Pular para o conteúdo principal

ENCORAJANDO OS OUTROS

 

“E tu, sê uma bênção” (Gênesis 12:2).


             Introdução

           Com toda sinceridade possível, me responda: você gosta de viver? Olha a sinceridade! Entretanto, independentemente de sua resposta, saiba que quem realmente gosta de viver transpira entusiasmo.

           Uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento da personalidade é o entusiasmo. Quando a pessoa gosta de viver, acaba transparecendo seu entusiasmo por todos os poros.

 

           O entusiasmo...

           É uma forma de atrair as pessoas para que fiquem interessadas no que você está dizendo. No dia em que você captar  o que é entusiasmo, nunca mais ficará solitário.

           É um artigo que faz falta. Todos precisam dele, pois preenche uma necessidade pessoal.

           Desenvolve o sentimento de bem-estar.

           Inspira os esforços de outros, e ajuda a renovar estes esforços.

           Aumenta a força de vontade de outros, bem como a sua.

           Faz desaparecer o desânimo e dá um novo desejo de continuar adiante.

           Neutraliza o egoísmo, a raiva e o ódio.

           Inspira a confiança.

           Estabelece uma ligação que não pode ser obtida de outra forma; e, como as pessoas precisam de liderança, são atraídas para as personalidades entusiásticas.

 

           Consideremos agora alguns indicadores práticos que o ajudarão a impressionar as pessoas com quem entra em contato:

 

           Dê cor a tudo que você diz ou faz.

           Conscientemente inflame seu sorriso, o seu cumprimento, os seus olhos e as suas palavras. Dê vida a sua conversação. Dê cor a tudo o que você faz com afabilidade. Permita que a cordialidade e afabilidade de sua personalidade brilhem.

           “Assim resplandeça [brilhe] a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt. 5:16)”. “Vós sois a luz do mundo” v 14; se preferir, “vós sois o sal da terra” v 13.

           Você consegue perceber o tom imperativo da mensagem?

 

           Saiba  o que está dizendo ou fazendo.

           Pessoas tímidas ou constrangidas sempre falam sem pensar. Algumas pessoas nervosas sentem que devem falar e ficam muito confusas ao expressar-se. Saiba que: “Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12:14). Isso inclui também as palavras! Reflita sobre o poder das palavras!

                      Para desenvolver o mais profundo de seu entusiasmo, saiba o tempo todo o que irá dizer e fazer. (Ver Cl  4:6).

     

           Elogie as pessoas.

           Elogios, expressões de apreço e cumprimentos afetuosos estão se tornando coisas raras em nossos dias. Vivemos numa sociedade em que as pessoas parecem sentir certo constrangimento ao fazer um elogio sincero.

           Uma palavra que demonstre admiração é vital para todos nós. É como um combustível que nos dá força para viver. Alguém certa vez comentou: “Uma palavra negativa é capaz de destruir o meu dia, enquanto que um elogio sincero me dá força para viver uma semana”. Que poder tem esta atitude em nossa vida!

           Certamente, cada pessoa tem algo de bom e de belo. Por isso sempre há lugar para o elogio.

           Com medo de parecer bajulação, muitas vezes, deixamos de expressar um elogio, que pode parecer desnecessário para nós, mas faria uma grande diferença no dia de alguém.

           É importante lembrar que qualquer relacionamento desenvolvido sem tal atitude se torna árido.

           Seja cordial. Seja amável. Seja sincero. Felicite as pessoas por aquilo que elas fazem. Espalhe elogios em todas as direções. Onde quer que esteja, o que quer que esteja fazendo, permita a alguém sentir o seu entusiasmo mediante seus elogios. As pessoas anseiam por elogios. O elogio é poder – porém, esteja certo de fazê-lo sinceramente. Não seja hipócrita!

 

           Não seja inflexível em suas opiniões.

           As pessoas entusiásticas não imporão sua opinião sobre as demais. Elas estimulam os ouvintes com uma abordagem positiva e em momento algum impõem crenças pessoais. O ditado popular mais infame que conheço: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.           Acredite. Nada neste mundo, absolutamente nada, que é imposto sobrevive.

           Você é detentor de um direito inalienável chamado livre-arbítrio.

           Religiões, formas de governo, regimes políticos, grandes impérios mundiais, ditaduras, lideranças, enfim, qualquer forma de imposição está fadada ao fracasso. Abaixo toda forma de opressão. Abaixo os mandões.

           É por esta razão que a Palavra de Deus afirma que: “O amor jamais acaba” I Cor. 13:8.

           Procure coisas boas nas pessoas e sobre elas.

           Recuse-se ouvir comentários negativos sobre si mesmo e sobre os outros. Não dê ouvidos a fofocas. Não levante suspeitas, não abrigue rancor.

           A dúvida promove os desentendimentos e fixa a personalidade em tudo o que é negativo. Ela, juntamente com seu primo irmão, o desânimo, são ferramentas usadas por Satanás para impedir que o relacionamento com Deus e com as pessoas aconteça: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gênesis 3:1.

            Que Deus o ajude a buscar o melhor em cada pessoa!

                

           Conclusão.     

           “Quando Colombo saiu de Espanha, para sua famosa viagem, não sabia para onde se dirigia; quando chegou à América, não sabia onde estava; quando regressou à Espanha, não sabia onde havia estado. Quando Charles A. Lindberg saiu de Nova Iorque para seu famoso vôo a Paris, sabia para onde ia; quando chegou a Paris, sabia onde estava; quando regressou à América do Norte, sabia onde tinha estado”. Desconhecido.

           Para desenvolver o mais profundo de seu entusiasmo, saiba o tempo todo o que irá dizer e fazer.

           Seja um entusiasta do tipo Lindberg!          

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

         

          

 

 

© Nelson Teixeira Santos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n