Pular para o conteúdo principal

SALVA POR UM CORDÃO VERMELHO

 


           Introdução. De prostituta pagã (cananita), mentirosa à heroína da fé. Ela é um choque à nossa ortodoxia (formalismo radical), ao nosso farisaísmo evangélico.

           Como é que pode aparecer aí?

           Como é que alguém com estes atributos pode figurar na Bíblia como heroína da fé?

           Ilustração real. Conheço uma irmã que há alguns anos atrás, quando suas duas filhas eram adolescentes, costumava comprar a revista Veja e rasgar as páginas que continham fotos, por ela consideradas obscenas, com o objetivo de impedir que as filhas vissem.

           Rasgar as páginas de uma revista pode até ser algo aceitável, entretanto, rasgar algumas páginas da Bíblia, na tentativa de esconder histórias comprometedoras ou constrangedoras... Elas vão continuar lá e se foram escritas, certamente não é para serem escondidas e sim, reveladas.

           A Palavra de Deus nunca encobre ou omite as falhas humanas. Deus não escreve biografias humanas como um pai coruja. As falhas e loucuras de homens e mulheres que Ele escolheu são identificadas tão claramente quanto seus sucessos.

           Raabe. Quantas vezes você já ouviu alguma pregação acerca dessa heroína da fé?

           O que ela fez de tão extraordinário para se destacar das demais mulheres?

           Seu nome é mencionado em quatro livros das Santas Escrituras:

            · Josué: Sua biografia.

           No livro de Josué como prostituta e proprietária de uma casa (estalagem, pensão, hospedaria), no mínimo não muito recomendável (2:1); ousada e mentirosa (2:4); uma mulher bem informada, que acompanhava passo a passo a jornada de Israel (2:9-10); uma pagã convertida ao Deus de Israel (2:11); articulista de um pacto (2:12); excluída socialmente (2:15).

          · Mateus: Na árvore genealógica de Jesus Cristo.

            No Evangelho de Mateus, seu nome figura na lista dos antepassados de Jesus Cristo: “Salmom foi o pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe”. Mt. 1:5.

           ·Hebreus: Como exemplo de salvação pela fé. 

           Na epístola aos Heb.  entre os dezesseis heróis da fé citados nominalmente, lá está o nome dela – de uma mulher – de uma heroína da fé: “Pela fé Raabe, a meretriz”. Heb. 11:31.

           ·Tiago: Como um exemplo daquela fé que produz boas obras.

           Na epístola de Tiago: “E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?” Tg. 2:25.

 

           O que é fé?

           Segundo Heb. 11:1, “é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (é a única definição bíblica de fé); uma outra versão da mesma passagem bíblica afirma que “é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (BJA); uma outra versão a define como “a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós” BV.

           Uma outra versão encontrada, cujo autor nos é desconhecido, parece harmonizar-se mais e melhor com o perfil de Raabe, afirma que “a fé é mais que acreditar em algo a despeito das evidências; é ousar fazer algo a despeito das conseqüências”.

           “Ousar fazer algo a despeito das conseqüências”; Raabe ousou. A Palavra de Deus afirma que Raabe por ser mulher, meretriz (prostituta), pagã (cananita – habitante de Canaã), dona de um bordel, era uma pessoa estigmatizada socialmente.

           Pelo fato de ser mulher, de não ter marido, pela profissão que exercia, sua casa estava situada no lugar mais vulnerável da cidade, sobre o muro de Jericó (Josué 2:15). Raabe não era considerada digna de morar junto às demais pessoas dentro das muralhas.

           Entretanto, a despeito de todos os estigmas (rótulos) que a sociedade hipócrita atribuía-lhe, ela teve coragem o suficiente para desafiar uma cidade inteira, pois mesmo correndo risco de vida, não só acolheu os espias, como mentiu para proteger-lhes.

           O mais surpreendente, sendo cananita, ousou adorar o Deus de Israel (Josué 2:11).

 

           Sociedade hipócrita.

           É curiosa, desde os tempos bíblicos, a relação da sociedade para com os praticantes da prostituição. A prostituição cultual era praticada na adoração aos deuses da fertilidade dos cananeus (o povo de Raabe). Sua deusa Aserá (companheira de Baal). Pensava-se que relações sexuais com prostitutas e prostitutos fariam com que as terras produzissem boas colheitas e os animais tivessem muitas crias (Deut. 23:17-18; II Reis 23:7).

           Conclui-se que a prostituição cultual era permitida e aceita por diversas sociedades, enquanto a outra nem tanto. Santa hipocrisia!

           Para Deus não existe diferença; prostituição é prostituição.

           Deus abomina a hipocrisia, este ato de fingir o que a gente não é, ou não sente, ou não crê, este fingimento, esta falsidade (Mt. 23:16; Mc. 12:15; Lc. 12:1; I Tim. 4:2; Tg. 3:17).

           Para pensar: Quantas igrejas a aceitariam como membro?

