Pular para o conteúdo principal

SOFISMA DA INCREDULIDADE



"Quando o amor à vinda do Salvador começa a enfraquecer, e as atrações da vida presente começam a se avolumar, fica fácil imaginar que o tempo vai se prolongar, e que existem tantas coisas a serem feitas, e tanto ainda para se cumprir, que a vinda de Cristo não pode estar muito próxima. Este é o sofisma da incredulidade. Cuidado com ele." – Uriah Smith, em Review and Herald, 31 de agosto de 1897. 



            Introdução

            Como seres caídos todos nós, sem exceção, temos um sério problema, segundo o profeta Jeremias, chamado coração: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17: 9). Na realidade o profeta cometeu apenas um pequeno equívoco. Não é o coração que é enganoso- é a nossa mente. É que naquela época (626 a.C.), acreditava-se que o coração era o centro das emoções.



            DefiniçãoSofisma - s.m. raciocínio vicioso, aparentemente correto e concebido com a intenção de induzir em erro. (v. Paralogismo.) → s.m. Raciocínio falso, feito de boa fé por falta de consciência de sua falsidade. Linguagem ilógica ou desprovida de sentido, característica dos doentes mentais.



            A parábola de três aprendizes do diabo 

           O teólogo William Barclay (1907-1978) conta a parábola de três aprendizes do diabo selecionados para ser enviados à Terra para completar seu treinamento. Cada um apresentou seu plano a Satanás para a destruição da humanidade.

            O primeiro propôs-se a dizer às pessoas que Deus não existe. Satanás respondeu que isso não enganaria muitos, pois a maioria tem a sensação do contrário. O segundo disse que proclamaria que o inferno não existe. Satanás rejeitou essa tática também, pois a maioria das pessoas tem noção de que o pecador, um dia, receberá o que merece. O terceiro disse: Direi aos homens que não há pressa. Vá, respondeu Satanás, e você arruinará milhares de homens.



            A ilusão mais perigosa é pensar que o tempo nunca chegará ao fim.  “Amanhã” é uma palavra perigosa. É contra essa atitude que Cristo nos adverte na primeira de Suas cinco parábolas sobre vigilância e prontidão.

           Trata-se da parábola do pai de família vigilante, registrada em Mateus 24. No versículo 43 Jesus conta uma pequena parábola conclamando Seus seguidores a ficar constantemente em alerta. Seu papel é vigiar assim como o pai de família vigiaria a casa se soubesse que os ladrões tentariam arrombá-la.

            Um estado constante de alerta e prontidão para a volta de Jesus é a mensagem desta pequena parábola. Afinal, “à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (v 44). É curioso notar que, ao longo da história, o momento em que menos se aguarda a volta de Cristo é sempre “hoje”.



            Ellen G. White deixou bem claro, inúmeros recados divinamente inspirados à homens e mulheres que estariam aguardando o retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, entre eles:



            ‘O Senhor está às portas; estai vós também preparados’

          "A sensacional verdade que tem soado em nossos ouvidos por muitos anos: ‘O Senhor está às portas; estai vós também preparados’, não é menos verdade hoje em dia do que quando ouvimos a mensagem pela primeira vez." – Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 14. 



            ‘Meu Senhor está demorando’

            "Existem os que dizem não só em seu coração mas em todas as suas ações: ‘Meu Senhor está demorando’. Visto que a vinda de Cristo foi predita há muito, chegam à conclusão de que existe algum engano a esse respeito. Mas o Senhor diz: ‘A visão aguarda um tempo designado; ela fala no fim, e não falhará: ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá’. (Hab. 2:3)... Seremos encontrados entre os que, tendo deixado de cooperar com Deus, estarão dizendo: ‘Meu Senhor está demorando?" – Ellen G. White, em Review and Herald, 18 de junho de 1901.



             Por que o Senhor ainda não voltou  

           A respeito da pergunta por que o Senhor ainda não voltou, alguém certa vez deu esta resposta: "Todo o Universo, talvez até os seres recém-criados, devem ser capazes de olhar para trás – não importa a que distância estejam cronologicamente do grande conflito – e ver os resultados da desobediência. O passar do tempo tende a obscurecer as coisas; quanto mais distante o passado, mais indistinto parece. O mal precisa evidenciar-se tão completamente que bilhões de anos depois, as inteligências celestiais nas mais distantes regiões da criação não tenham qualquer dúvida a respeito da maneira como Deus tratou com o mal. Sua demonstração precisa ser tão dramática, tão completa, que o amor, a misericórdia e a justiça de Deus em lidar com ele deixe toda a criação satisfeita, em todo o cosmos, por toda a eternidade



            Ilustração

            Após uma conferência sobre a segunda vinda de Jesus Cristo, uma senhora procurou o orador e disse:

            -“Jovem, sou tão boa cristã como você”.

            -“Não tenho dúvidas”, respondeu ele.

            -“amo ao Senhor tanto quanto você e tenho idade para ser sua mãe”.

            -“Acredito”, disse ele.

            -“Conheço a Bíblia tão bem quanto você”, continuou ela.

            -“Também não duvido”.

            -“Bem”, disse ela,

            -“amo ao Senhor, mas não desejo que Ele volte enquanto estiver viva”.

Como resposta, disse o jovem orador:

            -“Suponha que um jovem e uma jovem se amem e se casem, e que o esposo diga:

            -“Querida, preciso ir para a Europa. Estou para conseguir um bom emprego ali. Quando eu tiver começado a trabalhar e construído uma casa, voltarei para buscá-la”.

            Ele prometeu que escreveria, e as cartas começaram a chegar. Ela as lia, mostrava-as aos seus amigos, e as relia várias vezes, dizendo:

           -“Não é maravilhoso? Ele é o melhor marido do mundo, mas eu espero que ele não volte logo”.

            -“A senhora não pensaria que existe algo errado com uma pessoa assim?”

            Aquela senhora compreendeu onde ele queria chegar, e concluiu:

             -“Eu estou errada”.


            Conclusão:

            “Nunca deixes para amanhã o que poder fazer hoje” (Adágio popular). 

            O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (II Pe 3:9).

         Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hb 3:15).

            "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Isaías 55:6).

            "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos" (Jeremias 8:20).



            Deus nos conceda a sabedoria suficiente para atentarmos a estas palavras.              

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

    




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n