábado. Não importa quem você é ou o que você está fazendo. Venha jantar conosco! Haverá danças e músicas folclóricas. Esperamos por você!]

           O importante é ter uma religião, professar alguma coisa, ter fé. Escolha a sua.

           O desejo de Deus para com Seu povo.

           Mas a Palavra de Deus afirma que só ter fé em alguma coisa não basta.

           Se a sua fé não confessar que Jesus é o Filho de Deus vivo que se fez homem, que habitou entre nós, que se deixou pregar num madeiro, para que eu e você pudéssemos ser salvos, para que pudéssemos escolher a Jesus como nosso Salvador pessoal (porque até então não tínhamos a opção, estávamos condenados a perecer), nada valerá.

           Fé sincera não basta. Crer não é exclusividade dos Filhos de Deus.Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem”. Tiago 2:19.

           A Bíblia traz um relato trágico em I Reis 18:19, em que 850 pessoas que tinham fé sincera foram exterminadas a mando do profeta. Necessitamos de uma fé correta.

           Os membros da Igreja de Laodicéia alegam: “Estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma”, “mas Deus que não vê como o homem vê” (I Sam. 16:7), diz: “e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”. Apoc. 3:17.

           “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para que te enriqueceres, vestiduras brancas para que te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio para de ungires os teus olhos, a fim de que vejas”. Apoc. 3:18.

 

           A responsabilidade daqueles que manejam a Palavra de Deus.

            O conselho nos vem através do sábio Salomão: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas”. Provérbios 27:23.

           O povo de Deus tem necessidades que precisam ser supridas, satisfeitas; principalmente necessidade de conhecimento: “O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento. Porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento...” Oséias 3:6.

           As pessoas precisam ser ensinadas a pensar, a tomarem suas próprias decisões, a fazerem suas próprias escolhas.

·         Que Deus nos conceda a graça de ter sempre em nosso meio líderes do quilate de Josué. Líderes sábios; consagrados.

·         Para que quando conclamados, façam das palavras de Josué, suas palavras: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor“. Josué 24:15. 

·         Também para que nós, a semelhança do povo daquela época, possamos dizer: “Ao Senhor nosso Deus serviremos, e obedeceremos à sua voz”. Josué 24:24. Amém!!!

 

          

 

© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n