 

           “Achou graça aos olhos do Senhor”.

           Você tem alguma coisa contra prostitutas? Deus não tem.

           Raabe, indigna aos olhos dos moradores de Jericó, não era indigna aos olhos de Deus, apesar de todos os pesares, “achou graça aos olhos do Senhor”.

           Deus, segundo o evangelista Lucas, não leva em conta os tempos da ignorância (Atos 17:30) e também “porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (I Sam. 16:7). Deus olha para além de nosso passado e seus erros. Sejamos gratos a Deus por isso.

           O hino de nº 500 do HA externa essa verdade de uma forma muito sublime:                                            “Deus sabe o que vai dentro d’alma,... Deus sabe, Deus ouve, Deus vê.”

           Por este motivo é que Deus não nos dá o direito de tecermos qualquer espécie de julgamento, sobre quem quer que seja. A Palavra de Deus afirma em João 7:24: “Não julgueis segundo a aparência, e, sim, pela reta justiça”. O próprio Jesus declara: “Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo. Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou (João 8:15-16)”.

           Que Deus nos conceda a graça de olhar para os nossos semelhantes como Ele os vê.

           Aos olhos divinos Raabe era uma arrematadora”, alguém que sempre fazia um pouco além daquilo que era esperado ou exigido, alguém que queria ser e fazer mais para Deus, uma mulher disposta a caminhar a segunda milha.

 

           Inconformada com o mundo.

           Raabe era uma mulher inconformada com o mundo. “E não vos conformeis com este mundo (século)...” é o conselho de Paulo em Romanos 12:2. “Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês”. BV. A impressão que se tem é de que esta passagem foi escrita para ela, mas, é para mim e para você também!

           Deus se agrada de pessoas ousadas, corajosas, destemidas, atrevidas, pois em todos os tempos, não são os conservadores, os intelectuais e os calmos, os tímidos, os acomodados, os conformados e, sim, os agressivos, os aventureiros e os destemidos que fazem a obra de Deus progredir (Elias, Pedro, João Batista, Paulo, Raabe). Devemos ser gratos a Deus pelos homens e mulheres ousados, quando sabiamente orientados.

 

           Salva por um cordão vermelho.      

           Para Deus, Raabe era uma mulher muito especial. Por ser ousada, corajosa, destemida, por ser uma mulher de fé e Deus honrou, contemplou (premiou) a sua fé (hino nº 260 do HA). Conforme o combinado com os espias, aquela mesma corda usada para eles descerem de cima do muro, foi usada como sinal para livrá-la da morte e de todos seus familiares quando a cidade de Jericó foi tomada. E a corda era vermelha (Josué 2:18).

           O curioso é que quando toda a cidade que se julgava segura, protegida, a salvo dentro das muralhas pereceu, ela que morava no local mais vulnerável, mais inseguro, teve a sua vida e de todos seus familiares poupada quando Jericó foi finalmente destruída (Josué 6:25)).

            A fé no Deus de Israel, a fé no Deus verdadeiro fez toda diferença. O apóstolo Paulo endossa essa verdade quando afirma em Heb. 11:6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Raabe creu na existência do Deus Todo-Poderoso!

           Onde, quando, como aconteceu a conversão de Raabe? Como ele obtinha informações acerca da movimentação dos filhos de Israel desde a sua saída do Egito?

           Ela era uma pessoa bem informada. Josué 2:9-11 comprova. Ela sabia o que queria e corria atrás. A última parte do verso 11 é a prova incontestável de um coração convertido.

           Qual era sua idade quando Deus entregou Jericó nas mãos dos filhos de Israel?

           Jovem ainda. Casou com Salmom, um príncipe da tribo de Judá e teve pelo menos um filho, Boaz, aquele que se casou com Rute (a moabita-pagã e também presente na genealogia de Jesus). Mt. 1:5; Lc. 3:32.

           Depois de tudo o que foi dito a respeito de Raabe, como você a vê?

           Quantos de nós as vezes, não nos sentimos como Raabe?

           Humilhados, injustiçados, rotulados, subestimados, segregados?

           Para Deus pouco importa seu sexo, sua cor, onde você nasceu, sua profissão, seus bens, o importante é que você tome a decisão mais importante da vida que um homem ou mulher pode tomar: colocar-se sob a proteção do Deus Todo-Poderoso, e como conseqüência andar ao lado do Deus Todo-Poderoso e pelejar suas batalhas em favor do bem, em favor das pessoas. Qual será o resultado?

           “O resultado desta decisão tem alcances inimagináveis. Examinemos com cuidado a promessa de Jesus aos que tomam esta importantíssima decisão e a levam a efeito em sua vida: “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no seu trono, assim com também eu venci, e me sentei com meu Pai no seu trono.” Apoc. 3:21.  PTJM pág. 103.

           Que Deus nos conceda esta maravilhosa graça!

           Que a experiência espiritual de Raabe seja também a nossa experiência! Amém!!!

 

 

© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n