Pular para o conteúdo principal

ANTIGOS E MODERNOS FARISEUS

 

           Israel foi o povo escolhido por Deus. Aos judeus foram confiados a Revelação, a Lei, a Aliança, o Culto e o Sacrifício. Durante séculos, Deus preparou este povo para dele gerar o Messias, o Senhor e Salvador. O que teria acontecido com a liderança religiosa de Israel na época de Jesus? O que teria causado tanta cegueira e antagonismo com relação ao Filho de Deus?

           A resposta é simples. Eles se tornaram tão religiosos que não tinham mais consciência de que precisavam de um Salvador. Afinal, eles eram escolhidos, estavam no Templo, tinham as Escrituras e não eram como os demais gentios, pecadores e distantes de Deus.

           Precisamos olhar para este desvio histórico com muito temor, pois algo parecido pode estar acontecendo conosco vinte séculos depois.

Nós, evangélicos, nos vemos como um povo escolhido. Somos salvos. Deus fala conosco. Lemos a Bíblia e, a cada vez que ela fala de pecado, cruz e arrependimento, entendemos como uma mensagem dirigida aos pagãos. Nós já somos salvos e não somos como os demais homens, pecadores e distantes de Deus.

           Devagar começamos a nos sentir especiais, bons crentes e não percebemos mais nossas falhas e pecados. Quanto mais usados por Deus, mais corremos o risco de acharmos que temos tanto crédito diante do Senhor, que Ele não se importa com nossos pequenos deslizes. A própria dinâmica da Igreja estimula isto, pois vemos incoerências na vida de alguns de nossos líderes, mas dizemos: “Ele é tão consagrado e usado por Deus que não temos o direito de apontar suas falhas”.

           Tornamo-nos arrogantes, donos da verdade, com respostas prontas para tudo, superespirituais, legalistas, mas tudo isto não passa de uma cortina de fumaça atrás da qual escondemos nossos erros e pecados. Somos justos, ponto final: não precisamos mais de quebrantamento e confissão.

           A mensagem da Cruz é deslocada do centro do Evangelho e substituída por uma busca de um “deus” que nos beneficie materialmente. Sempre mais, sempre melhor, sempre uma novidade para contar. O discurso se torna maior do que a vida. A fé se torna explicativa, posicional, persuasiva, discursiva e moralista. Falamos muito de Cristo, mas pouco de Cristo se vê nos nossos gestos e atitudes. Ministérios se tornam projetos pessoais de poder e de lucro. A fé vira um negócio.

           Nos tornamos parecidos com os fariseus e os mercadores do Templo.

O pecado do orgulho espiritual é o coroamento da sutiliza do mal que opera em nós. Nos comparamos com bandidos e nos achamos santos. Nos tornamos enrijecidos para pedir perdão e para perdoar. Mesmo surpreendidos em alguma falha, temos uma capacidade enorme de nos justificar. Para isto, citamos a Bíblia, acusamos pessoas e o diabo, manipulamos, mas nunca admitimos que estamos errados. Assim são muitos pastores, maridos, pais e irmãos na fé.

           Quanto mais fariseus nos tornamos, mais sofisticamos nosso discurso teológico e mergulhamos no ativismo, pois discutir o sexo dos anjos e agitação ministerial se tornam mecanismos de defesa para que ninguém, nem Deus, se aproxime de nós.

Infelizmente, os critérios de avaliação da nossa fé são cada vez mais empresariais: liderança empreendedora, desempenho, sucesso, eloqüência, crescimento numérico, poder midiático e político. Passamos a viver duas realidades: de um lado a vida pública, com seus discursos e eventos espetaculares, do outro a vida privada, a cabeça no travesseiro, os vínculos familiares e relacionamentos afetivos adoecidos.

Uma espiritualidade esvaziada de nossa humanidade, que erra, que chora, que se irrita, que sente raiva, que tem dúvidas, é irreal, hipócrita, fantasiosa, farisaica... Não há fé cristã senão alinhada com a Cruz. Isto é, quanto mais espirituais nos tornamos, mais percebemos a dinâmica do pecado nos labirintos secretos do nosso coração, e, portanto, mais quebrantados nos tornamos. Santidade não é uma fachada religiosa e moralista, mas um coração em contato com sua fraqueza. Então a leitura da Bíblia, sob a direção do Espírito, nos conduz, quebrantados, aos pés da cruz e derramamos lágrimas de arrependimento. Visitados pela graça perdoadora do Filho, somos acolhidos no terno abraço do Pai.
           É fácil identificar sacerdotes, mercadores do Templo, escribas, fariseus e saduceus entre nós. É tempo de começar a admitir que eles estão, acima de tudo, dentro de nós.        Que o Senhor tenha misericórdia e nos salve do orgulho espiritual farisaico.

 

  



   

           Osmar Ludovico da Silva, diretor e mentor espiritual, dirige cursos de espiritualidade, revisão de vida e de pastoreio de pastores e missionários. Casado com Isabelle e pai de Priscila e Jonathan, reside em Cabedelo, Paraíba - Revista Enfoque - Edição 56 - EDI / 56

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n